quarta-feira, 26 de março de 2008

EM CARTAZ, 2005 a 2009

Por ordem alfabética, 2005-2009 (aprox. 650 filmes)
Abaixo apresentamos a boa parte dos filmes em cartaz de 2005 a 2007, e a maioria dos 2008-2009. Os filmes com títulos em letras minúsculas, e menos informações, são anteriores ao início do blog (março/08). A cotação em estrelas é arredondada (até 0,5 e acima de 0,6); após os parênteses com o título original e outras informações, vem a média das cotações, seguida das mesmas, identificadas na coluna à direita. Os dados após as fontes indicam página ou data de arquivo. Mês/ano ao final indicam quando o filme esteve em cartaz.

A (51 filmes)
.****Aboio (doc. Marília Rocha): E.11/07, M.147
.****Acerto de contas (François Ozon) – 4-M.12/06
“Vida, morte e passagem do tempo ...”
... **Acredite, um espírito baixou em mim: M,50.3/06
…..**ACROSS THE UNIVERSE (musical, direção Julie Taymor, EUA/2007): 2,2 (3-E; 2-T; 1,7-p). Nos anos 60, estivador de Liverpool migra para Nova York em busca do pai, e se apaixona por milionária (V). Utiliza 33 canções dos Beatles para contar a história; ponto alto são clipes de alto teor psicodélico (V). Indicado ao Oscar de figurino.
.****Adorável Júlia (comEUA/04): M.6-3/05; 3-E
*****O ADVOGADO DO TERROR (L’Avocat de la Terreur, documentário, França/2007, direção Barbet Schroeder): 5-E. Aborda a vida e as idéias de um famoso advogado de criminosos de guerra (M, T). O advogado que consegue por a lei contra a parede... defendeu de guerrilheiros argelinos a carrascos nazistas (E). Ago/08
....***AGENTE 86 (Get smart, comédia de ação, EUA/2008, direção Peter Segal, Com Alan Arkin, Terence Stamp e Dwayne Johnson): 2,7 (4-G; 3-F, 3-J, 3-T, 3-V; 2-E, 2-F.a, 2-M). Atrapalhado agente norte-americano recebe a missão de combater os perigosos vilões de uma organização criminosa. Para isso, conta com a ajuda de uma bela colega. Inspirado na série de TV homônima criada por Mel Brooks (F). Não é sequer uma sombra da série anos 60, referência da comédia na televisão (M). Faz tempo que a gente não via uma comédia americana realmente engraçada (G). O diretor Mel Brooks (O Jovem Frankenstein) sempre foi especialista em parodiar gêneros. Ao criar o seriado Agente 86, em 1965, ele pegou carona no sucesso dos filmes de James Bond e no clima de Guerra Fria da época. Adaptado para os dias atuais, o atrapalhado espião poderia soar datado, não fosse o cuidado do roteiro em renovar piadas clássicas e ir além delas. Nem nas boas cenas de ação o humor fica em segundo plano, sobrando farpas até para o presidente George Bush. Diante de uma ameaça terrorista da organização criminosa K.A.O.S., a agência americana C.O.N.T.R.O.L. envia em missão o novato Maxwell Smart (o divertido Steve Carell, de O Virgem de 40 Anos). Ao seu lado está a competente 99 (Anne Hathaway, de O Diabo Veste Prada)(V.SP)
.....**AGENTE 117 (OSS 117: Le Caire nid d’espions, comédia de espionagem, França/2006, direção Michel Haznavicius, com Jean Dijardin): 2,4 (3,5-Y; 3-T; 2-E, 2-G; 2-F, 2-J, 2-V). Desajeitado agente secreto precisa impedir uma crise no Oriente Médio. Equivalente francês (precursor) de James Bond (Y)... há o risco de se achar tudo meio bobo e sem graça (G). Lançar uma comédia de espionagem na mesma época em que Agente 86 faz sucesso nas bilheterias pode parecer oportunismo dos produtores franceses. Mas o herói Hubert Bonisseur, o Agente 117, é antecessor até de James Bond. Sua primeira aparição no cinema, tirada dos livros de Jean Bruce, data de 1956. Foram mais seis nos anos 60. Na nova aventura, ambientada em 1955, o espião (na pele de Jean Dujardin) vai ao Cairo, no Egito, incumbido de restabelecer a ordem (V. SP. Sem as mesmas sacadas, digamos, modernizadas de Agente 86, termina por deixar a platéia com risos apenas amarelos. Uma recriação de época cuidadosa chama mais atenção do que o texto, paródia de James Bond sem o escracho de Austin Powers. Ambientada em 1955, a trama se passa no Cairo. É lá no Egito que o elegante 117, na pele de Jean Dujardin, terá a missão de descobrir quem matou seu antigo parceiro de aventuras secretas (V.SP). BH, jul/08.
.....**Água negra (Walter Sales): M.27-8/05
...***Além do desejo (dra.Din/05): E-7/07; 2
...***Algo como a felicidade (com.dra.Tchec-Ale/05): E-7/07
...***A leste de Bucareste (com.Rom/06): V.5/07
.****Alila (Amos Gitai, Isr): M.37-12/05
.****Alphadog (EUA/06): 4-E (jun/07)
.****Amantes constantes (Philippe Garrel): M.119 (dez/06)
“... homenagem a maio/68 e ao cinema da época...”
.....**AMAR... NÃO TEM PREÇO (Hors de prix, comédia, França/2006, direção Pierre Salvadori, com Audrey Tautou): 2,0 (2-F, 2-G, 2-J, 2-T). Mulher que aplica golpes em milionários se engana com garçon que não tem onde cair morto (J). A bela Irene (Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain) está interessada em seduzir milionários em um luxuoso hotel da Riviera Francesa. Ela acaba confundindo o tímido e pobretão barman Jean (o marroquino Gad Elmaleh) com um de seus alvos. Quando a verdade é revelada, ele faz de tudo para reconquistá-la, incluindo ajudá-la nos seus golpes (V.SP). Retorna como golpista... atriz mais bem paga da França troca a candura da personagem que a consagrou por arrivismo. Sem inovar, comédia romântica faz leitura às avessas da luta de classes (F). Agradável e romântico (G). BH, ago/08
.....**UM AMOR DE VIZINHO (The Neighbor, comédia romântica, EUA/2007, direção Eddie O’Flaherty): 2,0) 2,1-I; 2-F.a. Às vésperas do casamento, mulher se envolve com o vizinho (M). BH, dez/08
...***Amor em 5 tempos (François Ozon, Fr/04): E.6/07
.****Amor nos tempos do cólera, O: G-fev08; 1-G, E
....**UM AMOR PARA TODA A VIDA (Closing the ring, drama, Reino Unido-Canadá-EUA/2007, direção Richard Attemborough, com Shirley MacLaine e Cristopher Plummer): 2,2 (3-T; 2-E; 2-F, 2-J). À beira da morte, soldado entrega um anel a um homem para que o devolva à sua namorada. 50 anos depois, o homem tenta entrega-lo (E)
.....**AMIGOS, AMIGOS... MULHERES À PARTE (My Best Friend´s Girl, comédia, EUA/2008, direção Howard Deutch, com Alec Baldwin): 2,0 (2-F.a; 2-G). Rapaz pede ao melhor amigo para sair com sua ex-namorada, para mostrar-lhe como ele é legal. Nem Baldwin, cada vez melhor em papéis cômicos, salva o filme (G). BH, dez/08.
..***Amor de tesouro, Um (Fool´s gold, comédia romântica, EUA/2008): 3-G; 1-F (2,0). Casal redescobre a paixão quando em busca de suposto tesouro. Trama previsível, mas funciona (G).
.****ANDARILHO (documentário, Brasil/2007, direção Cão Guimarães): 4,0 (4-M; 4-T). Três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas no nordeste de Minas. Percebe-se a tentativa do realizador em utilizar os meios físicos para expressar sentimentos muito íntimos e particulares... no intuito de materializar um estado mental. O filme torna-se especial na medida em que torna tudo isso um prodígio de sensorialidade (T). É preciso ter muita paciência para apreciar este filme premiado no Festival de Lãs Palmas, Espanha. Isso porque seu ritmo é tão vagaroso quanto o do mais idoso dos três andarilhos. Com planos pretenciosos que duram muito além do necessário, a lentidão das seqüências deixa de ser funcional e faz com que o filme ressoe entediante a arrogante (A.S., Set). Out/08.
..****Anjos do sol (Rudi Lagermann, Bra): M.88-8/06
....***Amor além do muro, Um: M.131
....***ANGEL (Inglaterra-Bélgica-França, direção François Ozon): 3,1 (4-G; 3,5-S; 3,2-S; 3-F; 2-E). Jovem escritora conquista a fama, mas enfrenta crises afetivas quando se apaixona por pintor (M) Reproduz vida como extensão do sonho...(F, abr/08). Primorosa encenação de época... confirma a sensibilidade do diretor... que, sem deixar de ser intimista, criou um belo e espetaculoso melodrama (S). Começa inspirado, com irônica homenagem aos dramalhões e Hollywood, mas depois desanda e vira uma chatice (S).
.****O Ano em que meus pais saíram de férias (Cao Hamburger, Br/06): M.103-144, E.11/06, F, V ; 3-G
....**ANTES DE PARTIR (The bucket list, comédia dramática, EUA, 2007, direção Rob Reiner, com Jack Nicholson e Morgan Freeman): 2,4 (4-G; 3-T; 2-F, 2-E; 2-M; 1-J). Dois homens com câncer caem na estrada para fazer tudo que gostariam antes de morrer. Dois bons atores e uma trama com boas deixas para risos (G, abr/08)
.****Antes só que mal casado (EUA/07): F-49 (nov); 3-E
.****ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO (Before the devil knows you´re dead, drama, EUA/2007, direção Sidney Lumet): 3,6 (5-J; 4-G, 4-V, 4-T; 3,3-R; 3-E, 3-F, 3-V; 2-F.a). Dois irmãos decidem roubar a joalheria dos pais, e matam a mãe por acidente. O pai sai à caça dos culpados sem saber que os filhos estão envolvidos (E). Recentemente falecido, o diretor mostra a mesma vitalidade de trabalhos marcantes como Um Dia de Cão (1975) e O Veredito (1982). Conduz habilmente uma trama nervosa que, por coincidência, lembra muito O Sonho de Cassandra, de Woody Allen, ainda em cartaz. O drama aqui é também de irmãos (interpretados com ótima química por Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke), igualmente envolvidos num crime. Hoffman interpreta Andy, corretor imobiliário endividado que convence o mano caçula a participar do roubo a uma joalheria. Sem coragem de chegar até o fim da empreitada, o irmão contrata um terceiro elemento. O assalto, porém, resulta em duas mortes trazendo uma espiral de culpas e reviravoltas para os protagonistas. Com Marisa Tomei e Albert Finney (V). Semelhança temática com “O sonho de Cassandra” (Woody Allen), e no vigor e rigor de dois diretores maduros, que não ligam para concessões exigidas pelo público médio (E). Thriller tenso e eficiente, marca triunfante retorno do diretor (R). Montagem nteressante,indo e vindo no tempo; não se trata de artifício gratuito; vai se sedimentando... a dissolução de valores pelo poder corrosivo do dinheiro (E). Uma obra cheia de ressonâncias sociais e filosóficas (G).
.****Antônia (Tata Amaral, Bra): 4,0 (4-M.122)
...***AO ENTARDECER (drama, Evening, EUA/2007, direção Lajos Koltai, com Claire Danes, Vanessa Regrave e Meryl Streep): 3,0 (4,2-S; 4-G; 3-J; 2-F.a; 2-E). Agonizando, mulher revela às filhas sua grande história de amor, que sempre escondera (M, S). O filme conta sobre o dia em que se apaixonou (Fa). Bom gosto e sensibilidade no uso da câmera, sempre preocupada em valorizar as emoções e os intérpretes, extraordinários, notadamente Vanessa e Meryl (S). Nov/08.
..***AO LADO DA PIANISTA (La tournesse de pages, França/2007, direção Denis Dercourt): 3,0 (3-T). Jovem pianista tem a chance de entrar em disputado conservatório, mas para isso precisa conviver com a mulher que a reprovou anos atrás (M, T, mai/08)
...***APENAS UMA VEZ (Once, drama, Irlanda/2006, direção John Carney): 3,5 (5-J; 4-G; 3-E, 3-T; 2-F, 2-M). Músico de rua e imigrante se envolvem quando começam a criar juntos (M). Pequeno, singelo e breve – e por isso mesmo é que encanta (V). Oscar de melhor canção, não convence como cinema (M). Seduz pela singeleza, mas é muito mais rico do que parece (E). Mesmo quando não empolga, soa sempre sincero (G).
...***Apocalypto (Mel Gibson – EUA/06): 3-E (fev/07)
.....**À procura da felicidade (EUA/06): 2-E (fev/07)
...***ARMÊNIA (drama, França/2006): 3,0 (5-Y; 3-E.
dez/07; 2-J). Médica vai para a Armênia cuidar do pai doente e se envolve com as pessoas e cultura do país de origem (J).
...***Armações do amor: M.58-4/06
(comédia românt. s/ comportamento de “adultecentes”)
...***Assalto à 13ª Delegacia (ação, EUA-Fra/04): 3,5 (4-M.
4/05; 3-E)
...***Árido movie (Lírio Ferreira/04): M.77,6/06; 2-E
.....**Arthur e os minimoys (Luc Bresson, Fra/06): 2,5 (3-E, V; 2-F.7/07)
.....**Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford
(EUA/07): 2,5 (4-E; 1-F.nov/07)
.....**ARQUIVO X – EU QUERO ACREDITAR (The X files – I want to believe, suspense policial, EUA-Canadá/2008, direção Chris Carter, com David Duchovny e Gillian Anderson): 1,8 (3-M, 3-T; 2-J; 1-F, 1-G, 1-V). Ex-agentes do FBI são chamados para colaborar em investigação envolvendo um homem que tem estranhas visões (M). É daqueles filmes em que boa parte dos sentimentos dos personagens parece desnecessária, serve apenas para atrapalhar a ação e o suspense; a investigação policial e o suspense fantástico já contém emoção suficiente, o que torna o melodrama algo supérfluo (M). Dez anos após o primeiro longa-metragem com os personagens extraídos da bem-sucedida série de TV (que foi ao ar de 1993 a 2002), o produtor e roteirista Chris Carter comanda um suspense policial na cola de O Silêncio dos Inocentes. Mas, calma lá. O resultado, promissor na meia hora inicial, fica comprometido por resoluções grotescas e um desfecho para lá de morno. A trama enfoca a investigação em torno do desaparecimento de uma agente do FBI. Chamada para ajudar a solucionar o caso, a doutora Dana Scully (Gillian Anderson) reencontra seu antigo parceiro, Fox Mulder (David Duchovny). Juntos, acham pistas por meio das visões de um padre (Billy Connolly), acusado de pedofilia. Trocadilho com o subtítulo da fita à parte, é inacreditável como Chris Carter, também criador do seriado, conseguiu amontoar tanta bobagem em efeito colateral desastroso (V.SP). ago/08.
.....**ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS (Alemanha-Espanha-Itália-Bélgica/2008, direção Fréderic Forestier e Thomas Langman, com Gerard Depardieu): 2,5-I. BH, dez/08
...***Atravessando a ponte: o som de Istambul/05: i-jul07
...***AUSTRÁLIA (aventura, EUA/2008, direção Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Hugh Jackson): 2,9 (4,4-Gs; 4-E.j; 4-M; 3-F.a; 3-E; 3-G; 3-S; 2,6-Mc; 2-E; 2-T; 2-Vs; 1-J). Na Austrália de meados do século passado, “mulher aristocrática e homem plebeu lutam para manter fazenda e enfrentam o poder econômico e o preconceito” (Est. Minas).
“Sete anos depois do musical Moulin Rouge, o diretor voltou à cena em seu país de origem com muita, muita sede de fazer um épico romântico definitivo. A ação, coincidentemente, desenrola-se em 1939, ano da produção de ...E o Vento Levou, o maior clássico do gênero, e de O Mágico de Oz, citado aqui insistentemente. Sua ambição foi maior do que a concretização do sonho, resultando numa fita um tanto esticada, outro tanto apegada a lugares-comuns. Impressionam a opulência da produção de época, os efeitos visuais e uma grandiosa cena de ação mostrando o estouro de uma boiada à beira de um precipício. Nicole Kidman interpreta a aristocrata inglesa Sarah Ashley, que, no início da II Guerra, parte para a Austrália a fim de encontrar-se com o marido. Quem a recebe é um nativo rústico conhecido como "capataz" (Hugh Jackman). Batata! Rola um clima entre eles. Ao chegar à propriedade da família, nos confins australianos, Sarah descobre que o marido foi assassinado. Será uma questão de honra para ela esclarecer mistérios como a morte dele e a evasão de gado. Um pequeno mestiço de aborígine (Brandon Walters) a ajudará na empreitada.” (Veja.SP).
“... épico que pose emocionar boa parte dos espectadores... tem cenas magníficas... não tem o menor pudor em utilizar todo o instrumental do cinema para entreter e emocionar o espectador” (M. C. Avellar, Estado de Minas).
“... em meio aos excessos, ao kitsch e ao anacronismo, fascina por não distinguir entre as fontes de inspiração que formam o repertório do diretor e roteirista; ao contrário, abraça a todas elas com tanto vigor, paixão e senso de espetáculo...” (C. Quintão, O Tempo).
“... tempos difíceis, muito sofrimento... ainda que ele mesmo (o diretor) não pareça acreditar muito no que encena” (Folha SP). Mar/09
.****As Aventuras de Azur e Asmar (anim., Fra/06): 3,3 (4-V.5/07; 3-E, 3-F)
.....**AS AVENTURAS DE MOLIÈRE (Molière, comédia, França/2007, direção Laurent Tirard): 2,5 (3-V; 2-J). Mostra como o autor, com sua dramaturgia que ridicularizava os costumes franceses, conseguiu, em pleno século XVII, tornou-se respeitado e odiado na Europa do século 17 (J). Pretende lançar uma luz fantasiosa sobre um curto período da vida de Jean-Baptiste Poquelin, o famoso dramaturgo francês Molière (1622-1673), interpretado pelo versátil Romain Duris. Em meados do século XVII, ele vai preso por estar atolado em dívidas. Sai da cadeia com a ajuda do senhor Jourdain (Fabrici Luchini), que contrata seus dons literários para seduzir uma jovem aristocrata (papel de Ludivine Sagnier). Hospedado no castelo do novo "patrão" e se fazendo passar por padre, Molière não resiste aos encantos da madura senhora Jourdain (Laura Morante). O roteiro tenta vender a idéia de que a comédia Tartufo teria nascido dessa temporada de qüiproquós e traições. Apoiado em luxuosa recriação de época e na admirável atuação de Duris, o diretor comanda uma fita de humor sofisticado para público bem específico (V). BH, ago/08
.****Aviador, O (M.Scorcese, EUA-Jap-Ale/04): E-4/07
...***Awake - a vida por um fio (suspense, EUA, 2007, direção Joby Harold): 2,7 (3-M.abr/08, 3-T; 2-G). Durante cirurgia no coração, paciente pára de se mover, apesar de continuar consciente. Superficialidade dos intérpretes... falha em dar a intensidade necessária... filme de suspense apenas mediano (M). Não se define nem como terror nem como suspense psicológico (G). Ago/08.

B (35)
....***Babel (EUA/Méx/06): 3,3 (4-G; 3-E.1/07, V)
…..***BABY LOVE (França/2006, direção Vincent Garenq): 2,7 (4-G; 3-F; 2-F.a; 2-J). Médico quer adotar um filho, mas seu parceiro não quer saber de crianças; as coisas se complicam mais quando uma mulher aceita alugar sua barriga para eles (F.a). “Roteiro elegante e inteligente” (O Globo). BH, nov/08.
...***Baixio das bestas (Cláudio Assis, Br/06): 3,3 (4-E-6/07;
3-F, 3-M.180)
...***A BANDA (The band´s visit, comédia dramática, Israel-França-EUA/2007, direção Eran Kolirin): 3,5 (5-G; 3-F.a, 3-J, 3-T; 3-V). Banda egípcia se perde em Israel sem conhecer uma palavra de hebraico. Delicada comédia dramática que foi uma das principais atrações da recente Mostra Audiovisual Israelense, no Centro da Cultura Judaica, em São Paulo. Com humor sutil, consegue fugir da abordagem política ao mostrar as relações entre judeus e árabes. A Orquestra da Polícia de Alexandria, uma tradicional banda militar egípcia, chega a Israel para participar da importante inauguração de um centro de cultura árabe. No aeroporto, ninguém aparece para receber os músicos, que decidem seguir por conta própria. Perdidos em uma comunidade esquecida no coração do país, eles são acolhidos pelos moradores. Durante um dia, as barreiras culturais caem e os dois grupos interagem de maneira inesperada (VEJA Rio). Observa diferenças e, sobretudo, semelhanças, entre seres humanos que, apenas por acaso, tem origens diferentes (G). BH, ago/08.
...***O BANHEIRO do PAPA (El baño del Papa, drama, Uruguai-Brasil-França/2005, direção César Charlone): 3,5 (4-E.mar/08, 4-G, 4-M, 4-S; 2-F). Inspirado em história real.Numa cidade uruguaia na fronteira com o Brasil, homem que vive de pequenos contrabandos sonha sair da miséria construindo banheiro a ser usado por peregrinos em visita do Papa (E). O mais forte do filme não é o fato em si, mas o que desponta por trás. As emoções... e a esperança de dias melhores, apesar de todas as dificuldades, são das caracterísicas mais marcantes do povo sul-americano. O filme consegue como poucos sintetizar esse aspecto (M). jun/08
...***BANQUETE DO AMOR (Feast or love, EUA/2007, direção Robert Benton, com Morgan Freeman): 2,6 (3-Y; 2,7-R; 2-T). Numa cidade americana, homem testemunha os encontros e desencontros de diversos casais (M). Apesar da bela fotografia, oferece pouco além do estilo melodramático (R). BH, ago/08.
...***Batismo de sangue (Helvécio Ratton/06): 3,0 (3-M.138; 3-E; F-2. V.5/07)`
.****BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (The dark knight, ação, EUA/2008, direção Christopher Nolan, com Christian Bale, Heath Lodger): 4,4 (5-E, 5-F, 5-G, 5-J, 5-M, 5-S; 4,5-Y, 4,25-R, 4-V.SP; 3-T, 3-Vr). Segundo filme (e o mais impactante) do diretor sobre o homem-morcego, em que este tem que enfrentar uma onda de criminalidade deflagrada pelo Coringa (E). Não é só um filme de lutas, tiros e perseguições, mas um thriller tenso e sombrio, no qual se sobressai a figura do vilão... criminoso insano e assustador, que deixa no chinelo a interpretação de Jack Nicholson em 1989 (V). A alegoria política mais perturbadora dos anos 80 (G). O filme é sobre a organização social, sobre a necessidade ou não de heróis, sobre os riscos que mesmo o heroísmo impõe à democracia. Tudo a ver com os EUA de Bush, mas também com o Brasil. Grande filme (Estado SP). Out/08.
...***Bee movie – a história de uma abelha (animação, EUA/07, direção Simon J. Smith): 3-E (dez/07); 3-G
.****BEIJO ROUBADO, UM (My Blueberry Nights, drama, França-China-Hong-Kong/2007, direção Wong Kar Wai, com Norah Jones): 3,7 (5-F, 5-J; 4-F; 4-G; 4-S;
3,6-Mc´; 3-E, 3-T, 3-Y; 2,6-Mc). Para superar fim de relacionamento, mulher embarca em jornada pelos EUA, e encontra personagens incomuns (F.abr/08).
.****A BELA JUNIE (La Belle Personne, drama, França/2008, direção Christophe Honoré): 4-E. SP, fev/09.
....**BELLA (drama, México-EUA/2006, direção Alejandro Gómez): 2,2 (3-M; 2-E, 2-F.a, 2-J, 2-V). Ex-jogador de futebol que trabalha no restaurante do irmão se envolve com garçonete, em ligação que vai além de um romance (E). Pretende mostrar-se denso... falta, contudo, profundidade ao roteiro para maturar temas sensíveis (V).
.....**Bem-vindo a São Paulo: E-out07
...***Bens confiscados (Carlos Reichenbach, Br): M.53-3/06
… história forte e grande elenco…
.....**BEZERRA DE MENEZES – O Diário de Um Espírito (drama, Brasil/2008, direção Glauber Filho e Joe Pimentel, com Carlos Vereza): 1,7 (4-Gs; 2-B; 2-F.a; 2-E; 2-J; 1-F.g 1-G; 0-Vs). Biografia do médico que se dedicou aos pobres e divulgou o espiritismo (M).
“Nome forte entre os espíritas, Bezerra de Menezes (1831-1900) ganha uma medonha cinebiografia. Embora haja certo cuidado na recriação de época, todo o resto tem traços toscos. Adolfo Bezerra de Menezes (papel de Carlos Vereza) nasceu no Ceará em 1831, passou lá a infância e a adolescência. No Rio de Janeiro, cursou medicina. Fez carreira na política e, depois de tratado por um médium, abraçou o espiritismo, para desgosto de sua família católica (75min). Livre. Estreou em 29/8/2008.” (Veja.SP) “Tom reverente pode servir aos convertidos, mas não se sustenta fora deste contexto” (G). Nov/08.
...***Bicicletas de Belleville, As (animação, França-Bélgica/
03): E-4/05
*****Bloom (James Joyce´s Ulisses):M.72,5/06
.****Boa noite, boa sorte (George Clooney-EUA): M.45-2/06
... fala de um jornalismo de verdade...
...***Bobby (dr.EUA/06): E-9/07
.....**BODAS DE PAPEL (drama romântico, Brasil/2006, direção André Sturm, com Helena Ranaldi, Cleyde Yáconis, Walmor Chagas): 2,2 (3-V; 2-E; 2-F, 2-M, 2-T). Para resgatar o passado, mulher volta a pequena cidade que escapou de ser inundada para construção de hidrelétrica, e se apaixona por arquiteto argentino. Há falhas na realização, contornadas, porém, com uma comovente história de amor protagonizada por um casal de atores em perfeita sintonia. Reúne na fictícia cidade de Candeias, no interior paulista, Nina (Helena Ranaldi) e Miguel (Darío Grandinetti). Ela volta ao vilarejo para reabrir o hotel do avô (Sérgio Mamberti). Numa noite de chuva, dá abrigo ao arquiteto Miguel, que está à espera de uma cliente (Cleyde Yáconis). Um olhar enviesado aqui, um sorrisinho maroto ali... e brota nos quarentões uma paixão típica de folhetim. Sturm não economiza nos clichês visuais e verbais para dar vida a personagens críveis. Cerca-se, contudo, de atores tarimbados, entre eles Walmor Chagas, e extrai uma simpática atuação em bom português do argentino Darío Grandinetti (Veja.SP). jul/08
….***BOLT - Supercão (Bolt, infantil/animação, EUA/2008, direção Byron Howards e Chris Williams): 3,2 (4-E; 4-G; 3,7-S; 3,3-I; 3-F; 3-T; 2-J). Cão que é astro da TV é enviado acidentalmente para as ruas, onde descobre um mundo muito diferente do de Hollywood (M). “Nesse road movie pelo interior americano... é a mistura entre realidade e ficção que é o acerto do enredo com a platéia infantil. Os adultos, entretando, não vão ficar sem sua porção de piadinha e referências pop” (Folha SP).
“Tem ritmo acelerado de aventura... efeitos especiais em 3D, sonoplastia e trilha sonora envolventes. O enredo dá lições de camaradagem e reforça sentimentos como companheirismo e lealdade, além de estimular autoconfiança – valores geralmente distantes de atrações supostamente infantis exibidas na tv ou internet” (Estado de Minas). Fev/09
..****Um Bom ano (EUA/06): G.1/07, E
....***O Bom Pastor (Robert de Niro/06): 2,5 (3-F;2-E.mar/07; M.129
....***Borat (EUA/06): 3-E (fev/07)
......**BRANCA DE NEVE – Depois do Casamento (comédia/animação, Inglaterra-Bélgica-Itália/2007, direção Jean Paul Picha): 2-F.a; 2-E.j. Para adultos, a vida de casada da heroína do conto de fadas (F.a).
.....**Brasília 18% (Nélson Pereira dos Santos, Bra):
M.66,4/06
...***Brasileirinho – grandes encontros do choro documentário, Brasil-Suissa/05): 3,5 (4-G.nov07; 3-E)
..****Brothers (Din): M.39-12/05
..****Bubble (drama, Franca-Israel/06): E-8/07, M.150
*****Bubble (Steven Soderbergh, EUA): M-80,7/06
.....**Buena vida delivery (Arg): M.101
... a Argentina que o turista não conhece...
...***Buenos Aires 100km. (Arg/04): E.6/06
.....**BUSCA IMPLACÁVEL (Taken, suspense, França/2008, direção Pierre Morel): 2,5 (3-F.a; 2-G). Ex-agente secreto volta à ação para resgatar a filha seqüestrada por rede de prostituição(E). Submundo do tráfico de mulheres, pancadaria e efeitos especiais podem indicar boa opção nestes tempos de entressafra cinematográfica (M). Seqüências de ação ininterruptas, repetitivas e quase sempre inacrediáveis (G). BH, nov/08

C (87)
.....**A CAÇADA (The Hunting Party, EUA-Croácia-Bósnia/2007, direção Richard Shepard, com Richard Gere):
2,5 (3-Y; 2-G). Telejornalista e cameramen investigam o paradeiro de um criminoso de Guerra (M). Out/08
.....**CAÇADOR DE PIPAS, O (The kite runner, drama, EUA, 2007, direção Marc Foster): 2,4 (3-E, 3-G, 3-M, 3-T; 2-F, 2-p; 1-F). As vidas de dois amigos de infância tomam rumos distintos por causa da turbulência no Afeganistão (M). Indicação Oscar trilha original.Jan/08.
....***CAÇADORES DE DRAGÕES (Chasseurs de Dragons, animação, França-Alemanha-Luxemburgo/2008, direção Guillaume Invernet e Arthur Qwak): 2,7 (3-G; 3-J; 3-F.g; 2-F.a). Para livrar o reino de um dragão, menina pede ajuda a dois atrapalhados caçadores (J). Ótimas idéias gráficas, mas falta estofo na história, curtinha e indolor (G). BH, nov/08
..****Caché (Áustr): M.75,5/06, E
..****O Cachorro (Arg): M.30-9/05
... retrato do terceiro mundo que transcende fronteiras...
....***Cada um com o seu cinema: 3,5 (4-G; 3-E.2-3/08)
... 33 episódios de grandes diretores...
....***CAFÉ DOS MAESTROS (Café de los Maestros, EUA-Brasil-Inglaterra-Argentina/2008, direção Miguel Kohan): 3,1 (4-G; 3,6-I; 3,2-Gs; 3-E; 3-J; 2-F.a). Documentário sobre o tango argentino, a partir do encontro com alguns dos maiores nomes deste gênero (M). “Para quem gosta de tango, é imperdível” (O Globo). Fev/09
....***Caixa dois (com.Bruno Barreto/07): V.5/07
... de Juca de Oliveira, fenômeno de público no teatro...
....***Caminho para Guantánamo (Ing/06): 3,3 (4-M.115. (jan/07), 3-E; 3-F)
....***Canções de amor (musical, França): F (out07)
....***CAOS CALMO (drama, Itália/2008, direção Antonello Luigi Grimaldi, com Nanni Moretti): 2,7 (4,2-S; 3,7-S; 2-F.a; 1-Vs). Executivo salva duas mulheres que se afogavam no mar; ao chegar em casa, descobre que sua mulher morreu. O filme acompanha seu processo de luto (E).
“Num enredo que aborda o luto, fica difícil não compará-lo ao imbatível O Quarto do Filho, coincidentemente (ou não) estrelado e escrito pelo mesmo Nanni Moretti. Seu personagem aqui, o executivo Pietro, perdeu a mulher e agora tem de se desdobrar para cuidar da pequena filha, Claudia (Blu Di Martino). Com a intenção de ficar mais próximo da menina, Pietro decide fazer de uma praça em frente à escola dela seu escritório (105min). 14 anos. Estreou em 3/10/2008” (Veja.SP). “Atuação minimalista, que cresce na medida em que os sentimentos afloram” (S). “... um alívio assistir a um filme que trata adultos como adultos, que lida com emoções como elas são na vida, e com a vida em si como ela é.” (Set).
.....**CAÓTICA ANA (drama, Espanha/2007, direção Julio Medem): 2-F.a, 2-V, 2-T. Viagem por quatro anos da vida de uma jovem, que percebe que sua existência é a continuação de outras. O diretor de Os Amantes do Círculo Polar e Lucia e o Sexo apresenta um novo trabalho após um período de reclusão e depressão causado pela morte da irmã, a artista plástica Ana Medem. Com toques espirituais, as pinturas dela aparecem como obra da protagonista, a independente Ana. Amparada por uma mecenas (Charlotte Rampling), a jovem muda-se para Madri com o intuito de estudar arte. Acaba apaixonando-se por um colega de origem árabe (Nicolas Cazalé). Depois de uma sessão de hipnotismo, Ana começa a ter constantes visões de suas vidas passadas. Em todas, morre de maneira brutal, o que muda sua forma de ver o mundo. Em boa parte instigante, o filme frustra as expectativas com uma conclusão ingenuamente politizada e fora de contexto (V.SP). BH, ago/08.
...***Casal admirável (Bélgica): M.82-6/06
...retoma a tradição da comédia de erros...
...***Cão sem dono (Beto Brant/07): 3,5 (4-E; 3-i.jul/07)
...***Caparaó (Flávio Frederico/06): E, i (jun/07)
..****Capote (Can-USA/05): E.6/06
.....**CARGA EXPLOSIVA 3 (Transporter 3, ação/aventura, França/2008, direção Olivier Megaton): 2,2 (3,1-Ml; 3-F.a; 2,5Mc; 2-E; 2-G; 2-T; 2-V.r; 1-J). Especialista em transportes é pressionado a transportar pela Europa a filha sequestrada do chefe de uma agência de proteção ambiental da Ucrânia (M). “Tem lá seus bons momentos, mas não chega perto do primeiro” (O Globo). BH, dez/08.
.****Carros (anim.Pixar/EUA): M.78.6/06
.****Cartas de Ivo Jima (Clint Eastwood/2006): E (fev/07)
...***Cartola (Bra/06): 3,2 (F.76; 4-F, M.188-4/07; 3-E; 2-V)
.....**CASA DA MÃE JOANA (comédia, Brasil/2008, direção Hugo Carvana, com José Wilker e Paulo Betti): 2,2
(4-G; 3-M; 2-E; 2-F.a; 1-J; 1-Vs). Depois de trapaceados por um amigo, três malandros precisam se virar para sobreviver (M).
“Se há algum mérito no filme, é não pretender ser nada além do que um programa de humor popular. No cruzamento do vaudeville com a pornochanchada, o ator Hugo Carvana apela para situações que beiram o ridículo e o caricato. Por isso mesmo, elas chegam a provocar risos. Um roteiro simplesinho costura a trajetória de quatro trambiqueiros do Leblon. Depois de aplicar um golpe num joalheiro, Juca (José Wilker), PR (Paulo Betti) e Montanha (Antonio Pedro) são passados para trás por Vavá (Pedro Cardoso), que se mandou com a grana e a mulher da vítima (papel de Malu Mader). Agora, ameaçado de despejo, o trio precisa urgentemente ganhar dinheiro (95min). 14 anos. Estreou em 19/9/2008.” (Veja.SP).
“Vão detestar os que acreditam no humor sutil e refinado. Quem vai gostar são os que acham que o verdadeiro humor está no deboche, e que o núcleo do deboche situa-se na tensa relação entre o ser humano e a sexualidade” (M. C. Avelar, M). Nov/08.
.....**A CASA DAS COELHINHAS (The House Bunny, comédia, EUA/2008, direção Fred Wolf, com Anna Faris): 2,1 (3-S; 2,7-Mc; 2-F.a; 2-J; 1-G). Coelhinha expulsa da casa da Playboy encontra abrigo em fraternidade de universitárias que está prestes a perder a sede em que moram (M). Besteira sem a menor graça (G). Out/08
..****Casa de Alice, A (Bra/07): E(dez07); 3-E, F
..****Casa de areia (Andrucha Waddington, Br): M.13-5/05
....***Casamento de Romeu e Julieta, O (Bruno Barreto, Br/04): E-4/05
......**CASAMENTO EM DOSE DUPLA (Smother, EUA/2007, direção Vince Di Meglio, com Diane Keaton):2-G.jun/08. Depois de perder o emprego e achar que nada pior poderia lhe acontecer, jovem tem de lidar com a mulher - que deseja engravidar- e com a mãe opressora, que se muda para sua casa com cinco cachorros (F). Merecia sair direto em DVD (G).
...***CASHBACK (comédia, Inglaterra/2006, direção Sean Ellis): 3,2 (5-J; 3,7-I; 3-G; 2-F.a). Estudante que trabalha de madrugada num supermercado usa a imaginação para fugir da monotonia (M).
..****CASTELAR E NELSON DANTAS NO PAÍS DOS GENERAIS (documentário, Brasil/2007, direção Carlos Alberto Prates Corrêa): 3,7 (5-M; 5-E.t; 4-E; 3-G; 3-J; 2-F.a). Documentário irônico e poético sobre o cinema realizado em Minas Gerais, nos anos da ditadura militar, pelos diretores Joaquim Pedro, Andréa Tonacci, Alberto Graça, Carlos Prates e Shubert Magalhães (E, M). Boa parcela do potencial deste tesouro mineiro se perde no discurso experimental (G). Nov/08.
.****Castelo animado (anim.Jap): M.26-8/05
........Cem escovadas antes de dormir: (0) péssimo-F
...***Céu de Suely, O (Br/Fr/Al, 2006): 3,3 (4-M.117.jan/07;
3-F; 3-E)
......*UMA CHAMADA PERDIDA (One missed call, terror, Japão-Alemanha- EUA/2008): 1,3 (2-T, 1-G, 1-J). Pessoas começam a receber chamadas pelo celular, avisando a data e horário de suas mortes(M). Nada faz sentido, e as cenas
sequer são bem feitas (G, mai/08)
...***As Chaves da casa (drama, Itália/2005, direção Gianni Amelio): M.49-3/06 Prima pela crueldade com personagens e expectador... (M.49.mar/06). Dvd: 2008.
...***CHEGA DE SAUDADE (drama, Laís Bodanzky, Br/07, com Leonardo Vilar, Tônia Carreiro, Cássia Kiss): 3,2 (5-M; 4,25-S; 4-E, 4-G; 3-F, 3-T; 2,4-p; 1-J). Mostra o encantamento em um salão durante um baile (M). Entrelaça com habilidade e delicadeza os destinos de um punhado de personagens em um baile de terceira idade...(F) Direção sensível, evita obviedades (G).
..****Cheiro do ralo, O (Heitor Dhalia/06): 3,6 (4-E.jun/07;
4-M.135; 3-F)
..****Cidade baixa (Sérgio Machado, Bra/05): E.1/06
...***Cidade dos homens (Paulo Morelli – Bra/07): 4-E.9.07;
3-E; 2-F
...***Cidade perdida (Andy Garcia): M.89
.****Cinema, aspirinas e urubus (Marcelo Gomes-Br./05):
3,6 (4-E; 4-F; 3- M.40.12/05)
...***CINCO FRAÇÕES DE UMA QUASE HISTÓRIA (drama, Brasil/2007): 2,6 (4-G; 3,25-A; 3-F; 2,25-S; 2-E, 2-J, 2-T). Cinco situações paralelas vividas por diversos personagens em um mesmo final de semana (E). Painel de uma Belo Horizonte como cidade contemporânea... os personagens são interessantes. O problema é que... é como se saíssemos de uma história para outra, mas não conseguíssemos ter uma idéia de continuidade. Fica-se com algumas seqüências inspiradas (E)... é a cidade, agrupamento em forma aberta e em constante mutação, que o filme captura com coerência. Mesmo quem não conhece Belo Horizonte assiste ao filme com a nítida impressão de ver a cidade tratada como a protagonista concreta dessa “quase história” (F). Tramas muitas vezes forçadas ao extremo, atuações carregadas (S). Coerência visual que garante unicidade. Revela nova geração de diretores mineiros que tem primado pela experimentação estética, aqui reunindo elenco experiente (B). Bom filme, com histórias interessantes e uma interligação que acaba dando um charme a mais (A). Cresce à força de um afinado elenco (G).
Não dá para negar: os seis jovens diretores vindos da publicidade, dos documentários e dos vídeos institucionais têm talento. Com montagem ágil e enquadramentos estudados, o longa-metragem de estréia em conjunto é bem estiloso. Há também sutileza para amarrar os personagens das cinco histórias. Os três últimos episódios compensam os deslizes dos dois primeiros. Causa má impressão o conto de abertura, que traz Leonardo Medeiros na pele de um fotógrafo podólatra. Já a segunda trama demonstra habilidade no exercício estético, mas não chega a lugar algum. Na terceira (e melhor), Jece Valadão (1930-2006) encarna um juiz que tenta convencer um apático funcionário público a assumir um crime cometido por ele. Cláudio Jaborandy interpreta, na seqüência, um açougueiro afligido pela infidelidade da mulher. A série é encerrada com bom humor tendo Cynthia Falabella e Murilo Grossi num encontro às escuras (VEJA Rio). Jul/08
....***CINTURÃO VERMELHO (Redbelt, UA/2008,direção
David Mamet, com Alice Braga e Rodrigo Santoro): 3-T. Lutador se divide entre o jiu-jitsu e os problemas de sua vida
(M).
..****Clã das adagas voadoras, O (ac.Chi-H.Kong/04):
4-M.8-4/05; 4-E
....***CLEÓPATRA (Brasil/2007, direção Júlio Bressane, com Alessandra Negrini e Miguel Falabella): 3,1 (5-Et, 5-M; 4-E; 3-F; 2-F.a, 2-G; 1-V.) Divagação sobre a rainha egípcia e suas relações, políticas e sexuais, com os romanos (M). Belas luzes e cores, mas vistosas e gratuitas (G). Filme que exige paciência... existem obras... belas porque difíceis (M).
Embarcar nos enredos-cabeça do diretor Julio Bressane (Filme de Amor) exige um bocado de paciência do espectador. Para encarar seu novo projeto então, uma adaptação da trajetória da rainha egípcia, é preciso redobrar a atenção. Seus atores não falam, eles declamam. Com diálogos baseados nos textos do grego Plutarco (46-119 d.C.), a fita mostra a união de Cleópatra (Alessandra Negrini) com o imperador Júlio César (Miguel Falabella) e, depois da morte dele, com o general Marco Antônio (Bruno Garcia). Cenários pomposos e figurinos leves e soltos são os pontos altos de uma fita audaciosa na proposta, mas muito enfadonha em seu formato pesado e de acento teatral (VEJA Rio).
...***Closer - perto demais (drama, EUA/04): 3-E.4/05
.****Cloverfield - monstro (EUA/08): 4,0 (4-M.168; 4-F-
65.2/08
...***Clube da lua (Arg/04): E.6/06
...***Código DaVinci: M.73,5/06
.....**Coisas que perdemos pelo caminho (Ing-EUA/07): F
.....**COLEGIAIS EM APUROS (College, comédia, EUA/2007, direção Déb Hagan): 2,0 (3,9-Gs; 3-G; 2-F.a.; 1,4-Mc’; 0,7-Mc). Três garotos tentam fazer parte do grupo de veteranos no colégio (M). “Tem como trunfo o elenco” (O Globo).
Dez/08
....***A Colheita do mal (suspense): M.137
....***A Comédia do poder (C. Chabrol/06): E-set07
......**COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO (Comment J´ai feté la fin du monde, drama, Romênia/França, 2006): 2,5 (3-E; 2-F). Na Romênia dos anos 80, jovem de 17 anos e o namorado quebram acidentalmente busto do ditador. Ela é transferida para um reformatório, e o irmão planeja atentado contra o ditador. Nov/08.
...***A Concepção, A (direção J. Ed. Belmonte, Brasil/05):
3,0 (4-M.76.06/06; 2-E)
...***CONDOR (documentário, Brasil/2007, direção Roberto Mader): 3-T; 3-J. Análise da Operação Condor, que uniu as
ditaduras militares latino-americanas (M, mai/08).
...***Conduta de risco (EUA/07): 3,2 (4-G.fev/08; 3-E; 3-F,
3-l.dez07)
..****Confidências muito íntimas (Fr): M.22.07/05
...reflexão sobre psicanálise e amor...
....***Confidencial (EUA/06): E, i.06/07
..****Conquista da honra, A (Clint Eastwood/06): 4-M.126,
4-k.fev/07
...***UM CONTO DE NATAL (Um Conte de Noel, drama, França/2008, direção Arnaud Desplechin, com Catherine Deneuve): 3,3 (3,7-I; 3-T). A vida de uma família se deteriora por causa da morte de uma criança (M). Mar/09
.......*Constantine (terEUA/05): 1-E.04/05
...***Contra a parede (drama, Tur-Ale/04): E.04/05
...***CONTRATEMPO (documentário, Brasil/2008, direção Malu Mader e Mini Kerti): 3,3 (4-G; 4-J; 3,7-S; 3-E; 2-Vs). Jovens de comunidades pobres buscam alternativas para suas vidas, através de projeto que lhes ensina música (M, T).
“Sócia da Conspiração Filmes, Mini Kerti uniu-se à atriz Malu Mader para realizar um documentário sobre o projeto Villa-Lobinhos, que ensina música a jovens carentes do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Para não ficar com cara de vídeo institucional, a dupla seguiu, em 2006, o cotidiano de catorze instrumentistas envolvidos com música erudita ou popular. As diretoras são mais felizes quando arrancam emoção dos entrevistados. É curiosa, por exemplo, a história de vida de Leandro Serizak, órfão carioca adotado por um casal europeu que foi levado para a França e devolvido à Justiça brasileira dez anos depois. Também demonstram bastante sinceridade as lágrimas de Marcela, que perdeu o irmão assassinado e livrou-se de uma depressão aprendendo violoncelo. Contudo, fica evidente a ausência de direcionamento - ninguém assina algo fundamental chamado roteiro - o que deixa a fita certinha e bem-intencionada sem brilho extra” (M. Barbieri Jr., Veja.SP).
“O entusiasmo – de ambos os lados da câmera – é genuíno” (Set).
“Sensível, agradável e enxuto” (E. R., O Globo). Mar/09
..****CONTROL (documentário, Inglaterra-EUA/2007, direção Anton Corbjin): 4,0 (5-E, 5-J; 4-E; 3,9-Mc; 2-F.a). Cinebiografia de Ian Curtis, o enigmático líder da banda de rock Joy Division, que se suicidou aos 23 anos (T). Nov/08.
....***CONTROLE ABSOLUTO (Eagle Eye, ação/aventura, EUA/2008, direção D. J. Caruso): 2,6 (3,5-S; 3-G; 2-F.a; 2-J). Rapaz e mãe solteira se vêem metidos numa célula terrorista, e forçados a se envolver numa conspiração de assassinato político (T). Roteiro bem amarrado, mas com situações implausíveis (G). Out/08
....***Conversas com meu jardineiro (Dialogues avec mon jardinier, Fr/07): 3-M.191.fev/08.Pintor deixa Paris e retorna à cidadezinha onde nasceu, reencontrando amigo de infância. Mostra a Paris cosmopolita e o cotidiano interiorano... (M).
......**CORAÇÃO DE TINTA – O Livro Mágico (Inkheart, infantil, EUA/2008, direção Iain Softley): 2,3 (3-J; 3-T; 3-M; 2-E; 2-F; 2-J; 1-G). Garota encantada, pelas histórias de aventura que lê, descobre que seu pai tem o poder de trazer os personnagens á vida real. “História confusa demais” (O Globo). “Tem momentos tão mágicos como aqueles proporcionados por uma boa leitura... o cinema dialoga de forma delicada com o universo das palavras” (Estado de Minas). Jan/09
...***Coragem de amar (Fr/06): F-dez07
...***O CORAJOSO RATINHO DESPEREAUX (The Tale of Despereaux, animação/infantil, Inglaterra-EUA/2008, direção Sam Fell e Robert Stevenhagen): 2,7 (4-M; 3-G; 3,1-I; 3-J; ,6-Mc; 1-E.t). Ratinho tenta viver segundo as condutas cavaleirescas, num reino de onde os roedores foram banidos (M). “... lugar de destaque na animação contemporânea. É tecnologia posta a serviço da mais pura criatividade. O resultado é alucinante, divertido, com momentos de lirismo” M. C. Avellar, Est. Minas). Fev/09
.....**O Coronel e o lobisomem (Mauricio Farias): M.33.10/05
...***A Corporação (documentário, Canadá/03): E.4/05
...***CORPO (drama, Brasil/2007, direção Rubens Rewald e Rossana Foglia): 3-E. Artur leva uma vida monótona trabalhando no IML, que recebe um corpo encontrado junto a ossadas de vítimas do regime militar. Ele resolve investigar sua identidade e conhece uma jovem idêntica ao cadáver (E).
.....**CORRIDA MORTAL (Death Race, suspense, EUA/2008, direção Paul W. S. Anderson): 2,5 (4-G; 3-J; 2,7-S; 2-F.a; 2,1-Mc; 2-J). Presidiário é forçado a participar de corrida de carros em que deve matar os adversários pela vitória. Um ensaio sobre colapsos civilizatórios (G). Suportar os 89 minutos do filme é um atestado do carisma de Statham (S). BH, nov/08.
.****O Corte (direção C.osta-Gavras): M.70,5/06
...***C.R.A.Z.Y. – loucos de amor (Canadá/2005): 3,3 (4-F.11/06; 3-M, 3-E)
...***CREPÚSCULO (Twilight, suspense, EUA/2008, direção Catherine Hardwick): 2,7 (4,8-G.s; 3,5-S; 3-E; 3-F.a; 3-I; 3-G; 2-J; 2-V.r; 2-T; 1-F). Baseado em livro best-seller homônimo, garota se apaixona por menino de uma família de
vampiros. Fev/09
...***A Criança (Bélg-Fr/05): E (jan/07); 3-F.83-7/06
.****Crianças invisíveis: M.55-3/06... episódios (sete) funcionam como um soco no estômago...
.....**UM CRIME AMERICANO (An American Crime, EUA/2007, direção Tommy O´Haver): 2-E; 2-G. Baseado em fato real, duas irmãs são deixadas pelos pais na casa de uma mãe solteira, que passa a torturá-las, e uma delas acaba morrendo (E). Chega quase a esbarrar no limite do terror (G). Sobre esses hediondos casos de cativeiro e abuso de crianças, como é possível que passem despercebidos a vizinhos e familiares – ou, ainda mais apavorante, que estes se deixem cooptar? Por não pretender oferecer uma tese geral para esse mecanismo, e por se ater com minúcia aos detalhes de um caso particular, o filme termina por ser terrivelmente esclarecedor sobre todos eles (V). BH, set/08
...***Um Crime de mestre (EUA/07, suspense/júri): 3,5
(4-M.184; 3-E.6/07
.....**Crime ferpeito (Espanha/2003): 2,5 (3-M.69.5/06;
2-E.6/07)
..***Crimes de autor (França/2007, direção Claude Lelouch):
k (dez07)
.****O Crocodilo (Itália): 4-M.124.1/07
...***As Crônicas de Nárnia (EUA/2005): E
...***AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – PRÍNCIPE CASPIAN (EUA-Reino Unido/2008, direção Andrew Adamson): 2,7 (4-G; 3-F; 2-E, 2-J, 2-T; 1-V). Grupo de jovens heróis retorna à terra mágica para ajudar um príncipe a reconquistar o trono (E). Aventura genuína em todos os 144 minutos (G). Os mesmos problemas do primeiro episódio, realizado três anos atrás pelo mesmo diretor e com o mesmo elenco, retornam na aventura infanto-juvenil baseada na saga de sete livros do escritor irlandês C.S. Lewis (1898-1963). Com pinta de superprodução, a fita ampara-se em efeitos digitais de ponta para esconder suas falhas. Na comparação com outras duas recentes séries de sucesso, O Senhor dos Anéis e Harry Potter, perde feio – seja por cenas de ação mal ajambradas, seja por um elenco bem fraquinho. Ainda persistem a looonga duração (um peso a mais para a meninada impaciente) e uma trama tola, na qual a união e a paz são conquistadas por meio da força física. Ben Barnes interpreta o príncipe Caspian do título, que escapa da morte planejada pelo tio (Sergio Castellitto), responsável por drásticas mudanças no reino de Nárnia. De uma estação de metrô londrina, os quatro irmãos Pevensie (interpretados por Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell e Georgie Henley) vão parar nessa terra mágica habitada por duendes, ratos e texugos falantes. Lá, tentam ajudar o legítimo herdeiro a retomar o trono (Veja.SP). Jul/08.
...***AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK (The Spiderwick chronicles, aventura, EUA/08): 2,7 (3-F, 3-E, 3-G, 3-J; 2-E, 2-T). Após a separação dos pais, três irmãos encontram livro mágico que os transporta a um mundo paralelo, de criaturas encantadas. Enfim, uma fantasia que se ocupa mais da imaginação que dos efeitos especiais (V). Só escapa de ser
um sonífero por sua pegada humanista (G, abr/08)
...***Cruzada (Ridley Scott, EUA): M.15/10.5/05
...***Cry wolf- o jogo da mentira (EUA): M.48-3/06
... mais um serial killer... um jogo que envolve os
expectadores...
...***A CULPA É DO FIDEL, (La faute à Fidel, dr. Julie GavrasFr/06): 3,5 (5-G; 4-E; 3-E, 3-F, 3-J, 3-T). Sob o ponto de vista de uma menina, acompanha o cotidiano de sua família no Chile, até que um tio comunista é preso (F). Lindo
filme... papai Gravas deve ter ficado orgulhoso... (G).

D (34)
....***Dália negra (Brian de Palma-EUA/06): 3,0 (4-M.109;
4-F.10/06; 2-E)
.****Dama na água (enigma, conto de fadas e medo...):
M.93
...***Déja vu (EUA/06): 3,0 (4-M.123; 2-E.1/07)
*****Demônio das 11 horas - Pierrot le fou
(direção Jean-Luc Godard, França-Itália/1965): E.4/05
...***Depois daquele baile(Brasil, direção Roberto Bontempo)
: M.51.3/06. BH como cenário, singela homenagem ao modo
de vida do mineiro…
...***Depois do casamento (Dinamarca/2006): 3-F.7/07; 3-E
...***OS DESAFINADOS (drama, Brasil/2008, direção Walter Lima Jr., com Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu): 2,8 (4-G; 3,2-S; 3-E; 3-F.a; 3-M; 2-E; 2-J; 2-T). Em flashback, o longa mostra a trajetória de quatro amigos que sonhavam em se apresentar com sua banda no show realizado em dezembro de 1962, no Carnegie Hall, em Nova York. Mesmo rejeitados pela produção, eles vão para Manhattan, acompanhados por um amigo cineasta (F). Arqueologia sentimental da geração que fez o movimento (G). Nov/08.
.....**Desbravadores (EUA/2007): E.12/07, 2-F
...***A DESCONHECIDA (Itália-França/2006, direção Giuseppe Tornatore): 3,5 (4-Y; 3-T). Ex-prostituta se muda para a Itália para tentar nova vida, mas precisa enfrentar seu passado (M). “Thriller” hitchcockiano, suntuosamente fotografado, mantém você grudado na tela, com suspense até
o final (Y).
.****DESEJO E REPARAÇÃO (Atonement, drama, Ing/07): 4,0 (5-F; 4-F, 4-G, 4-T; 3-E). Jovem acusa filho do caseiro de crime que não cometeu, o que muda a vida do rapaz e da mulher que ama (M). ... usa formas clássicas para fazer cinemão dos bons... McEwan (autor do livro) acompanhou
todo o roteiro (F, mar/08)
.....**DESERTO FELIZ (drama, Brasil/2007, direção Paulo Caldas, com Hermila Guedes): 2,0 (3-Fa; 2-T). Adolescente nordestina assiste à ruína de sua família e precisa se prostituir para sobreviver (M). Mar/09
...***Despertar de uma paixão (EUA-Chi/06): E-7/07)
.....**DEVOÇÃO (documentário, Brasil/2007, direção Sergio Sanz): 2-F.a. Aborda o sincretismo, encontro das crenças religiosas dos escravos com elementos da Igreja Católica e outras doutrinas (F.a). Pré-estréia out/08.
...***10.000 AC (ação EUA/08): 1,5 (3-M; 2-E; 1-F, 1-G; 1-S, 1-T). Na pré-história, homem precisa reunir diversas tribos para resgatar a mulher que ama. Épico kitsch...(F) Trama besta e previsível, emoldurada por belos efeitos visuais (S).
Não há sequer uma boa cena de ação... (G, abr/08)
...***16 quadras (EUA/06): 3,0 (4-M.61.4/06; 2-E)
....**O Diabo veste Prada (David Frankel-EUA/06): 3-E; 1-E
(fev/07)
....**Diamante de sangue (EUA, 2006): (3-E.1/07; 1-M)
....**Dia de festa (documentário Brasil-França/2006): E.6.06
.****Dias de glória (Rachid Bouchareb,França/2006): 3,6 (4-j
.1/07); 4-M.125; 3-E)
....**O DIA EM QUE A TERRA PAROU (The Day the Earth Stood Still, drama/suspense, EUA/2008, direção Scott Derrickson, com Keanu Reeves): 2,3 (4-I; 3-F.a; 3-S; 2,2-S; 2-E; 2-F; 2-J; 1-G; 1-T). Alienígena é enviado para dizimar a humanidade para que as outras espécies do planeta sejam salvas (M). “Discurso ecológico rasteiro” (O Globo). Fev/09
.......*DIAS E NOITES (drama, Brasil/2008, direção Beto Souza, com Antônio Calloni e Dan Stulbach): 1,0 (2-G; 0-J). Três décadas da vida de mulher que enfrenta família e sociedade depois de se separar do marido (T). BH, nov/08.
...***Dias selvagens (Hong Kong/91): 3,5 (4-E; 3-G.1/07)
....**Dois dias em Paris (comédia, Fr-Al, 2007): 2,5 (4-G; 3-E; 2-T; 1-F). Casal tenta reacender sua paixão numa viagem a
Paris, mas é lá que vivem diversos ex-namorados (M, abr/08)
...***Dois é bom, três é demais (EUA): M.96
(… comédia sobre a amizade e a chegada da maturidade…)
...***2046- Os segredos do amor (China/04): 3-E, 3-G.1/06
..****Dona da história (com.rom. Daniel Filho, Br): M.2.10/04. “… provoca questionamentos sobre o tempo…”
...***Os Donos da noite (EUA/07): E-dez07
...***DO OUTRO LADO (Auf Der Anderen Seite, drama, Alemanha-Turquia/2007, direção Fatih Akin).: 3,0 (4-E, 4-Y; 3-T; 2-F.a, 2-V). Jovem turco morando em Brenan descobre que a madrasta tem uma filha na Turquia, e vai à procura da garota, que é ativista política e está escondida na Alemanha (T, E). Alemão de ascendência turca, o diretor de Contra a Parede (Urso de Ouro no Festival de Berlim) decepciona ao lançar mais um olhar atual sobre suas origens. Num drama com características de road movie, o jovem Nejat (Baki Davrak) viaja da Alemanha para a Turquia, terra de seu pai, atrás de Ayten (Nurgül Yesilçay), filha da recém-falecida madrasta dele. Nejat não sabe, mas a moça é ativista política e pegou o caminho da Alemanha, fugindo da polícia turca. Segue a narrativa globalizada de Babel, com personagens se perdendo pelo mundo enquanto suas histórias se cruzam. O cineasta parece mais preocupado em brincar com a platéia, simulando encontros que nunca se realizam, do que contar uma história (V.SP)
..****DOT.COM – O FILME (Brasil-Portugal/2007, direção Luís Galvão Teles, com João Tempera): 4-G. População de aldeia no interior de Portugal se divide quando multinacional pressiona para retirar o site do lugar, homônimo da empresa (M). A afinação do elenco amplia o vigor do roteiro (G). BH,
ago/08.
...***Os Doze trabalhos (Ricardo Elias – Bra/06): 3,0 (3-
E.3/07, 3-M.136, 3-F, 3-V)
.....**AS DUAS FACES DA LEI (Righteous Kill, policial, EUA/2008, direção Jon Avnet, com Robert de Niro e Al Pacino): 2,1 (3-S; 2,7-Mc´; 2-E; 2-F.a; 2-G; 2-J; 1,8-Mc; 1-F). Dois veteranos detetives investigam a conexão entre um homicídio recente e um caso que acreditavam ter resolvido anos atrás (E). Traz a dupla no piloto automático, sem o brilho que os consagrou (S). Narrado aos trancos e barrancos, com o único objetivo de tapear o espectador... só podia ter este resultado irrisório (F). Um crime contra dois atores que redefiniram a interpretação cinematográfica (G).
...***Duro de matar 4 (EUA/07): E.9/07)
...***A DUQUESA (The Duchess, drama, Inglaterra-França-Itália/2008, direção Saul Gibb): 3,2 (4-G; 3,7-S; 3,6-I; 3,6-Mc; 3-E; 3-J; 2-F.a). Biografia da Duquesa de Devonshire, uma das primeiras celebridades do mundo moderno (M). “Vai direto ao ponto e dá seu recado com elegância e ótimas interpretações” (O Globo). Dez/08
...***Dreamgirls (EUA/06): 3-E.2/07)

E (40)
...***Edukators (dr.Ale-Aus/04): E-4/05
...***EFEITO DOMINÓ (The bank job, suspense, Reno Unido/2008, direção Roger Donaldson): 3,5 (5-J; 4,2-S; 4-G; 3-E, 3-F; 2-T). Assaltantes de banco envolvem-se em trama de corrupção (M). Um filme à moda antiga que não soa velho
(G).
.****Elizabeth – a era de ouro (Ing-Fra-Ale/07): 2,5
(4-M.164; 1-F.67
...***Elsa e Fred – um amor de paixão (Esp-Arg/05): 3-M.
1/07; 3-F; 3-V
...***Em boa companhia: M.20.7/05
.****Em busca da vida (China/2006): E.7/07
.****Em direção ao sul (França-Canadá/2006): E2/07
... três mulheres em viagem ao Haiti, descobrem um mundo
de contradições sociais
.****Em Paris (Dans Paris, Fra-Por/06): 4,25 (5-F.92,dez07; 5-M.190; 4-E; 3-G). Dois irmãos de personalidades diferentes vivem aventuras amorosas
e desilusões (M)
.....**Em pé de guerra (Mr. Woodcock, EUA/2007, direção Craig Gillespie, com Susan Sarandon): 2-T. Ao visitar sua mãe, rapaz descobre que ela está noiva do homem que fez da vida do jovem um inferno (M.mar/08).
....**Em trânsito (doc.Br/05): E (6/07)
...***ENCARNAÇAO DO DEMÔNIO (terror, Brasil/2008, direção José Mojica Marins, com Jece Valadão): 3,5 (5-F; 4,5-S; 3-E, 3-F.a; 2-M). Libertado após décadas de prisão, assassino serial procura, a qualquer preço, a mulher que lhe dê o filho perfeito (M). Cenas que mereciam estar em qualquer antologia do gênero... obra prima com baixo orçamento e excelentes interpretações (F). Ago/08.
.****Encantada (Disney/07): G; 3-F (55-dez07), E
.****Encontro com Milton Santos (Silvio Tendler/06): M.142;
3-E.out07
...***Encontros ao acaso (EUA/06): E.set07
.....**ENCURRALADOS (Butterfly on a wheel, suspense, Canadá-Reino Unido/2007, direção Mike Barker): 2,0 (3-G; 2-J, 2-T; 1-E, 1-F). Vida de casal se transforma quando a filha pequena é seqüestrada (M). Mantém a platéia em supense até o final (G).
.****Engenho de Zé Lins (documentário, Brasil/2006):
4-E.fev08; 4-F
... ***ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (Blindness, drama, Brasil-Japão-Canadá/2008, direção Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga ): 3,4 (4,7-G.s; 4-E; 4-G; 4-M; 3,7-G.s; 3,7-S; 3,6-I; 3-E; 3-F.a; 3-J; 3-T; 2,2-Mc; 2-F). Baseado no livro homônimo do ganhador do Nobel José Saramago. A mulher de um médico é a única pessoa a manter a visão depois de uma epidemia de “cegueira branca” na cidade, onde reina o caos (F.a). Filme duro, que por vezes causa desconforto. Boa tradução para o livro, obra igualmente, se não mais, incômoda (M. Peixoto, Estado de Minas).
Faz-nos ver nosso holocausto moral (G).
O que constituía um real desafio era o caráter abstrato... e o cinema não se dá bem com abstrações. No resultado, não faltam elementos dignos: atores bem dirigidos, cuidado da produção, equilíbrio na narração... as deficiências devem-se menos a direção do que a seu ponto de partida. Poderia ter sido diferente? ...com menor reverência ao texto original e maior audácia em relação ao seu meio de expressão, Meirelles teria podido ir mais longe... afinal, é um filme sobre a cegueira. No entanto, não se percebe nenhuma reflexão específica sobre o tema. É uma pena, porque ajudaria a tirar “Ensaio” da incômoda posição de adaptação literária de prestígio, e dar-lhe um vôo autônomo e mais interessante. Como ficou, resulta num filme aplicado, digno, não destituído de talento. Mas, ainda assim, não mais que “um filme de arte”. E essa é outra armadilha de que vale a pena um cineasta escapar (I. Araújo, Folha de SP).
Por ser uma situação alegórica, muitos acham que não se pode cobrar da narrativa que seja verossímil. Engano. As melhores distopias capricham no “make believe”, nos nexos críveis da história. E há muitos momentos em “Ensaio...” (livro e filme) em que não temos nada disso.
A segunda metade do filme é menos convincente ainda, porque num cenário arrumadamente desarrumado. E o livro pedia um filme mais sombrio – não nas cores, mas nos tons (D. Piza, O Estado de S.P.).
Fiel ao livro, consegue inventar uma eloqüência própria, sutil e forte. Por exemplo, banha numa luz esbranquiçada e difusa que não é apenas uma evocação da cegueira branca: é a atmosfera ordinária de nosso universo desbotado, em que a trivialidade do cotidiano desvanece os contrastes – até que as sombras e os brilhos sejam revelados na “hora do vamos ver”, que acontece, paradoxalmente, porque todos (ou quase todos) perdem a visão (psicanalista C. Calligaris, Folha SP).
Filme e diretor nos sacodem para melhor nos lembrar que estamos vivos. Por isso, o filme é imperdível (Walter Salles, O Estado SP). BH, jan/09
...***ENSINANDO A VIVER (Martian child, EUA/2008, direção Menno Meyjes, com John Cusack): 3,5-Y. Escritor de ficção científica decide adotar um menino órfão (M). BH, jul/08.
.....**ENTRE LENÇÓIS (drama, Brasil/2008, direção Gustavo N. Roa, com Reinaldo Gianecchini e Paola Oliveira): 2,0 (3,7-S; 3,3-Gs; 2-F.a; 2-V.r; 1-T; 1-G; 0-F). Casal se conhece em casa noturna e se apaixona à primeira vista. “Uma noite inteira de sexo e discussão sobre a relação... os clichês mais óbvios sobre qualquer relação afetiva. Nada mais broxante (A. Gianini, Folha de SP). Dez/08.
...***A ERA DA INOCÊNCIA (L´Âge des Ténèbres, Canadá/2006, direção Denys Arcand): 3.2 (4-E, 4-G, 4-M; 3-T; 1-F.72). Em seus sonhos, homem comum se vê como grande estrela, é desprezado pela família, e tenta nova chance (E-T). O cinismo para com a sociedade é o melhor que o diretor (de O Declínio do Império Americano, e Invasões
Bárbaras) tem a apresentar (G, mar/08).
.****Era do gelo 2 (animação, EUA/2006): E.6/06; M.55
...***ERA UMA VEZ... (drama, Brasil/2008, direção Breno Silveira, com Vitória Frate e Thiago Martins): 2,9 (4-G; 4-S; 3-E; 3-J; 3-M, 3-T; 3-V; 2-F; 1-J). Rapaz de favela se envolve com moça da zona sul (M). Linguagem algo tradicional, extremamente bem realizado em todos os aspectos. Enorme habilidade do diretor... em construir narrativa sólida e envolvente... inclusive na intuição de que só mesmo fábulas... possibilitam mostrar um certo país chamado Brasil (M). Ao encenar este Romeu e Julieta social, o diretor... enche a história de penduricalhos, clichês e concessões melodramáticas para aproximar-se do suposto gosto do espectador médio (E). Filme sincero, que supera o lugar-comum (S). Para quem está cansado do argumento menino-pobre-apaixonado-por-menina-rica, eis uma boa notícia. Embora escorado em fórmula desgastada, Breno Silveira exibe a mesma sensibilidade de sua fita anterior, o sucessão de bilheteria 2 Filhos de Francisco. Troca o registro rural por um olhar reverente e apaixonado de um Rio de Janeiro cheio de contrastes. Está lá a alma carioca – seja por uma afiada visão das favelas, seja por uma descrição arguta do preconceito social. O amor e suas barreiras movem o roteiro. Nele, Dé (Thiago Martins) trabalha como vendedor de cachorro-quente num quiosque da Avenida Vieira Souto, na Zona Sul da cidade, e diariamente observa o cotidiano da riquinha Nina (a estreante Vitória Frate). Ao conseguir aproximar-se, Dé declara sua paixão. Tem início um romance turbulento, ambientado do Morro do Cantagalo à Praia de Ipanema, embalado por funk e sambas de Marisa Monte e Luiz Melodia. Com Rocco Pitanga e Paulo César Grande (V.SP). Out/08.
.****O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (Le Scaphandre et le Papillon drama, França-EUA/2007, direção Julien Schnabel): 3,8 (5-G, 5-L; 4,5-Y; 4-E, 4,1-R; 3-F.a, 3-J, 3-T, 3-V). Após um derrame, homem reaprende a se comunicar com um dos olhos (M). Drama baseado na autobiografia de Jean-Dominique Bauby, vencedor do prêmio de direção no Festival de Cannes e no Globo de Ouro. Editor da revista Elle francesa, Bauby (vivido por Mathieu Amalric, também em cartaz com Quando Me Apaixono e A Questão Humana) sofreu um derrame cerebral aos 43 anos e ficou quase totalmente paralisado. Lúcido, movia apenas o olho direito, com o qual se comunicava com sua família por meio de piscadelas. Com Emmanuelle Seigner (V). O diretor encontrou luminosas maneiras de retratar a síndrome, explorando com poético visual os triunfos pessoais do homem limitado a seu leito de hospital (R); faz um poema a partir de uma situação-limite, extraindo beleza e sensualidade da limitação (G). Boa parte do filme segue o ponto de vista do protagonista, o que funciona bem na maior parte do tempo. A sensação de angústia é quebrada por inesperados momentos de humor. (V.SP). BH, set/08
...***Escola do riso (Japão/2004): E.6/07
........Espartalhões (Meet the spartans, EUA, 2008). Sátira ao
filme “300”, sobre a luta entre gregos e persas (G), 3/08.
...***Espanglês (comédia romântica): M.24-7/05
.....**ESPELHOS DO MEDO (Mirrors, terror, EUA-Romênia/2008, direção Alexandre Aja): 2,5 (3-G; 3-M; 2-F.a; 1-J). Espíritos de outra dimensão aterrorizam clientes de shopping center por seus reflexos em espelhos, e tentam invadir casa de segurança do sopping. Refilmagem de sucesso sul-coreano de 2003, cult entre os aficionados (M). Nov/08.
...***A Espiã (Hol-Ale-Bel/06): 2,7 (5-F.57; 4-F; 2-G,
2-E.fev08)
.....**Esses moços (Br/04): E (6/07)
.****Estamira (documentário, direção Marcos Prado,
Brasil/2005): E(nov/06); M.108
.****ESTAMOS BEM, MESMO SEM VOCÊ (Anche libero va bene, Itália/2006, direção Kin Rossi Stuart, com Alessandro Morace): 4,3 (5-F.72, G-fev08; 3-E). O retorno da mãe, que os abandonara, transforma a vida de um casal de crianças
(M). BH, ago/08.
...***ESTÔMAGO (comédia, Brasil-Itália/2007, direção Marcos Jorge, com João Miguel e Paulo Miklos): 3,5 (5-J; 3,75-S; 3-E, 3-F, 3-J, 3-T, 3-V). Imigrante nordestino aprende a cozinhar e usa seu conhecimento para sobreviver na prisão (E)Despretencioso, traz um ator espetacular (F). Muito agradável ver a alimentação tratada com tanto amor no cinema... mas o protagonista é o grande responsável pelo que há de delicadeza e tom sutil (E, mai/08). Melhor filme brasileiro que já vi (Walmor Chagas, E). Eis uma receita de simplicidade que deu certo, muito certo. Ao azeitado roteiro, acrescente as ótimas atuações de João Miguel e Fabiula Nascimento mais a despretensiosa condução de Marcos Jorge, diretor publicitário que faz uma honrosa estréia no longa-metragem de ficção. A história começa na chegada do retirante nordestino Raimundo Nonato (João Miguel) a um boteco caído do centro de São Paulo. Sem dinheiro para pagar as coxinhas que comeu, ele aceita trabalhar como cozinheiro em troca de quarto e comida. A trama alterna sua escalada no mundo gastronômico com uma estada na cadeia. Saber o motivo de sua condenação é o que move a história, salpicada de simpatia e passagens bem-humoradas (V.SP). BH, ago/08
.****Estrada para o fascismo (Michael Winterbotton / MatWhitecross): 3-j (dez/06).
“Filme mais tenebroso já realizado sobre a suposta guerra ao
terrorismo...”
....**OS ESTRANHOS (The Strangers, terror, EUA/2008, direção Bryan Bertino): 2,4 (3,1-I; 3-J; 2,5-Gs; 2,3-Mc; 2-E; 2-F.a; 2-G). Casal em férias é ameaçado por perigosos mascarados (M). “Tenta fugir do lugar comum, mas não se salva” (O Globo). BH, dez/08
.****Estrela solitária (Win Wenders, EUA-Ale/05): E.6/06
.****Eu me lembro (Edgard Navarro - Br/06): E.jan/07
...***EU, MEU IRMÃO E NOSSA NAMORADA (Dan in Real Life, comédia dramática, EUA/2007, direção Peter Hedges, com Juliette Binoche): 3,0 (4-G; 4-S; 3,5-I; 3-F.a; 3-T; 3-Y; 2-E; 2-J). Vida de viúvo se transforma quando se apaixona pela namorada do irmão mais novo (M). BH, dez/08
...***Eu sou a lenda: 3,3 (4-G; 3-M, 3-E.jan/08)
.....**EU SOU JUANI (Yo Soy la Juani, comédia, Espanha/2006, direção Bigas Luna): 2,5 (3-E; 2-F.a). Duas amigas abandonam pequena cidade do interior e os namorados fracassados, e partem em busca de diversão em Madri, onde conhecem uma turma animada (T). BH, nov/08.
...***Exuberante deserto: 3,5 (4-G.11/07; 3-E)

F (25)
...***Fabricando Tom Zé (doc. Décio Matos/06): E-7/07
.****FALSA LOURA (drama, Brasil/2008, direção Carlos Reichembach, com Rosanne Mulholland, Cauã Reymond, Maurício Mattar): 3,8 (5-E; 4-E; 4-G, 4-T; 3-F, 3-M). Bela operária tem experiências traumáticas ao se envolver com dois mitos da música popular (T). Uma fábula proletária que ceifa ilusões (G). A fragilidade narrativa do filme pode até enfraquecer suas idéias, mas não impede que se rumine sobre
elas à saída do cinema (M). jul/08
...***A Família da noiva (comédia romântica, EUA/05):
E-4/05
...***A Família do Futuro (animação, Disney/07):
3,3 (4-M.189.4/07; 3-E, 3-F)
...***Família Rodante (Arg/04): E.dez/07
.****A FAMÍLIA SAVAGE (The Savages, EUA/2007, direção Tâmara Jenkins, com Philip Seymour Hoffman): 4-Y. Singelo e por vezes tocante, o drama salpicado de humor faturou duas indicações ao Oscar 2008: melhor roteiro original e melhor atriz, para Laura Linney. Sem escorregar no melodrama, a diretora aborda tensos relacionamentos familiares apostando, na medida do possível, no alto-astral. O conflito envolve os irmãos Wendy (Laura Linney) e Jon (Philip Seymour Hoffman), forçados a reencontrar-se quando o pai deles (papel de Philip Bosco) é hospitalizado por causa de uma degeneração cerebral. Professor universitário, Jon se encarrega de levá-lo para uma deprimente clínica de recuperação para idosos. Já Wendy, uma aspirante a dramaturga, tenta resgatar o passado afetivo do pai para tornar seu presente menos amargo (V). jul/08
.****A Fantástica fábrica de chocolate (Tim Burton):
M.23.7/05
...***FATAL (Elegy, drama, EUA/2007, direção Isabel Coixet, com Penélope Cruz e Dennis Hopper): 3,0 (4-G; 3,6-Mc´; 3,3-Mc; 3-E; 2-F; 2-F.a). Jovem universitária deixa crítico cultural sexualmente obcecado a ponto de resolver abandonar a família e nutrir ciúme doentio pela moça (F.a).
“Trata-se da adaptação do romance O Animal Agonizante, do americano Philip Roth, realizada pela mesma diretora espanhola de Minha Vida sem Mim (2003) e A Vida Secreta das Palavras (2005). Em Nova York, o professor universitário David Kepesh (Ben Kingsley), na casa dos 60 anos, desfruta uma confortável vida afetiva e sexual nos encontros eventuais com a amante (Patricia Clarkson). Seu cotidiano, porém, está prestes a dar uma reviravolta ao se entorpecer diante da beleza da cubana Consuela Castillo (Penélope Cruz). A realizadora demonstra tato para equilibrar sentimentos opostos e, econômica nas emoções, comanda uma história adulta capaz de deixar um nó na garganta no fim da projeção (113min). 14 anos. Estreou em 10/10/2008.” (Veja.SP).
“Belo poema de amor triste, uma elegia na acepção literária do termo.” (G). Nov/08.
......**FAY GRIM (ação/aventura, EUA-Alemanha/2007, direção Hal Hartley): 2,7 (3-E; 3-G; 3-J; 2-F.a). Continuação de “As Confissões de Henry Fool”, Fay é coagida por agente da CIA a localizar computadores de seu ex-marido (F.a). Quase faz juz a aplausos (G). Out/08.
.....**UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE (Bedtime Sotories, comédia, EUA/2008, direção Adam Shankman, com Adam Sandler): 2,3 (3-F.a; 3-G; 1-J). “Servente de hotel descobre que as histórias que conta se transformam em realidade” (Est. Minas). “Vai divertir os pequenos, mas será esquecido logo em seguida” (O Globo). Mar/09
....***FELIZ NATAL (drama, Brasil/2008, direção Selton Mello, com Leonardo Medeiros e Darlene Glória): 3,5 (5-G; 4,7-Gs; 4,5-S; 3-E; 3-F; 3-J; 3-M; 3-T; 3-V.s; 2-E). Homem volta à casa dos pais, e encontra a família completamente descontrolada (M).
“Para explorar as feridas afetivas dos personagens, o ator Selton Mello, estreando como diretor, encontrou apoio na câmera do diretor de fotografia Lula Carvalho. Closes extremos, enquadramentos sufocantes e imagens granuladas ou desfocadas registram um cotidiano regado a desilusões, descompassos e dissabores. Mesmo quando emerge do drama para alcançar uma atmosfera mais leve, a fita transpira inquietação. Não que seja fácil, contudo, embarcar na angustiante jornada proposta pelo diretor e embalada pela melancólica trilha sonora de Plínio Profeta. Na densa trama, Caio (Leonardo Medeiros) é dono de um desmanche de carros no interior e volta ao lugar onde nasceu para as festas natalinas na casa do irmão (Paulo Guarnieri). Lá, reencontra a mãe (Darlene), que abusa do álcool e dos tranqüilizantes, a cunhada (Graziella Moretto), os sobrinhos. Ele pretende reatar o convívio com o pai (Lúcio Mauro). Este, porém, recusa qualquer reaproximação. Há algo nebuloso no passado de Caio que deixou estremecida suas relações familiares” (M. Barbieri Jr., Veja.SP).
“Primeiro longa do diretor, coloca o espectador como observador incômodo do cotidiano de uma família que, sem piedade, encena seus dramas, até o limite do patético” (W. Sebastião, Estado de Minas).
“... pedaços (do passado) que Selton, firme como poucos diretores de primeira viagem, salpica para a platéia” (Set)
“Como bom ator que é, Selton sabe muito bem que todo exercício de estilo se torna estéril se não for movido por uma paixão interna, por uma dúvida, por uma inquietação, pela necessidade de exteriorizar sentimentos dos quais, às vezes se conhece pouco... tudo respira um clima de angústia e de sexualidade reprimida. É nesse ambiente que Selton vai buscar um certo sentimento de classe média brasileira, num viés suburbano que lembra, também, o de Nelson Rodrigues, lido, por exemplo, por Arnaldo Jabor. Essa miséria existencial contemporânea vai além das crises econômicas ou do sentimento de sacrifício que, historicamente, impregna a auto-imagem da classe média brasileira. Ela é, também, um caso psicológico – que o diretor se propõe a dissecar. É filme inspirado e promissor”
(L. C. Merten, Estado de SP). BH, nov/08.
...***Filhas do vento (Joel Zito Araújo): M.28-9/05
Rodado em Lavras Novas, articula o mundo das mulheres
negras...
.****Filhos da esperança (Alfonso Cuarón): M.105./06
(... num tempo em que as crianças não nascem mais...)
...***Um filme falado (Manoel de Oliveira, Portugal-França/
2003): E.4/05
.......*FIM DA LINHA (Brasil/2008, direção Gustavo Steinberg, com Rubensde Falco, Leonardo Medeiros e Daniela Camargo): 1,5 (2-F; 1-E). O destino de vários personagens se cruza quando ocorre uma chuva de dinheiro no centro de São Paulo (M).
.....**FIM DOS TEMPOS (The happening, EUA/2008, direção M. N. Shyamalan): 2,4 (3-G, 3-T; 2-E, 2-F.a, 2-V). Professor de ciências tenta proteger sua família durante uma crise ambiental de larga escala, iniciada por uma toxina liberada por plantas, que leva a população à loucura e induz ao suicídio (V). O diretor conduz o filme com pulso firme (G). O nome do diretor de O Sexto Sentido e Sinais é sinônimo de tramas sobrenaturais com muita tensão, alguns bons sustos e reviravoltas inesperadas – mas nem sempre bem resolvidas, como no frustrante A Dama na Água e outra vez agora, no seu mais recente suspense. Em sua primeira hora, a fita seduz o espectador. Depois, descamba em direção a soluções mal-ajambradas. O que aterroriza os personagens é um fenômeno desconhecido. De um momento para outro e sem nenhuma explicação, ele altera o comportamento das pessoas, resultando em suicídios em massa. Nesse cenário caótico, o professor Elliot (Mark Wahlberg) tenta sobreviver com sua mulher (Zooey Deschanel) e dando proteção a uma garotinha, papel de Ashlyn Sanchez (V.SP). jul/08
.****O Fim e o princípio, O (Eduardo Coutinho, Brasil/2005):
4-M.34/36.11/05; 4-E
...***FOI APENAS UM SONHO (Revolutionary Road, EUA-Ing/2008, direção Sam Mendes, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet): 3,5 (5-G; 4-F.a; 4-J; 3,9-I; 3,7-S; 3,5-Mc; 3,3-Gs; 3-E; 3-F; 3-T; 2-V.r). “Na década 1950, casal de Connecticut, frustrado com a carreira e com o relacionamento, decide mudar-se para a França em busca de novos sonhos” (Est. SP).
“Diretor de Beleza Americana (1999), Mendes dá um passo maior que as pernas ao adaptar o romance homônimo de Richard Yates (1926-1992). A Academia de Hollywood reconheceu o que a fita tem de melhor: a atuação de Michael Shannon (ele é o filho irrequieto da personagem de Kathy Bates), candidato ao Oscar de ator coadjuvante. Figurinos e direção de arte também foram indicados à estatueta. Ambientada nos Estados Unidos de 1955, a trama flagra o cotidiano do casal Frank e April Wheeler, interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (mulher do diretor), a mesma dupla de Titanic. Ela é uma atriz fracassada. Ele sustenta a casa e os dois filhos com o salário de um emprego burocrático. Tudo tende a mudar quando April sugere ao marido uma mudança radical para Paris. Mas, conforme os dias passam, mais distante fica o projeto de viver no exterior. Um roteiro esquálido mostra apenas duas facetas da relação conjugal - ou os protagonistas trocam carinhos ou são vistos em desmedidas lavagens de roupa suja. Falta sutileza também às atuações do par, excessivamente teatrais em muitos momentos. Apesar do registro irregular, Sam Mendes cerca-se de uma caprichada recriação de época” (M. Barbieri Jr. Veja.SP).
“Sam Mendes foi revelado em Beleza Americana (1999), patinou em Estrada para Perdição (2002) e retornou com força em Soldado Anônimo (2005). Dá aqui um passo maior que as pernas ao adaptar o romance homônimo de Richard Yates (1926-1992). A Academia de Hollywood reconheceu o que a fita tem de melhor: a atuação de Michael Shannon (ele é o filho irrequieto da personagem de Kathy Bates), candidato ao Oscar de ator coadjuvante. Figurinos e direção de arte também foram indicados à estatueta. Ambientada nos Estados Unidos de 1955, a trama flagra o cotidiano do casal Frank e April Wheeler, interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (mulher do diretor), a mesma dupla de Titanic. Ela é uma atriz fracassada. Ele sustenta a casa e os dois filhos com o salário de um emprego burocrático. Tudo tende a mudar quando April sugere ao marido uma mudança radical para Paris. Mas, conforme os dias passam, mais fica distante o projeto de viver no exterior. Um roteiro esquálido mostra apenas duas facetas da relação conjugal - ou os protagonistas trocam carinhos ou são vistos em desmedidas lavagens de roupa suja. Falta sutileza também às atuações do par, excessivamente teatrais em muitos momentos. Apesar do registro irregular, Sam Mendes cerca-se de uma caprichada recriação de época. Com Kathy Bates”. (Veja.RJ).
“Para ser visto sem contraindicações por jovens casais ou velhos amantes” (R. F., O Globo).
“Exagera no pessimismo ao desvendar o vazio e a falsa estabilidade das relações em uma sociedade tolhida pelo conservadorismo... interpretações irretocáveis, vão ao extremo no retrato deste beco sem saída” (S. U. Itiberê, Set). Fev/09.
.****Flores partidas (Jim Jamursh, EUA/05): 4-M.43-1/06;
4-E “... esconde jornada existencial em drama de mistério...”
...***FÔLEGO (Breath, drama, Coréia do Sul/2007, direção Kin ki-duk): 3,0 (4-E; 3-E; 3-R; 2-F). Mulher casada se apaixona por prisioneiro a ser executado (E). Diretor traz de volta seus personagens que tentam escapar da solidão e alheamento nas mais variadas circunstâncias. Obra perturba porque apresenta idéias complexas em gestos simples (E).
...***Fora do jogo (Irã/06): E.6/07)
..****Free zone (Amos Gitai, Israel): “... vai além da
política... M.85.8/06
.....**FRONTEIRA (drama, Brasil/2008, direção Rafael Conde, com Alexandre Cioletti, Berta Zamel e Yara de Novaes): 2,7 (5-M; 3-E.t; 3-T; 2-F.a; 2-L; 2-V; 1,2-G.s). História de amor e mistério em um velho sobrado onde vive uma jovem cuja fama de milagreira ultrapassa as montanhas de Minas (M).
“Guiado pelo escritor Cornélio Pena, o diretor mineiro especula sobre o que poderia ter ocorrrido. O resultado é mais uma jóia, talvez a mais elaborada do cinema brasileiro contemporâneo em sua decisão de olhar criticamente para a história, o cotidiano e o povo brasileiro e, assim, investigar a formação social e cultural do país. É filme com cenas de estonteante beleza, plasticidade primorosa... história tensa, dramática, atravessada por silêncios, dúbia e perturbadora até o limite do assustador, enredando o espectador em um universo que tem cenários, contextos e personagens familiares. A câmara, de muitos movimentos, varre os ambientes pontuando luzes e sombras, texturas, paisagens, faces, atos. Podem-se ouvir as poucas palavras (e muitos silêncios) dos personagens, cantos religiosos, ruídos dos `fantasmas, o que circula na boca do povo etc. Com enorme perícia, andamento rigoroso e criativo (trabalhando minuciosamente a passagem de cena, Conde leva o espectador a se descolar das aparência das coisas... não se trata apenas de contar uma história, mas de criar um universo completo que, sem artifícios, articula (e ilumina) todo o contexto social, dos aspectos socioeconômicos aos temas do imaginário e da ideologia. Filme autoral, mas sem os cacoetes de linguagem associados a essa expressão. E que tem a ousadia e poder de repor a experiência (e prazer) do cinema (W. Sebastião, Estado de Minas).
“É inegável o talento do diretor mineiro no que se refere à técnica. Os belos passeios de câmera, os enquadramentos simétricos e a caprichadíssima fotografia de seu primeiro longa-metragem de ficção estão aí para comprovar. A dramaturgia, porém, se aproxima mais do teatro do que do cinema. Embora tenha extraído o texto do livro homônimo de Cornélio Penna, escrito em 1935, Conde poderia deixar os diálogos menos literários e a encenação menos pomposa. A trama, ambientada no início do século XX, capta instantâneos da vida campestre da jovem Maria (Débora Gomez). Assediada por um viajante (papel de Alexandre Cioletti), a garota torna-se objeto de culto ao ser apontada como milagreira pela tia Emiliana, um bom papel para a grande Berta Zemel” (Veja.SP).
“Apesar dos aspectos acima, muito lento e arrastado” (L). BH, jan/09
...***A FRONTEIRA DA ALVORADA (La Frontière de L’Aube, drama, França/2008, direção Philippe Garrel, com Louis Garrel): 3,0 (4-T; 3-E; 2-M). Fotógrafo se casa com garota burguesa, mas continua ligado a relacionamento anterior com atriz casada (E). “Um filme belíssimo” (O Tempo). BH, jan/09

G (16)
...***Gaijin - ama-me como sou (Tizuka Yamazaki):
M.29/30.9/05
...***Gângster, O (EUA/07): 3,3 (4-G.2/08; 3-E, 3-F)
...***GARÇONETE (Waitress, EUA, direção Keri Russel): 2,6 (3,5-R, 3-G.11/07; 2-F). Garçonete sonha em largar marido prepotente, mas precisa conviver com gravidez (M). Serve uma doce e deliciosa fatia de história de vida, ao revelar a força da amizade, maternidade e vontade de conquistar uma chance (R).
.....**Gatão de meia idade: M.52-3/06
… preserva elementos das tirinhas de Miguel Paiva…
...***UMA GAROTA DIVIDIDA EM DOIS (La fille coupée en deux, França-Alemanha/2007, direção Claude Chabrol, com Ludivine Sagnier): 3,4 (5-F; 4-F.g; 4-E; 4-M; 3-T; 2-F.a; 2-J). Escritor maduro tem que disputar o amor de uma jovem com milionário mais moço (J). Evocando, enfim, o grande cinema clássico para melhor afirmar a atualidade do olhar. É um filme de obra, contínua, coerente, agradabilíssima, e nada preocupada em impressionar ou perseguir a moda (F). Crônica do amor e do ciúme... abordagem daquelas que legitimam o cinema como arte narrativa... história em que o não dito ganha força por encontrar eco naquilo que também o espectador esconde (M. C. Avelar, M). Out/08.
*****Garotas do ABC (doc. Carlos Reichembach, Br):
M.1-9/04 ...nova obra-prima ... candidato a maior cineasta do
Brasil...
...***Garoto cósmico (animação, Brasil): 3,5 (4-M.2/08; 3-E)
.****GOMORRA (drama, Itália/2008, direção Matteo Garrone): 3,6 (5-G; 4-E; 4-F; 4-S; 3,7-I; 3-J; 3-M; 3-T; 3-Vr). Baseado em livro recente que tornou o autor jurado de morte, “cinco histórias de pessoas que vivem num mundo de selvagens e sangrentas disputas envolvendo a Máfia” (T). “Une tensão e secura em narrativa objetiva, quase documental” (O Globo). Jan/09
...***Grande chefe (comédia, Dinamarca-Suíça-outros/06):
E-8/07
...***O GRANDE DAVE (Meet Dave, comédia, EUA/2008, direção Brian Robbins, com Eddie Murphy): 1,9 (3,5-S; 2.A; 2-G; 2-J; 1-E; 1-T). Sujeito desajeitado abriga dentro de si um grupo de minúsculos alienígenas (M). História tão previsível que o espectador se aborrece com a falta de criatividade (G). Out/08.
....**A Grande família (Bra/06): 2,5 (3-M.1/07; 2-E)
....**Grande Final, A (fut.,Esp): M.136
....**Grupo Corpo, 30 anos (documentário, direção Lucy
Barreto/07): E.dez07
...***Guerra dos mundos: M.17.7/05
.....**A GUERRA DOS ROCHA (comédia, Brasil/2008, direção Jorge Fernando, com Ary Fontoura e Diogo Vilela): 2,0 (3-M; 2-E; 2-F.a; 2-G; 2-J; 2-S; 1-F; 1-T). Três irmãos brigam o tempo todo para saber quem vai cuidar da mãe; quando esta desaparece, ficam desesperados e passam a viver situações engraçadas (M). Bom entretenimento...tão bom quanto a televisão e o cinema comerciais podem produzir em termos de comédia. Não chega aos pés do melhor das duas mídias, mas não faz feio. E cumpre as duas funções essenciais à própria comédia: faz rir, e constitui crônica das contradições de uma época em determinado lugar – Brasil, cidade grande (Rio), dias de hoje (M. C. Avelar, Estado de Minas). Destila piadas, mas poucas realmente criativas (G). Personagens caricatos, constrangedoras cenas de pastelão (S). Nov/08.
.....**O GUERREIRO DIDI E A NINJA LILI (Brasil/2008, direção Marcus Figueiredo, com Renato Aragão): 2,2 (4-G; 2-E, 2-T; 1-V). Guerreiro é enviado para proteger uma menina que está sendo criada pela tia milionária (M). O maior acerto artístico de Renato nesta década (G). Em seu 47º filme, Renato Aragão volta a trabalhar com a filha Lívia (de O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili). Desta vez, o ex-Trapalhões cria confusões no universo das artes marciais. No início do século XX, a jovem Lili (Lívia) deixa o Japão, onde foi educada por um mestre oriental para se tornar uma ninja. Ela vai para a Europa viver com sua rica e amargurada tia Morgana (Vanessa Lóes). Para protegê-la, o guerreiro Didi se infiltra na casa como jardineiro. Juntos, enfrentam uma gangue de pequenos assaltantes. O humorista segue fiel aos seus pequenos fãs, abusando do humor físico ingênuo. Com Marcelo Novais (V.SP). BH, ago/08.

H (20)
.****Hairspray – em busca da fama (com, EUA/07):
3,5 (4-G.1107; 3-E) “...o musical do ano” (G)
....**HANCOCK (Hancock, EUA/2008, direção Peter Berg, com Will Smith, Jason Baterman, Charlize Theron): 2,2 (3,5-Y; 3-F.a, 3-S; 2-E, 2-J, 2-T, 2-V; 1-G). Um super-herói beberrão e desordeiro, que não se importa em destruir a cidade que ele tenta salvar da criminalidade e que se sente à vontade para destratar as pessoas ao seu redor. Esse é Hancock, o personagem principal do novo filme de Peter Berg (de "O Reino"), uma paródia que oscila entre o humor e o drama (V). Beberrão e bastante folgado, Hancock (Will Smith) não segue exatamente a cartilha de um super-herói. Quase por obrigação, ele usa seus poderes de forma desleixada para salvar a humanidade. Vive causando estragos. Caberá ao relações-públicas Ray Embrey (Jason Bateman, de Juno) melhorar um pouco sua imagem perante a sociedade. Charlize Theron interpreta a mulher de Embrey, com quem o herói começa a sair. A boa idéia rende risadas na primeira etapa. Mas se perde quando a história é levada muito a sério (V.SP). BH, ago/08.
...***Happy feet, o pinguim – E; M.111
*****Harmada (Maurice Capovilla, Br/02): M.32.10/05... fala
sobre perda e reafirmação de liberdade...
.****Harry Potter e a ordem da Fênix: M.178.7/07; E
.****Harry Potter e o cálice de fogo: M.36.11/05
...***HELLBOY 2 – O Exército Dourado (Hellboy 2: The Golden Army, ação/aventura, EUA/2008, direção Guillermo del Toro): 3,0 (4-G; 3,7-Y; 3-F.a; 3-J; 3-T; 2-E; 2-M). Invade a bizarrice dos X-Men... segundo filme do diretor de “Labirinto do Fauno” carrega em efeitos e seres estranhos (E). Tem requinte plástico, mas deixa a desejar... sequer chega a se constituir como uma história... de fato, é só um trailer longo (M). Poucos sabem lidar com a magia e a fantasia como Del Toro (G). Out/08.
*****Herencia (Paula Hernández, Arg): M.84.7/06
(belo conto romântico contemporâneo...)
*****Herói: (China): 5-M,8.4/05
...***Um Herói do nosso tempo (França-Israel): M.61-4/06
(...menino que finge ser judeu...)
.****Hércules 56 (document., Brasil, Silvio Da-Rin/06): E.6/07
...***HIGH SCHOOL MUSICAL 3: Ano de Formatura (High School Musical 3: Senior Years, EUA/2008, direção Kenny Ortega, com Zac Efran): 2,9 (5-Gs; 4-G; 3-J; 2,9-Gs; 2,6-I; 2-F.a.; 2-V.r; 1-T). Jovens colocam em musical seus medos e esperanças (T). O melhor filme da franquia que fez a Disney se renovar junto à geração MSN
(G). Jan/09
...***Homem-aranha 3 (EUA/07): V, E.6/07)
...***UM HOMEM BOM (Good, drama, Inglaterra-Alemanha/2008, direção Vicente Amorim, com Viggo Mortensen): 2,8 (5-G; 4,4-G.s; 4-F.a; 3,8-I; 3,2-S; 2-E; 2-F; 2-T; 1,9-Mc’; 1,8-Mc; 1-Vr). Escritor vê sua carreira prosperar quando livro em que defende a eutanásia é incluído em lista de apoio ao governo Hitler. “Mortensen tem uma atuação comovente” (O Globo).
Fev/09
...***HOMEM DE FERRO (Iron man, aventura, EUA/2008, direção Jon Favreau, com Robert Downey Jr.): 3,2 (5-G; 3-J, 3-T; 2-E). Após acidente, bilionário inventor cria armadura de ferro para manter-se vivo, e decide usar a tecnologia para combater o mal (M, T). Downey Jr. esbanja carisma e vigor dramático (G).
......*O Homem que desafiou o diabo (Br/07): 1,5 (2-E.12/07; 1-F)
........UM HOMEM PERDIDO (Um Homme Perdu, drama, França/2007, direção Danielle Arbid). Fotógrafo francês viaja pelo mundo quando um encontra um árabe solitário, cuja memória tenta ajudar a recuperar. Nov/08.
...***HORTON E O MUNDO DOS QUEM (animação, EUA/2008): 3,3 (5-G; 3,75-S; 3-F, 3-E, 3-J, 3-M; 2-T). Elefante tenta ajudar povo microscópico. Nem a Pixar de Toy Story expressou o humanismo com
tanta acuidade (G)
...***Hospedeiro, O (Cor.doSul/06): 3,0 (4-M.186; 2-E.6/07)
.....**HUGO, O TESOURO DA AMAZÔNIA (animação, Dinamarca-Noruega-Letônia/2007, direção Jorgen Lerdam): 2,0 (2,5-I; 2-F.a; 2-G; 2-J). Criaturinha da floresta ajuda amiga a se livrar de três vilões (M). “Nenhuma animação pode negligenciar o roteiro” (O Globo). Nov/08.

...***A ILHA DA IMAGINAÇÃO (Nim´s Island, aventura infantil, EUA/2008, direção Jennifer Flacket, com Jodie Foster, Abgail Breslin): 2,9 (4-S; 3,25-M.l; 3-E, 3-F.a, 2,75-Mc; 2-E, 2-J). Garota mora com o pai em ilha isolada; quando ele desaparece, ela passa a se comunicar com quem ela acredita ser personagem de um livro (E, T). Baseada em livro de Wendy Orr, a aventura tem como grande novidade colocar a estrela Jodie Foster em um papel leve e divertido. Ela faz a escritora Alexandra Rover, autora de romances sobre o herói Alex Rover (na imaginação dela, vivido por Gerard Butler, de 300). A estrela do filme, porém, é a atriz prodígio Abigail Breslin (a encantadora menininha de Pequena Miss Sunshine). Moradora de uma ilhota isolada, Nim (Abigail) é fã número 1 das histórias do aventureiro. Tanto que, quando o pai dela (também interpretado por Butler) desaparece no mar, sua primeira idéia é contatar a escritora e pedir ajuda. Ela não sabe, mas Alexandra morre de medo de sair de casa, ainda mais para enfrentar perigos do outro lado do mundo (V.SP). BH, ago/08.
.****O Ilusionista: 3,6 (4-M,114.12/06; 4-E ; 3-E)
....**IMAGENS DO ALÉM (Shutter, terror, EUA/2008 direção Masyuki Ochiai): 1,7 (2,5-S; 2-E, 2-F; 1-J, 1-T). Fotógrafo começa a perceber estranhas figuras em suas fotos (M). Clima arrepiante e bons sustos (S). Com roteiro fraco, remake não decola (F.103, mai/08)
.****IMPÉRIO DOS SONHOS (direção David Lynch): 3,8 (4-Y; 3,6-Mc). Um dos poucos filmes de 2006 que merece ser chamado de arte (Y).
..****Inconscientes: M,26.8/05
...***O INCRÍVEL HULK (The incredible Hulk, comédia de ação, direçao Louis Leterrier): 3,2 (5-J; 4-G; 3-E, 3-F.a; 2-T, 2-V). Após ser exposto a raios gama, cientista se transforma em monstro gigante, e enquanto tenta encontrar a cura, tem que enfrentar monstro com poderes semelhantes aos seus, forças do governo e outros interessados em seus poderes (M, E). Roteiro recria o tom desencantado da teledramaturgia dos EUA nos anos 70, enriquecendo a trama (G). Depois que os fãs de super-heróis torceram o nariz para o Hulk (2003) de Ang Lee, considerado lírico demais, a editora Marvel resolveu produzir por conta própria as adaptações de suas histórias em quadrinhos. A primeira foi Homem de Ferro, cujo sucesso se tenta repetir com essa nova aventura do Gigante Esmeralda. Louis Leterrier, de Carga Explosiva, assume o comando apostando em mais ação. Escondido em uma favela do Rio de Janeiro, o doutor Bruce Banner (Edward Norton) tenta reverter as alterações genéticas que sofreu e o transformam em um monstro verde quando sente raiva. Mas um grupo de militares pretende usar seu poder para criar soldados invencíveis. Com Liv Tyler, Tim Roth e William Hurt (V.SP). jul/08
..****Os incríveis (animação, EUA/04): E.4/05
...***INDIANA JONES E O REINO DA CAVERNA DE CRISTAL (Indiana Jones and the kingdom of the crystal skull, EUA/2008, direção Steven Spielberg, com Harrison Ford e Cate Blanchet): 3,0 (5-M; 4-G; 3,5-Y; 3-F/Agora, 3-J, 3-T, 3-Y; 2-E, 2-F, 2-V). Arqueólogo tenta devolver poderoso artefato à Floresta Amazônica. Exemplo magistral de como se renova... antiga tensão em torno da idéia de clássico... algo que parece, ao mesmo tempo, novo e conhecido... é um dos elementos que tornam fascinante uma narrativa (M). Não tem a velocidade de “Speed Racer” ou as armaduras de “Homem de Ferro”, mas seu protagonista ainda segura um filme no chicote (E/J. Tarde). Mais do mesmo: cinema feito de marcas, Indiana é um tipo de Armani da aventura contemporânea... reitera o espírito de seriado que garantiu o sucesso (F). Sucessão de clichês e diálogos manjados, amarrados por cenas de pancadaria com final para lá de previsível (Gazeta Mercantil).
O que esperar do quarto episódio de uma das mais queridas e lucrativas séries da história? Numa era em que os efeitos digitais dominam o cinema de ação e de aventura, seria previsível que Spielberg se rendesse à modernidade sem abrir mão da nostalgia. Por mais que o diretor tenha seguido a fórmula, o resultado pode frustrar os fãs. Dezenove anos depois de Indiana Jones e a Última Cruzada, o diretor parece ter perdido o timing. Ao contrário dos três capítulos anteriores, recheados de seqüências memoráveis, aqui há humor auto-referencial aos montes e empolgação de menos. Também é de difícil digestão a resposta, respaldada na ficção científica, para o enigma que envolve a caveira do título. O sessentão Harrison Ford retoma o fôlego na pele do arqueólogo Indiana Jones. Em 1957, durante a Guerra Fria, ele sobrevive a uma explosão atômica no deserto do estado de Nevada. Prestes a deixar os Estados Unidos, é interceptado pelo jovem motoqueiro Mutt (Shia LaBeouf, de Transformers). O rapaz traz um pedido de ajuda de sua mãe para que Jones siga até a Amazônia peruana e localize um velho amigo. Não demora muito para os heróis se verem acossados por vilões soviéticos liderados pela intrépida Irina Spalko (Cate Blanchett). Com Karen Allen e Ray Winstone (V.Rio). jul/08
...***OS INDOMÁVEIS (EUA/07, direção James Mangold): 3-F.67. Rancheiro enfrenta perigosa quadrilha, que pretende libertar seu
chefe (M). Muito entretenimento neste faroeste robusto e nostálgico (
...***Import-export (Áustria): F.10/07)
.****Inesquecível: M,182.6/07
...***Infância roubada (Ingl-Afr/05): E.6/07
...***Os Infiltrados (Scorcese, EUA): E.11/06
......*A Intérprete (Sydney Pollack, Ingl/05): E.4/05
.****Intervalo clandestino (doc. Eryk Rocha, Bra): M.86-8/06
Tenta entender o Brasil às vésperas da eleição de 2002...
subverte as estruturas convencionais do documentário
.****Irma Vap – o retorno: M,56.4/06)
...***IRINA PALM (drama, Belg-Lux-Ing-Ale-Fr/2006, direção Sam Garbarski, com Marianne Faithful). 3,4 (4-E; 4-G; 4-M.abr/08; 3-T; 2-F). Para ajudar no tratamento do neto doente, viúva adota identidade secreta para trabalhar em clube noturno (M).

J (14)
.****O jardineiro fiel (Fernando Meireles, Brasil/05): E
....**JOGO DE AMOR EM LAS VEGAS (What happens in Vegas, EUA/2008, direção Tom Vaughan, com Cameon Diaz): 2,2 (4-G; 2,2-R, 2-E.t, 2-T, 2-V; 1-J). Na manhã seguinte a noite de farra, rapaz e moça descobrem que se casaram, e ganham um prêmio, mas para recebê-lo tem que provar que são um casal estável (M, E). Com poucas risadas, busca as convenções da comédia romântica (R). Prova que não é preciso ser absolutamente original para fazer um grande sucesso (G). Não há muito espaço para inovações quando se trata de uma comédia romântica. Ainda que previsível, esse novo veículo para o eterno garotão Ashton Kutcher, marido de Demi Moore, até que funciona como diversão ligeira. Ele interpreta Jack Fuller, um trintão inconseqüente, enquanto Cameron Diaz é Joy McNally, uma corretora da Bolsa de Valores de Nova York perfeccionista. Os dois se conhecem em Las Vegas e, depois de uma noitada regada a álcool, acordam casados. Quando já discutiam a anulação da união, ganham uma bolada em um caça-níquel. Para acabar com a disputa pelo dinheiro, um juiz os condena a passar seis meses vivendo juntos. Se o conflito beira o caricato, a guerra dos sexos rende boas risadas. O inevitável final meloso fará muitas mulheres suspirar. Com Treat Williams e Queen Latifah (V.SP). ago/08.
.****O JOGO DE CENA (documentário, Brasil/2007, direção Eduardo Coutinho): 4,3 (5-G-; 4-E; 4-F.11/07)
...***JOGOS DO PODER (dir. Mike Nichols, EUA/07, com Tom Hanks e Julia Roberts): 3,0 (4-M.192,fev/08; 3-F.71; 2-E). Deputado americano luta para convencer o Congresso a apoiar os rebeldes durante a ocupação soviética no Afeganistão. Combinação de experiência e jovialidade (do diretor), que faz do filme um prazer (V). Indicação Oscar ator coadjuvante (Philip S. Hoffman)
......*JOGOS MORTAIS 5 (ação/crime, Saw V, EUA/2008, direção David Hcki): 1,5 (3-I; 2-G; 0-J). Detetive que conheceu artimanhas de criminoso serial precisa eliminar as pontas soltas do caso (M). BH, nov/08.
.....**Jogo subterrâneo (Br/04): 2,5 (3-M.21.7/05; 2-E)
...***Johnny&June (EUA): 3,0 (M,47.2/06; M-2)
...***JOY DIVISION (documentário, Inglaterra-EUA/2007, direção Grant Gee): 2,7 (3,4-I; 2-T). A trajetória do grupo inglês e como se reinventou após o suicídio do vocalista (T). Nov/08.
....**JUMPER (EUA, 2008). 2,3 (4-G; 3-T; 2,75-S; 2-E; 1-F, 1-J). Jovem com poderes de teleportação se envolve num antigo conflito (M). Vira um romance repleto de cartões postais vazios (S). Pura pipoca. Mas temperada, quentinha... (G, abr/08)
...***JUNO (EUA/2007): 3-F.70. Uma das criações mais originais do cinema independente... merece ser visto (V). Indicação ao Oscar de melhor filme, direção (Jason Reitman), atriz (Ellen Page), roteiro.
...***JUÍZO (documentário, Maria Augusta Ramos, Br/07): 3,0 (3-F,
3-E). A trajetória de menores infratores, entre a prisão e o julgamento ... ressalta teatro” da justiça (F) Diálogo de ponta entre a
ficção e o documentário (G).
...***Justiça a qualquer preço: G.11/07
...***Uma Juventude Como Nenhuma Outra (Israel/05): V.5/07

K (4)
.****Kill Bill: vol. I: M,35.11/05
.****King Kong (Nova Zel-EUA/05): E
...***Kirikou – os animais selvagens (animação, França/05): l
.****KUNG FU PANDA (animação, EUA/2008, direção Mark Osborne): 3,5 (5-L; 4,5-S, 4-G, 4-V, 4-Y; 3,6-Mc; 3-E, 3-F.a, 3-J, 3-M, 3-T, 3-V). Preguiçoso panda é o único capaz de salvar o vale do poderoso leopardo das neves, e para isso se torna um grande mestre da luta (T). Tão consistentemente divertido e visualmente atraente que transcende os clichês da história (Y). ). Bonachão e anárquico, Jack Black (de A Escola do Rock) é a escolha certa para dublar um atrapalhado urso panda na animação da Dreamworks. Enquanto ajuda o pai a servir macarrão em um pequeno restaurante familiar, o panda Po sonha com lutas de kung fu. Treinados pelo mestre Shifu (voz de Dustin Hoffman), seus heróis são a Tigresa (Angelina Jolie), o Macaco (Jackie Chan), a Víbora (Lucy Liu), o Louva-Deus (Seth Rogen) e a Garça (David Cross). Ao ser inadvertidamente escolhido a integrar o grupo, sua falta de jeito não inspira a confiança dos colegas. Mas o rechonchudo discípulo pode ser a resposta ao temido Tai Lung, que deseja atacar o templo. Além de divertido, o desenho tem um traço deslumbrante (V.SP). Mira no riso, mas acerta mais na adrenalina (G). Nov/08.

L (24)
...***Labirinto do fauno (Guillermo del Toro, Méx.):
3,5 (4-V, 4-M,112.12/06; 3-E, 3-F)
...***Ladrão de diamantes (suspense): M.5-3/05
*****Lady Chatterley (Fra-Belg-Ing/07): F,51.11/07, E
...***Lady Vingança (Cor.Sul): M.187.6/07
....**LADY JANE (França/2008, direção Robert Guédiguian): 2-F. Depois de anos, três amigos de longa data voltam a se encontrar, por causa de uma tragédia (M). Diretor faz releitura pouco convincente de noir (F). BH, ago/08.
.****A LEI DO DESEJO (La ley del deseo, Espanha/1987, direção Pedro Almodóvar, com Antonio Banderas e Carmen Maura): 4,5 (5-E.fev/08; 4-Guia Abril/2003). Cineasta é incriminado quando seu amante é morto por jovem desajustado (E). Foi considerado “o filme mais ousado, radical e pessoal do cineasta... quebrando quase todos os tabus sexuais, religiosos e morais.. ácido, combina em doses equilibradas tragédia e humor rasgado (Guia Abril). Forte candidato
ao título de melhor realização do diretor (E).
.****LEMMON TREE (drama, Israel-Alemanha-França/2007, direção Eran Riklis): 4,5 (5-E.t; 5-G; 5-J; 4-E; 3-F). Baseado em fatos reais, o drama retrata uma viúva palestina que recorre à Suprema Corte de Israel para impedir que seus limoeiros sejam derrubados pelas forças de segurança do ministro da Defesa do país, seu vizinho, que acreditam que os limoeiros oferecem risco ao ministro (F). Com narrativa simples, Riklis aposta na relação silenciosa entre duas mulheres cuja proximidade de caráter representa a esperança de paz (G). Out/08.
...***Lenda de Beowulf (EUA/07): 3,5 (5-F-nov07; 4-M.154; 4-E, 4-F;
3-F.53; 1-E)
....**Lenda do tesouro perdido (Disney/07): F-61(jan)
.****Lenhador, O: M.11-5/05
... usa a pedofilia para expor a hipocrisia social...
....**Leões e cordeiros (Rob Red./07): 2,3 (3-E, 3-G.dez/07; 1-F)
.****LINHA DE PASSE (drama, Brasil/2008, direção Walter Salles e Daniela Thomas, com Vinicius de Oliveira e Sandra Carveloni): 4,1 (5-E.t; 5-G; 5-J; 4,2-G.s; 4-F; 4-E; 4-M; 4-S; 3-F.a; 3-T). Empregada doméstica que vive na periferia de São Paulo luta para educar os quatro filhos; todos de pais diferentes e ausentes: Reginaldo, o mais novo, obcecado em descobrir a identidade do pai; Dario, que sonha com uma carreira no futebol; Denis, motoboy que trabalha para pagar a moto e contribuir nas despesas do filho que teve com a namorada; e Dinho, evangélico fervoroso que trabalha como frentista. Vencedor do prêmio de melhor atriz (Sandra Corveloni) no Festival de Cannes 2008 (F).
A busca por uma identidade brasileira num ótimo roteiro e excelentes interpretações (G).
Se há acertos nas ótimas atuações e em alguns conflitos pessoais, a dupla cerca o roteiro com uma demagógica resposta para justificar atos criminosos. A platéia podia passar sem essa (V.Rio).
Filme se opõe ao “cinema de pobre” – com aspecto documental, retrata universos dos “sem esperança” e reforça humanismo do diretor (F).
Se trata de opções, responsabilidades e culpas, lembra-nos, o tempo todo, que talvez sejam relativas, que devem, necessariamente, ser atribuídas também a um contexto sobre o qual não temos o menor controle (M).
Apesar de sofrer de certa inocência social (ricos são idiotas, motoboys assaltam pois são levados a isso, futebol é corrupto e o mundo nos torna pior), as histórias conquistam pelo carisma dos personagens (S).
Retrato do desejo que pulsa na periferia: expõe a luta de uma mulher e seus filhos para não serem engolidos por uma cidade cada vez mais desumana. Espécie de releitura brasileira de “Rocco e seus irmãos”? Pelo menos do ponto de vista temático, parece. As histórias dos filhos vão e vem, se esbatem e se concentram na própria história da mãe, em interpretação inesquecível de Sandra Corveloni, que lhe valeu o prêmio de melhor atriz em Cannes. Ela é exemplo de força; porém, tem que usar parte dessa força para si mesma, e não apenas em benefício dos filhos. Essa talvez seja a melhor dinâmica encontrada pelo filme, o ir e vir, sem costuras aparentes, entre a psicologia dos personagens e o espaço social que eles encontram, ou não, para desenvolver seus desejos. Vale-se de proposta realista para escavar nessa grande incógnita da periferia, pelo menos do ponto de vista dos mais privilegiados –há uma pulsão jovem e forte em ação, e ela não se limita à zona sul. Ela vai além do determinismo econômico e pode ajudar a entender não só a opção pela criminalidade como por outros caminhos socialmente aceito. Não é nem pessimista, nem cai no outro oposto, a facilidade da redenção (Estado de São Paulo).
A narrativa simultânea das cinco histórias é o grande vigor do filme. O roteiro bem calibrado nos apresenta os personagens sem esquematismo e cria conflitos e reviravoltas que prendem a atenção. Mais que isso: a partir da metade ficamos mais apreensivos, ansiosos pelo que acontecerá. A tentação do crime é filmada sem apelo... e as seqüências de futebol estão entre as melhores do cinema brasileiro. No entanto, embora apolítico, o diretor não consegue deixar de fora a redução ideológica: toda vez que aparece alguém de classe média ou alta, é para simbolizar o que há de ruim na sociedade brasileira (D. Piza, O Estado de S. P.).
Um belíssimo filme sobre a vida como uma graça a ser vivida com fraternidade... literalmente sublime (Cacá Diegues, Folha SP).
Em que pesem as boas cenas de futebol e de rua, a engenhosa costura da narrativa e o ótimo Kaíque, não é a apenas grandeza cinematográfica que falta ao filme. Como ensaio sociológico, também não vai muito longe (M. A. Gonçalves, Folha SP).
Emociona profundamente sem jamais flertar com o melodrama. Nos envolve pela verdade que há em cada personagem e não pela astúcia de uma boa trama inventada por um roteiro hábil. Kurosawa deu uma dimensão épica aos japoneses. Creio que “Linha...” tem também a força de dar uma cara ao Brasil urbano (Fernando Meirelles, O Estado SP)
A cultura brasileira, uma vez mais, é revista pelo talento dos dois diretores – e o resultado é apaixonante dos pontos de vista artístico e humano. A matéria-prima é o cotidiano dos que carregam este país nas costas... decidir entre o bem e o mal, em regime de urgência, em assuntos que implicam a sobrevivência, é uma das formas mais duras de por à prova nossa consciência moral. Donde o inquietante tom agônico do filme. Os personagens vivem num exaustivo processo de luta consigo e com os outros, num movimento de tensão psicológico-moral no limite do insuportável... mesmo jogados ao fundo do poço moral, não sucumbem. Ao contrário, reagem e desmentem as clássicas imagens de impotência dos mais frágeis. Filme com a marca registrada dos diretores: inimitável e imperdível (psicanalista J. Freire Costa, Folha SP). Nov/08.
.....**LÍRIOS D’ÁGUA (La Naissance de Pieuvres, drama, França/07):
2-E. No subúrbio de Paris, três jovens amigas praticam nado sincronizado e começam a enfrentar os problemas da adolescência
(E). Out/08.
.....**A LISTA – Você Está Livre Hoje? (Deception, suspense, EUA/2007, direção Marcel Langenegger): 2 (3,5-Gs; 2-F; 2,5-Mc’; 1,5-Mc; 1-E). Contador tímido se envolve com mulher, sem saber dos
planos do homem que os apresentou (M). Dez/08
......*O Livro das revelações (Austrália/06): i.12/07)
...***UM LOBISOMEM NA AMAZÔNIA (comédia, Brasil/2005, direção
Ivan Cardoso): 3,5-S.abr/08.
...***A Loja mágica de brinquedos (EUA/07): 3-E.dez07; 3-F
.****LONGE DELA (Away from her, romance dramático, Canadá/2006, direção Sarah Polley, com Julie Christie): 3,6 (5-G; 4-S; 4-T; 3-E, 3-F, 3-J; 3-V). Casal separa-se após 45 anos, quando a esposa, com Azheimer, vai para clínica onde conhece outro homem (E). Não é apenas a comovente atuação da (premiada com o Globo de Ouro e indicada ao Oscar)... mas a contenção nas emoções fáceis e os rumos inesperados do roteiro (V). Triste, mas belíssimo (S), um filme difícil de esquecer (G).
Não é apenas a comovente e econômica atuação de Julie Christie (na cena com Gordon Pinsent) que chama a atenção na fita de estréia como diretora da atriz Sarah Polley. A contenção nas emoções fáceis e os rumos inesperados do roteiro prevalecem no drama inspirado num conto de Alice Munro publicado pela revista The New Yorker. Premiada com o Globo de Ouro e indicada ao Oscar 2008 de melhor atriz (perdeu para a Piaf de Marion Cotillard), Julie Christie interpreta Fiona. Casada há 44 anos com o aposentado Grant (Gordon Pinsent), essa elegante sessentona se vê diante de um pesadelo - ela está perdendo a memória. Diagnosticada com o mal de Alzheimer, Fiona planeja passar o restante da vida longe de casa. Gordon, mesmo contrariado com a decisão, encontra uma clínica para pacientes com doenças degenerativas. Sem poder receber a visita do marido no primeiro mês, a protagonista se une intimamente a Aubrey (Michael Murphy), um idoso doente e igualmente casado que lhe retribui o afeto. Com Olympia Dukakis (VEJA Rio).
...***O LONGO AMANHECER – Cinebiografia de Celso Furtado (documentário, Brasil/2007, direção José Mariani): 3-T. A partir da última entrevista filmada do economista, traça um panorama da história e da economia brasileira e latino-americana na segunda
metade do século 20 (M). BH, set/08
.....**LOUCAS POR AMOR, VICIADAS EM DINHEIRO (Mad money, comédia, EUA, 2008, direção Callie Khouri, com Diane Keaton): 2,2 (3,5-S; 3-T; 2-E, 2-F, 2-G; 1-J). Três funcionárias do Banco Central americano decidem roubar dinheiro que está para ser tirado de circulação(M). Clichezão, mas arranca boas risadas (S) ...um ou dois momentos engraçados (G, mai/08)
........A Lua e a baleia (EUA): E,79.6/06
...***Um Lugar na platéia (Fra): M,175.7/07, E
...***Luta pela esperança, A (...uma lenda do boxe): M,31.9/05
...***O LUTADOR (The Wrestler, drama, EUA/2009, direção Darren Aronowsky, com Mickey Rourke e Marisa Tomei): 3,5 (5-G; 4,5-S; 4,3-I; 4-E; 4-F; 4-J; 4-Mc; 4-S; 4-Vs; 3-F.a; 3-M; 3-T; 2-F). Praticante de luta-livre tenta driblar a decadência, enquanto busca reencontrar a filha e se relacionar com uma stripper (M). Indicado ao Oscar de ator e atriz coadjuvante.
“Não são apenas Mickey Rourke e Marisa Tomei, indicados ao Oscar de melhor ator e melhor atriz coadjuvante, que resplandecem no novo drama - vencedor do Leão de Ouro no último Festival de Veneza - do diretor de Réquiem para um Sonho (2000). A Academia de Hollywood poderia, além de indicar o impecável trabalho de direção de Aronofsky, garantir à fita ao menos uma vaga ao prêmio de melhor roteiro. Trata-se de um duplo renascimento e não há como negar que a trama reforça uma comparação entre a vida de Rourke e a trajetória de seu personagem. Ele interpreta Randy "O Carneiro" Robinson, astro da luta livre na década de 80 e hoje um lutador decadente que se apresenta em ginásios esportivos para um público irrisório. Robinson não se dá com a filha (Evan Rachel Wood), paquera uma stripper (Marisa Tomei) e tem dificuldades nos relacionamentos. Mas algo tende a mudar quando esse durão sofre um infarto e é obrigado a se afastar dos ringues. Badalado ator nos anos 80 em fitas cults como O Selvagem da Motocicleta e 9 1/2 Semanas de Amor, Rourke ressurge das cinzas e deixa a câmera percorrer seu corpo em detalhes. Assim, Aronofsky faz de uma anatomia a metáfora de uma vida de batalhas, escolhas e entregas arriscadas” (M. Barbieri Jr., Veja.SP)
“É apenas o longa com mais alma do ano” (Set).
“Rourke beira o sublime” (R. F., O Globo).
“Na essência, se assemelha a diversos filmes... sobre ascensão-decadência... porém (Rourke) faz do triste protagonista um ser tragicamente moldado pela autodestruição” (M. Miranda, O Tempo).
“Quando parecia (Rourke) condenado a produções B ou participações secundárias... uma (análoga) história de descida ao inferno e de tentativa de ressurreição dá impulso à carreira do antigo astro” (S. Rizzo, Folha SP).
“Numa construção notável, Rourke vai do triste ao sarcástico, do simpático ao grosseiro, do amoroso ao resignado. O corpo destruído pelas chagas de uma vida desregrada é quase um personagem à parte... faz do triste protagonista um ser tragicamente moldado pela autodestruição (M. Miranda, O Tempo).
“Relações humanas truncadas, sadismo, solidão, a absoluta ausência de solidariedade social – tudo isso num filme de parentesco óbvio com ‘A Noite dos Desesperados’, ‘Touro Indomável’ e ‘Perdidos na Noite’. Sobras do que restou do grande cinema social americano, escanteado pelo cinema videogame de entretenimento. O icônico rosto de ‘Selvagem de Motocicleta’ e ‘Nove e Meia Semanas de Amor’ ressurge aqui numa espécie de cerimônia sacrificial. Expõe-se sem qualquer autopiedade. Merecia o prêmio em Veneza e mereceu o Globo de Ouro que ganhou. Pode repetir a dose com o Oscar” (L. Z. Oricchio, O Est. SP). Mar/09
.****LUZ SILENCIOSA (Silent light, México-França-Holanda/2007, direçao Carlos Reygadas): 4,2 (5-G, 5-J; 4-Y; 3-L). Homem casado que vive em comunidade religiosa fundamentalista se apaixona por outra mulher (M). Oásis de inteligência e sensibilidade (G). BH, ago/08.

M (60)
...***Machuca (drama, Chile-Esp/04): 3,5 (4-M.mar/05; 3-E)
.....**Madagascar (animação,EUA): M.16-6/05
...***MADAGASCAR 2 – A Grande Escapada (animação, EUA/2008, direção Eric Darnell): 3,0 (4-S; 3,8-Mc’; 3,6-I; 3,5-S; 3-F.a; 3-Mc; 3-T; 3-V; 2-E; 2-F; 2-J). Continuação do filme de 2005. Mar/09
....**O Magnata (Brasil/2007): E.12/07
.****O Maior amor do mundo (direção Cacá Diegues, Brasil/06):
4-E; 4-M.95
....**MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA (My Mom´s new boyfriend, comédia, Alemanha-EUA/2008): 2-F.a; 2-G. Agente do FBI volta para casa e encontra sua mãe apaixonada por um ladrão de obras de arte (J). Trama implausível e cheia de forçadas de barra (G). BH, set/08
...***Mais estranho que a ficção (EUA/06): 3-E (fev/07)
“... passa a ouvir uma voz narrando sua vida...”
....**Mais uma vez amor (comédia, Brasil/2005): E-4/05
....**MAMMA MIA! (musical, EUA-Alemanha-Inglaterra/2008, direção Phyllida Lloyd, com Meryl Streep): 3,2 (4,5-Gs; 4-G; 4-M; 3,8-Mc; 3,4-I; 3-F.a; 3-J; 2,5-Mc; 2-E; 2-T). Jovem convida para seu casamento três ex-namorados da mãe, dos quais um pode ser seu pai. Construído a partir de canções do grupo Abba (M). Até os mais
casmurros vão se render às pérolas musicais (G). Dez/08
...***Mandando bala: M,151.11/07
.....**MANDELLA – LUTA PELA LIBERDADE (Goodbye Bafana, drama, Alemanha-França-Bélgica/2007, direção Billie August): 2,5
(4-Y; 3-E.t; 3-J; 2-G; 1-J. Homem racista modifica-se completamente, devido à sua convivência com o líder sul-africano (T). Novelão sem o brilho dos primeiros trabalhos do diretor (G).
Nov/08.
.****Manderlay (Lars Von Trier,Dinamarca-EUA/2005): 4-E
.****Manual do amor: M,64.4/06
(lições de auto-ajuda rendem filme divertido)
...***Mar a dentro (drama, Esp-Fr/04): E-4/05
...***MARATONA DO AMOR (Run Fat Boy, Run, EUA- Reino Unido/2007, direção David Schwimmer): 3-T. Homem tenta
reconquistar a mulher que abandonou no altar (M). Ago/08.
...***Marcelo, uma vida doce: 3-M.101 (vida e obra de Mastroianni)
...***Marcas da vida (Ing-Din/06): 3-V.5/07
...***MARÉ - Nossa história de amor (drama musical, Brasil-França-Uruguai/2007, direção Lúcia Murat): 3,5 (4-M; 3-E). Rapaz e moça ligados a diferentes chefes do crime se apaixonam (M). Transporta Romeu e Julieta para a favela (M). Procura ser também um musical e filme de dança... trata-se de ver o que há de comum, e ao mesmo tempo, de irremediavelmente cindido, na atual sociedade de classes
brasileira.
..****Maria (Ita-Fra-EUA, direção Abel Ferrara): 5-F.2/07(Dvd); 2-V
...***Maria Antonieta (Sofia Coppola/0-6): 3,5 (4-F; 3-E.3/07), ..****Maria Betânia – música é perfume: M.56-4/06, E
...***Maria cheia de graça (drama, Col., indic. Oscar atriz): M.7-4/05
...***MARLEY E EU (Marley and Me, EUA/2008, direção David Frankel): 2,6 (4-G; 3-E; 2-T; 2-F; 2-J). Baseado em livro homônimo, a história de uma família e o cão que lhes ensinou o que realmente importa na vida. “Eficiente adaptação do livro” (O Globo). Jan/09.
...***Marock (Marrocos-Fra/05): E.7/07
...***A Máquina (João Falcão, Br): M,51.3/06
… viagem pelo tempo misturando passado e futuro…
....**MAX PAYNE (drama, EUA/2008, direção John Moore): 2,0 (3-M; 3-S; 2,9-I; 2,3-Gs; 2-F.a; 2-G; 2-S; 1,5-Mc; 1-J; 1-T). Homem perseguido pela polícia e por criminosos investiga a verdade sobre o assassinato de sua esposa (M). “Roteiro desconexo e atuação risível fazem tudo ir por água abaixo” (O Globo). Dez/08
.****MEDO DA VERDADE (Gone Baby Gone, policial, EUA/2007, direção Ben Affleck): 4-S.abr/08. Ator revela sensibilidade como
diretor neste noir moderno (S).
.****Medos privados em lugares públicos (A. Resnais – Fra-Ita/06):
4-F, 4-E.9/07); M.171
....**O MELHOR AMIGO DA NOIVA (Made of honor, comédia romântica, EUA/Reino Unido/2007, direção Paul Weiland): 2,0 (3,25-S; 2-F, 2-G, 2-M, 2-T; 1-J). Mulherengo apaixonado pela melhor amiga tenta impedir que ela se case (M). Não avança um centímetro em relação a outros sucessos do gênero (G)
..****Memórias de uma gueixa: M.48-2/06. Interpretações magníficas
de três atrizes chinesas. Cinco indicações ao Oscar.
...***Mercador de Veneza (Dinamarca/04): E
.****As Meninas (Sandra Werneck): M,7.5/06
...***Mestre Bimba – a capoeira iluminada: M.142
....**Meteoro (Brasil/06): 2,5 (4-M.173; 1-E jul/07)
...***MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO (Itália-França/2007, direção Daniele Luchetti): 2,7 (3,5-I; 2-F.a). Dois irmãos com ideais políticos
diferentes apaixonam-se pela mesma mulher (E, T). Nov/08
.****Meu melhor amigo: G,11/07
...***MEU MONSTRO DE ESTIMAÇAO (EUA-Ing/07): 3,0 (3-F.63.fev/08, 3-M.160, 3-G). Menino se torna amigo do animal que será conhecido como o monstro de Loch Ness.
....**MEU NOME É TAYLOR, DRILLBIT TAYLOR (Drillbit Taylor, EUA, 2008): 2-T. Garotos contratam um desajeitado guarda-costas para protege-los do valentão do bairro (M, abr/08)
..***MEU NOME NÃO É JOHNNY (drama, direção Mauro Lima, Br/07, com Selton Melo e Cleo Pires): 3,4 (4-F, 4-G, 4-E; 3-F, 3-E, 3-J, 3-T). História real de rapaz de classe média que se torna grande traficante de cocaína. ... ligação entre crime e dinheiro da classe média no tráfico... complementa “Tropa de Elite” (F, mar/08)
…***MIL ANOS DE ORAÇÕES (A Thousand Years of Good Prayers, EUA-China/2007, direção Wayne Wang): 3,3 (3,5-I; 3,2-Mc). Chinês vai aos EUA visitar a filha recém-divorciada, que está saindo com homem casado (M). BH, nov/08.
...***1958, O ANO EM QUE O BRASIL DESCOBRIU O MUNDO (documentário, Brasil/ 2008, direção José Carlos Asberg): 3-E. Relato da conquista do primeiro título mundial de futebol pela Seleção Brasileira (E). Estréia BH, 12/set/08 (não continuou em cartaz).
...***1408: 3,0 (4-k.nov07, 4-M.149; 3-G; 1-F)
.....**MISSÃO BABILÔNIA (Babylon A.D., ação/aventura, EUA-França/2008, direção Mathieu Kassovitz, com Vin Diesel e Gerard Depardieu): 1,8 (3,5-S; 2,5-Y; 2-F.a; 1-E; 1-J; 1-G). Mercenário precisa escoltar garota que pode ser mãe de um messias geneticamente modificado (M). Dá vergonha ver Vin Diesel numa caricatura de si próprio (G). Nov/08.
........Missão impossível 3: M.67,5/06
...***Miss Potter (Ing-EUA/06): V.5/07
.....**O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA (suspense, Portugal-Brasil/2007, direção Jorge P. da Costa): 2-E.t; 2-F.a. No final do século 19, dois escritores misturam eventos reais com o folhetim que estão escrevendo (M). Tem imagens bonitas, mas que não convencem
(M. C. Avelar, Estado de Minas). Nov/08.
...***O MISTÉRIO DO SAMBA (documentário, Brasil/2008, direção Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda): 3,5 (5-F; 4-G; 3-E; 3-J; 3-T; 2-F.a). Sobre a Velha Guarda da Portela, a partir de pesquisa da cantora Marisa Monte, que conduz as entrevistas (M). Direto, correto e cativante (G). Out/08.
...***Morte de J. W. Bush (Ing/06): 3,0 (3-F.3/08, 3-E)
...***Morte no funeral: 3,5 (4-M.143; 3-G)
...***MORTE SÚBITA (Rogue, ação/aventura, Austrália-EUA/2007, direção Greg McLean): 3,3-I; 3-T. Jornalista descobre crocodilo que se alimenta de seres humanos (M). BH, nov/08.
.....**OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA (Fly Me To The Moon, animação, Bélgica/2008, direção Bem Stassen): 2,2 (2,5-Y; 2-F.a; 2-G). Três moscas aventureiras se infiltram em foguete e viajam até a
Lua (E). Não decola (G). BH, nov/08.
...***Motoqueiro fantasma (aventura, EUA/07): V.5/07
...***Muito gelo e dois dedos d´água (Daniel Filho, Br/06): E, M.99
....**Mulheres do Brasil (Malu de Martino, Br): M.48-3/06
... objetivo era construir uma espécie de panorama da condição da
mulher...
.....**MULHERES – O Sexo Forte (The Women, comédia dramática, EUA/2008, direção Diane English, com Meg Ryan e Eva Mendes): 2,5 (3,5-S; 3-F.a; 2,5-S; 1,4-Mc). Socialites nova-iorquinas passam a vida falando dos outros; uma delas descobre que está sendo traída pelo marido, e resolve se separar (T). Nov/08.
.****Mulheres, sexo, verdades e mentiras (Euclides Marinho):
G-fev08
....**A MÚMIA: TUMBA DO IMPERADOR DRAGAO (ação, EUA-Alemanha-Canadá/2008, direção Rob Cohen): 1,8 (4-G; 2-F.a, 1-E; 1-J; 1-T). Aventureiro se envolve com o ressurgimento de um perigoso tirano do passado (M). A trama contagia ao ser narrada com taquicardia, sem entorpecer a inteligência (G). Out/08.
...***O Mundo em duas voltas: F, V,5.07
.****Munique (S. Spielberg, USA): M.44-1/06
... parte do atentado para tratar de culpa e redenção...
...***Mutum (Brasil-França/07): k-nov07, F, M-153

N (23)
...***Na cama (Chile): 3,5 (4-M,183.5/07; 3-V)
...***NA MIRA DO CHEFE (In Bruges, comédia policial, Inglaterra-Bélgica/2008, direção Martin MacDonagh): 3,2 (4-G; 4-I; 3-F; 3-T; 2-J). Depois de um trabalho malfeito, dois matadores vivem estranhas situações que alteram suas visões de vida. “Resgata a virulência dos ‘thrillers’ britânicos dos anos 1970” (G). Remete aos irmãos Cohen (F). Nov/08.
....**Não é você, sou eu (Arg): M.68
...***Não por acaso (Brasil/07): k.6/07), F
.****NA NATUREZA SELVAGEM (Into the wild, drama, EUA/2007, direção Sean Penn, com Emile Hirsh): 4,0 (5-F.69, 5-M; 4-F; 4,2-S, 4,1-I; 4-G, 4-V, 4-Y; 3,9-Mc; 3,7-S; 3,6-Mc; 3-E, 3-T). Baseado em diários e pesquisas, a história de jovem que se formou com notas suficientes para cursar uma das melhores universidades dos EUA, mas doou a poupança de 24 mil dólares para caridade, destruiu os documentos, pôs fogo no dinheiro da carteira e o pé na estrada, e sumiu por dois anos até ser encontrado morto por inanição, no Alasca, que sempre dissera ser o seu destino. Paisagens de tirar o fôlego, mas é a empatia entre diretor e personagem que definem a autenticidade e magnitude de uma grande e trágica aventura (S). O ator Sean Penn consegue fazer uma hipnótica transposição para o cinema do livro homônimo de Jon Krakauer. Em 1990, o jovem Christopher McCandless (Emile Hirsh) abandona os pais e a irmã para seguir numa viagem de dois anos pelos Estados Unidos. Do Arizona à Califórnia, vai ao encontro das emoções de um casal hippie e de um velho solitário interpretado por Hal Holbrook. Canções na potente voz rouca de Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam, se encarregam de sublinhar uma comovente jornada de entregas afetivas e desprezos materiais (V.SP). Hirsh vive o protagonista de corpo e alma (G). BH, abr/08-jan/09.
.....**NEM POR CIMA DO MEU CADÁVER (Over her Dead Body, comédia, EUA/2008, direção Jeff Lowel): 1,8 (2,7-S; 2-F.a; 2-J; 2-S; 2-Y; 1-G; 1-T). Fantasma tenta sabotar a relação do homem que era seu namorado (M). Ora é comédia romântica, ora tem toques místicos, ora é puramente besteirol (G). Out/08.
...***O NEVOEIRO (The Mist, terror, EUA/2007, direção Frank Durabont): 3,0 (5-J; 4-G; 3-T; 2-F.a; 1-E). Nevoeiro toma conta da cidade,e criaturas estranhas passam a atacar os habitantes (J). Genuíno filme de terror que assusta, provoca, leva à reflexão e tem um final aterrador (G). Out/08.
.****Ninguém pode saber (Jap/04): M,17.7/05, E
...***NINHO VAZIO (Nido Vacío, drama, Argentina/2008, direção Daniel Burman, com Carlos Bermejo e Eugenia Capizzano):
3,0 (5-G; 3,5-S; 3,2-I; 3-E; 3-J; 2-F; 2-Vr). “Lacunas na vida de um casal são expostas quando os filhos saem de casa” (Est. Minas).
“O diretor argentino de O Abraço Partido (2003) e As Leis de Família (2006) debruça-se aqui sobre a crise dos cinquentões. Burman, que lapidou duas pequenas pérolas nas fitas anteriores, é muito mais afiado quando toca em assuntos de sua geração - ele tem 35 anos. Sua radiografia de um casamento à beira da falência carece de maturidade. Os conflitos são bons, porém mal-amarrados, sobretudo nas cenas finais, ambientadas em Israel. Até parece um leve oportunismo do cineasta querer ressaltar suas origens (e não a dos protagonistas) judaicas. O elenco, contudo, brilha em uma e outra passagem mais marcante. Leonardo (Oscar Martínez) é um dramaturgo que prefere a paz e o sossego para tocar seus projetos. Já sua mulher, a professora universitária Martha (Cecilia Roth, de Tudo sobre Minha Mãe), deseja uma vida mais agitada, regada a jantares e festas com os amigos. O casamento da filha (Inés Efron) deixa a casa deles ainda mais vazia, o que vai propiciar uma reflexão depurada sobre essa até então estável união” (Veja.RJ).
Depois de ‘Esperando o Messias”(2000), “O Abraço Partido’ (2004) e ‘As Leis da Família’ (2006) confirmaram um talento e uma habilidade em se apropriar de situações banais e por meio delas dizer um tanto das angústias de cada um, além de mapear discretamente e estado das relações familiares como se fosse uma conversa entre amigos. A família continua sendo um eixo central em ‘Ninho’, mas a transição de foco para um personagem mais velho parece mais um esforço para não se repetir... a angústia tende a reproduzir todos os clichês associados ao homem de meia-idade. A ausência dos filhos deveria funcionar como o estopim da saturação existencial vivida pelo personagem, mas deste contraste o filme não arranca quase nada, limitando-se a constatar a crise” (C. S. Carlos, Folha SP).
“O diretor atinge a maturidade, mas não deixa de ousar” (O Globo).
Fev/09
...***Noel, poeta da vila (Br/07): 2,7 (3-E, 3-M.12/07; 2-F.48)
...***Nome de família (EUA/06): E.7/07
...***NOME PRÓPRIO (drama, Brasil/2008, direção Murilo Sales, com Leandra Leal): 3,1 (5-G; 3-E, 3-J, 3-M, 3-T, 3-V, 2,75-S, 2-F.a). Determinada a viver pelos textos que escreve, jovem se lança à vida com a intensidade e a coragem de quem quer fazer valer suas próprias escolhas (T). Instiga pela imagem e fascina pelo desempenho da atriz, mas o que tem de poesia vem dos textos, algo que praticamente anula a necessidade do cinema (M). Pode-se até não gostar, mas o diretor filma como poucos, e a atriz tem atuação literlmente assombrosa (E). Imperdível para quem vive amores inquietos,ou seja, para quase todos (psicanalista C. Calligaris, F). ). Com base nos livros Máquina de Pinball e Vida de Gato, além de textos on-line da blogueira gaúcha Clarah Averbuck, o cineasta enfoca a espiral de descontentamentos de uma aspirante a escritora. O desenrolar da trama é bem captado por sua câmera enérgica, que privilegia os closes e os enquadramentos sufocantes. Leandra Leal mostra-se bem à vontade (inclusive para as cenas de nudez) e agarra com unhas afiadas o difícil papel de Camila, que está tentando a carreira na literatura. Expulsa do apartamento pelo namorado (Juliano Cazarré), por causa de uma traição, ela esbraveja, dá tapas, xinga. Sente-se inconformada com o fim do relacionamento. A partir daí, trilhará um caminho árduo – menos por obra do destino e mais por seus próprios erros. Em duas horas exaustivas, Salles propõe à platéia um embarque sem resgate nos desafios, nos delírios e nas frustrações da personagem, uma anti-heroína intensa, egocêntrica, de atitudes extremas e, por tudo isso, fascinante (V.SP). BH, ago/08.
.****Nossa música (drama, França/04): E-4/05
...***NOSSA VIDA NÃO CABE NUM OPALA (drama, Brasil/08,
direção Reinaldo Pinheiro, com Paulo César Pereio): 2,9 (4-S; 3-F; 2,7-S; 2.Fa). Após a morte do pai, quatro irmãos tem que continuar insatisfeitos com suas vidas (A).
.****No vale das sombras (EUA/07): 3,7 (5-M; 3-F,53.11/08; 3-E)
...***NOITES DE TORMENTA (Nights in Rodanthe, drama psicológico, EUA-Austrália/2008, direção George C. Wolfe, com Richard Gere): 2,7 (3-F; 3-M; 2,8-I; 2-T). Mulher indecisa se deve continuar casada encontra-se com médico que viaja para tentar se reconciliar com a filha (T). “Emocionante para o espectador comum, pela identificação de sua própria experiência afetiva e o drama dos personagens” (Estado de Minas). BH, nov/08.
...***Noivas (Grec/04): V.5/07
.....**NOIVAS EM GUERRA (Bride Wars, comédia, EUA/2008, direção Gary Winick, com Anne Hathaway, Kate Hudson e Candice Bergen): 1,9 (3-G; 2,4-I; 1-J; 1-Vr). Duas amigas de infância começam a brigar quando seus casamentos são marcados para a mesma data (Est. Minas).
Se há alguém capaz de se entreter e dar duas ou três risadas com a comédia são as mulheres que já passaram pela turbulência pré-casamento. O restante da plateia deverá se manter entediado diante de frivolidades. Nem a presença da graciosa Anne Hathaway (indicada ao Oscar 2009 por O Casamento de Rachel, previsto para estrear no dia 13) consegue esquentar a temperatura de uma fita bastante morna. As amigas inseparáveis Liv (Kate Hudson) e Emma (Anne) acalentam o sonho de infância de casar-se numa festança no hotel Plaza de Nova York. Já adultas, são pedidas em casamento na mesma época. Tudo seria perfeito se o local para receber os convidados não estivesse ocupado. O que era amizade vira, então, uma insossa guerrinha pessoal quando as duas decidem disputar a tapas a única data disponível. Inimigas declaradas, Liv e Emma vão sabotar uma à outra os preparativos para o matrimônio. Com Bryan Greenberg e Candice Bergen (Veja.RJ). Fev/09
“Se não fosse uma guinada de roteiro forçada, seria uma pequena jóia adorável” (O Globo).
.....*A NOIVA PERFEITA, A (Prête-moi ta main, França, 2008): 1-T. Para satisfazer a família, solteirão encontra mulher que se faz passar por sua noiva (M).
......*9 canções: M.9-6/05.Sexo sem metáfora (M). BH, nov/08.
.****NOVO MUNDO (Nuovomondo, Itália-Alemanha-França/2006): 3,7 (4-M; 4-F; 3-T). História de uma família que, no final do século 19, deixa a Itália em busca de vida melhor na América (T). O que está em discussão é o preconceito dos novos donos da terra em relação aos do Velho Mundo. O impacto das imagens, associado à atualidade da trama e ao desempenho do elenco, fazem do filme um programa obrigatório para os amantes do velho e bom cinema (M.69).
...***O NOVO SÉCULO AMERICANO (Il Nuovo Século Americano, documentário, Itália-EUA/2007, direção Massimo Mazzucco): 3-E.
SP, fev/09.
.****O Número 23 (suspense): M.132

O (13)
.....**Odiquê (direção Felipe Joffly): 2,5 (3-M.181.6/07; 2-V)
*****Oliver Twist (direção Roman Polanski/2005): E
.....**O Olho do mal (terror, EUA): 2,5 (3-E,190.3/08; 2-G)
.....**ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA (drama, Brasil/2007, direção Guilherme de Almeida Prado, com Carolina Dieckman, Maitê Proença): 2,0 (3-E; 1-F). Um diálogo permanente com o noir, traz o romance de Caio Fernando Abreu ao universo pós-moderno (E). Repetições estéticas tornam o filme ultrapassado... diretor continua preso aos
anos 80 (F). Nov/08.
.****ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (No country for old men, EUA/
2007, direção Ethan e Joe Cohen/07, com Tommy Lee Jones): 4,2
(5-F.64,fev/08, 5-G; 4-M, 4-E; 3-F). Depois de descobrir mala cheia de dinheiro, homem é perseguido por matador implacável (M). Oscar de filme, direção, ator coadjuvante (Javier Barden) e roteiro
adaptado.
....**Ó paí, ó (Brasil, direção Monique Gardenberg): 2,7 (4-M.134;
3-F; 1- V.5/07).
...***O que você faria? (Marcelo Piñeyro, Esp-Arg-Ita/2005): E.11/06; 3-M.100 (processo de seleção... aborda a concorrência
no trabalho...)
...***O ORFANATO (El orfanato, suspense, México-Espanha/2007): 3,0 (4-M.159,mar/08; 3-F.100; 2-E). O retorno de uma mulher à casa em que viveu na infância produz estranhos acontecimentos (M).
Sutileza de uma história conduzida em ritmo crescente de
suspense (B).
...***ORQUESTRA DOS MENINOS (Brasil/2008, direção Paulo Thiago, com Priscila Fantim e Othon Bastos): 2,6 (3-E; 3-M; 3-S; 2-E; 2-Fa). Baseado em fatos reais, a história de um maestro que montou uma orquestra em pleno agreste pernambucano, e vê-se envolvido em crimes controversos (M, T). BH, nov/08.
...***OTÁVIO E AS LETRAS (drama, Brasil, 2007, direção Marcelo Mazargão): 3-E, 3-S; 3-T. Três personagens neurótico-obsessivos se encontram (E). Adepto de um cinema autoral e de muita construção formal, o diretor (de “Nós que aqui estamos...”, e “1,99 - um supermercado que vende palavras”) realizou seu trabalho
emocionalmente mais intenso (B).
...***Oscar Niemeyer - a vida é um sopro (Br/06): 3-E; V.5/07
..****Orgulho e preconceito: M.47-2/06. Indicação Oscar - Atriz,
Trilha, Direção de Arte, Figurino)
.....**A OUTRA (The Other Boleyn Girl, Reino Unido-EUA/2008, direção Justin Chadwick, com Natalie Portman e Scarlet Johansson): 2,0 (3-S; 2-T; 1-G). No século 16, Ana Bolena e a irmã disputam o amor do rei Henrique VII, casado com outra mulher (M). A intenção de fazer um romance à moda antiga naufraga na absoluta falta de charme (G). Out/08

P (38)
.....**Paixão proibida (Silk, Canadá-Japão/2008): 2-T. No século XIX, apesar de apaixonado por uma jovem ocidental, rapaz se envolve com
outra quando vai ao Japão (M.abr/08).
.....**Paranóia (EUA/07): E, M.139
*****Paranoid park (Gus Van Sant, Fr-EUA/07): 4,7
(5-F.60; 5-G.2/08; 4-M.158).
...***Paris, te amo (vários, Fra/06): 3,5 (4-E; 3-E.9/07)
....**PARTÍCULAS ELEMENTARES (drama, Alemanha/2006): 2,3 (3-T; 2-E, 2-F). Dois irmãos se relacionam com as mulheres de maneiras completamente distintas (M). Mistura polêmica de romance e
erotismo (E, abr/08)
.****O PASSADO (Argentina-Brasil/2007, direção Hector Babenco): 4,0 (5-G.nov/07; 5-M.148, 5-E; 4-Rol.Sto.; 3-F; 2-F.45). Babenco visita o campo das emoções nesse longa-metragem baseado no livro homônimo do escritor argentino Alan Pauls. Mostra as conseqüências da separação de um casal – Rimini (Gael García) e Sofia (Analía Couceyro) – que se conheceu ainda adolescente e passou 12 anos juntos. A partir do rompimento, pequenas tragédias e súbitas alegrias de compensação convivem com a degradação (dele) e a obsessão (dela) durante o inverno portenho. “A separação também pode fazer parte de uma história de amor”, diz Sofia na última cena, e essa frase resume um pouco do que Babenco mostra ao retratar a essência de um sentimento que pode se manter apesar das distâncias. Cinema
ideal para todos que amam demais.
...***O Passageiro – segredos de adulto
(direção Flávio R. Tambellini,Brasil/06): 3-E (jan/07)
...***PECADOS INOCENTES (Savage Grace, drama, EUA-Esp/
2007, direção Tom Kalin, com Julianne Moore): 3-E, 3-F. História verídica de casal que se desestabiliza quando decide ter um filho (F). Mulher casada com milionário, mas distante do mundo dele,
aproxima-se cada vez mais do filho (E). O diretor é atraído por histórias sombrias, mas tem bom controle sobre seu desenvolvimento,
humanizando seus personagens (B).
...***Pecados íntimos (EUA/06): 2,6 (3-M, 3-E.2/07; 3-V; 2-E.6/07,
2-F)B
...***A Pedra do reino (L. F. Guimarães, Brasil/07): E.8/07
...***PELOS MEUS OLHOS (Te Doy Mis Ojos, drama, Espanha/2003): 3-E. Mulher foge de casa levando algumas roupas e o filho; o marido vai procurá-la e pede que o perdoe. O cotidiano da família mistura sentimentos de amor e proteção com medo e dor (E). Out/08.
...***PEQUENAS HISTÓRIAS (drama, Brasil/2007, direção Helvécio Ratton, com Gero Camilo, Paulo José, Patrícia Pilar, Marieta Severo): 3,1 (4-G; 3,5-S; 3-E, 3-F, 3-J, 3-M, 3-T; 3-V; 2-F.a). Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta quatro histórias do imaginário popular brasileiro (J). Cineasta recupera a singeleza de Minas Gerais (E). Um dos melhores diretores do atual cinema brasileiro... parece influenciado pela obra poética de Humberto Mauro (S). Surpreende com uma concepção cenográfica que incorpora elementos do imaginário folclórico de Minas Gerais (G). O diretor mineiro Helvécio Ratton (de O Menino Maluquinho e Batismo de Sangue) tem um estilo simplista que se ajusta bem ao tom fabuloso de seu novo trabalho. Na fita, ele reúne quatro contos ligados apenas pela narração com sotaque caipira de Marieta Severo. Primeiro, Patricia Pillar faz uma sereia que encanta um pescador. Depois, um menino sofre pesadelos com uma procissão de mortos. Os episódios mais divertidos ficaram para o fim. Em um deles, Paulo José banca um Papai Noel de loja desempregado. Gero Camilo fecha a sessão no papel de um caboclo que acredita em qualquer mentira (V. SP). Nov/08.
.****Perfume – a história de um assassino: 3,6
(4-M.jan/07; 3-E; 1-E)
....**PERIGO EM BANGKOK (Bangkok Dangerous, ação, EUA/ 2008, direção Oxide Pang Chung e Danny Pang): 1,7 (2-F.a; 2-E; 2-F.a; 2-G; 2-T; 1,2-Mc; 1-J). Assassino profissional vê sua vida se transformar quando se envolve com uma mulher e um menino, que deve executar (M, T). Bem feito, algumas cenas bacanas, mas o roteiro é cheio de situações implausíveis (G). Out/08.
...***PERSÉPOLIS (animação, França-EUA/2007): 3,5 (4-M; 3-F). Garota iraniana precisa encontrar seu caminho entre o conservadorismo da revolução islâmica, e o desajuste frente aos
valores ocidentais (M). Indicado ao Oscar de melhor desenho.
...***Person (documentário, Brasil/2007): 2,5 (3-E.9/07; 2-M
...***PERSONAL CHE (documentário, EUA/2007, direção Douglas Duarte e Adriana Marino): 3-F; 3-T. Depoimentos de pessoas ao redor do mundo, que reinterpretam de diversas maneiras o mito do revolucionário. BH, set/08
*****A Pessoa é para o que nasce (documentário, Roberto Berliner,
Brasil): M,18.7/05
.****A Pequena miss Sunshine (EUA/06): 3,6 (4-E, 4-V; 3-E.2/07)
..***Piaf (La vie en rose, drama Fra-Ing-Rep. Tch.): 3,3 (4-G.nov/07;
3-E, 3-F, 3-M.169). Biografia da cantora francesa Edith Piaf. Oscar de
atriz (Marion Catillard)
.****Pintar ou fazer amor (Fra/05): 4-E.2/07
......*Piratas do Caribe: E-6.07
....**UM PLANO BRILHANTE (Flawless, direção Michael Redford, Ing- Luxemb/ 2007, com Michael Caine e Demi Moore): 2,2 (3,5-S; 3-E, 3-T; 2-F, 2-M; 1-J). Executiva e zelador planejam golpe contra a firma que os rejeitou (M). Desenvolvimento engenhoso da trama prende a atenção... apurado e vistoso exercício de nostalgia dos anos 60
(S, mai/08)
.****Plano perfeito (Spike Lee, EUA): M,50.3/06
....**Polaróides urbanas (Miguel Falabela, Br/2007): 2,5 (3-E; 2-F.72). Histórias paralelas como a da jovem em conflito com a mãe, o terapeuta que não consegue resolver seus problemas, e a da atriz
com a carreira em declínio (E)
...***A Ponte (documentário, EUA/2005): 3-E.8/07
....**Ponto de vista: 2-E.3/08. Obra tensa e emocionante... não faz
feio como herdeiro de Kurosawa (Rashomon) (M).
...***Possuídos (EUA/07): 3-E.9/07
...***Princesas (Esp/05): M.146; E.6/07
...***O PROCURADO (Wanted, ação, EUA/2008, direção Timur Bekmambetov, com Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy): 2,7 (4-M; 3-E; 3-Fa; 1-F). Homem descobre que seu pai foi matador profissional, e tem de juntar-se a uma sociedade secreta para vingar sua morte (E). Resulta em algo que apenas finge se encaixar numa fórmula, causando choque, estranheza e não pouca admiração. (V). Dois atores magníficos – Angelina e Freeman – e seqüências das melhores do cinema de ação (M). SP-RJ. Se fosse só uma montanha russa movida a perseguições do bem pelo mal, não haveria do que se queixar. Quando busca a profundidade de conteúdos, digamos, filosóficos, é capaz de fazer até Paulo Coelho cair no sono (F). Out/08.
...***Os Produtores (musical, EUA/05): M,41.12/05; E
...***Primo Basílio (Daniel Filho/07): 2,7 (3-E, 3-G.9/07; 2-F)
...***Proibido proibir (Brasil-Chile/2006): 3,5 (4-E.6/07; 3-V)
...***Pro dia nascer feliz (documentário, Bra/2006): 3,3 (4-E.fev/07,
4-F; 2-V)... um olhar sobre alunos de três regiões do Brasil...
.****A Promessa (Chile): 4-M.1/07
....**PROMESSAS DE UM CARA DE PAU (comédia, EUA/2008, direção Joshua M. Stern): 1,7 (2-E; 2-J; 2-F, 1-G). Pai solteiro leva uma vida sem compromissos; sua filha tenta fazê-lo mudar, e acidentalmente faz com que seu voto seja decisivo na eleição para presidente dos EUA (E). Não justifica a ida ao cinema (G). BH, nov/08
...***Propriedade privada (Nue proprieté, Bélg-Fr-Luxemb./2006, com Isabelle Hupert): 3-F.10/07. Mulher entra em guerra com seus
filhos, quando decide transformar sua vida (M)
.....**P.S. Eu te Amo (EUA/07): 2-F, 2-G

Q (21)
...***QUANDO ESTOU AMANDO (drama, França/2006, direção Xavier Ciannoli, com Gerard Depardieu): 2,7 (3-E; 3-M; 2-F.a). Cantor do interior da França, sem pretensões de se tornar grande artista, tem sua vida mudada quando encontra uma mulher com um triste passado(F.a). Simplicidade e delicadeza, diretor tem o mérito de ter dirigido um filme solar; o ator é magnífico (E). BH, nov/08.
...***QUARENTENA (Quarentine, terror, EUA/2008, direção John Erick Dowdle, com Steve Harris): 2,6 (3,1-I; 3-F.a; 3-G; 3-J; 1-E). Casal de repórteres investiga prédio que foi lacrado pelo governo americano (M). “Mais um falso filme-verdade, com câmara digital e muita tremedeira” (O Globo). Fev/09
...***Quarteto fantástico: 3-M,19/18.jul/05
.****Quase dois irmãos (drama, direção Lúcia Murat,
Brasil- Chile/2004): 4-E.4/05
...***A quase verdade (França/2007): 3,0 (4-E.fev08; 2-F.58)
.****QUATRO MINUTOS (Vier Minutem, drama, Alemanha/2006, direção Chris Kraus): 3,7-I. Jovem condenada por assassinato chama a atenção de sua professora de piano num presídio, o que vai fazer com que ela revele seu passado (M).
.....**Quatro estrelas (França/2006): 2-i.7/07)
*****4 meses, 3 semanas e 2 dias (França-Romênia/2007):
4,7 (5-F,59.1/08; 4-F, 4-E, 4-G)
.****500 almas (documentário, Joel Pizzini, Brasil/2004): 4-F.jul/07 (... registra o que ainda existe da cultura guató, tribo dispersa no
Pantanal...)
.****Que fiz eu para merecer isso? (Almodóvar): M.91
.****Quebra de confiança (drama, EUA/07): E.7/07
....**QUEBRANDO A BANCA (21, EUA/2008, direção Robert Luketik, com Kevin Spacey): 2,3 (3,25-S.abr/08; 3-J, 3-M, 3-T; 2-E, 2-F; 1-F, 1-T). Baseado em fatos reais, a história de jovens brilhantes que participam de plano para ganhar num cassino (T-E). O filme é um jogo de traições, delações, onde a norma é ser esperto... o golpe de mestre do diretor consiste em fazer crer que os corruptos são os outros (E). Equação desequilibrada... a trama demora demais a decolar, empacada pelos falsos dilemas éticos do protagonista e a construção do suspense se esvasia pela previsibilidade.
....**QUEBRANDO REGRAS (Never back down, ação, EUA/2008, direção Jeff Wadlow): 2-A. Jovem rebelde se encontra nas artes marciais (M). BH, ago/08
.****QUEIME DEPOIS DE LER (Burn After Reading, comédia, EUA/2008, direção Joel e Ethan Cohen, com Brad Pitt, George Clooney e John Malkovitch): 3,6 (4,5-S; 4,2-Gs; 3,8-I; 3,6-Mc; 3,2-Mc; 3-G; 3-E.t; 3-F). Rascunho de memórias de ex-agente da CIA cai nas mãos de dois atrapalhados funcionários de uma academia de ginástica, que tentam faturar com as informações (M, T).
“Para quem achou Onde os Fracos Não Têm Vez uma fita arrastada, eis a boa notícia: os irmãos Coen voltaram à comédia com pique total. Um roteiro de surpresas e atuações impagáveis de um elenco muito charmoso demonstram que os cineastas se sentem, sim, muito mais confortáveis no terreno do humor. São mestres também em narrar histórias praticamente banais sob um viés original. Outra virtude: todos os personagens têm sua importância na trama, daí a oportunidade para atores principais e coadjuvantes brilharem. O foco está num disquete encontrado por Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt), amigos e funcionários de uma academia. Nele, o ex-agente Osbourne Cox (John Malkovich) faz revelações supostamente comprometedoras da CIA. Para ganhar uma grana extra, Linda e Chad decidem devolver o CD, mas só em troca de uma recompensa. Não sabem, porém, a encrenca em que vão se meter. Na outra ponta da trama encontra-se a pediatra Katie (Tilda Swinton), mulher de Cox e amante do segurança Harry, interpretado por George Clooney” (Veja.Rio).
“Os Cohen finalmente acertam nova comédia. Dirigem com aquela energia e ritmo das comédias alopradas de outrora, enquanto deixam aflorar a tristeza intrínseca de seus personagens” (Set). “Apesar das diferenças com o filme anterior (Onde os Fracos Não Tem Vez), traz uma posição bastante parecida diante de certos valores do mundo contemporãneo, um dado que aproxima ainda mais os dois filmes e confirma este como uma obra de continuidade e não de ruptura, como poderia parecer. Se a “comédia de erros” sempre fez parte do repertório dos irmãos, desta vez exercitam o gênero em seus extremos: de um lado a comédia física, quase um pastelão; de outro, um sentimento de melancolia subjacente a tudo, que termina se soprepondo ao risco” (P. Butcher, Folha de SP).
“Divertido, mas irregular” (O Globo).
*****A Queda - As últimas horas de Hitler: M.12/11.5/05
....**Quem somos nós (doc/fic.: M.65,4/06
.****Querida Wendy: M.38.12/05
... relação obsessiva com as armas...
...***Querô (Brasil/2006): 3,3 (4-M.141; 3-l, 3-E.10/07)
...***Questão de imagem (dr.Fr/04): E-4/05
...***A QUESTÃO HUMANA (La Question Humaine, drama, França/2007, direção Nicolas Klotz): 3,5 (4-T; 3-F). Quando um dos altos executivos de grande indústria passa a apresentar anomalias no comportamento, os diretores pedem a psicólogo da empresa que investigue (T). Vilão do próximo 007, o ator francês Mathieu Amalric estrela um drama sobre as relações corporativas. No papel do eficiente Simon, ele é o psicólogo do departamento de recursos humanos da filial francesa de uma grande indústria alemã. Com certa crueldade, testa os candidatos a emprego para ver se eles vestem a camisa da empresa. Ao ser incumbido de verificar a sanidade de um diretor (Michael Lonsdale), Simon descobre segredos que o fazem repensar sua motivação no trabalho. É um filme tenso, no qual o jogo de cena tem papel fundamental, exigindo o máximo do bom elenco (Guia da Folha). Out/08.

R (16)
....**Rambo IV (ação, Sylvester Stallone, EUA-Ale/08): 1,7 (4-S; 1-E;
0-F.71). Depois de anos de retiro, soldado volta à ativa.
...***A Rainha (Stephen Frears/06): 3,3 (4-M.127.2/07; 3-E, 3-V)
.****Ratatouille (EUA/07): 3,6 (4-M.177-7/07, 4-E; 3-i)
...***Ray (drama/musical, EUA/04): E.4/05
….***REBOBINE, POR FAVOR (Be Kind Rewind, EUA/2008, direção Michel Gondry, com Jack Black, Danny Clover e Mia Farrow): 3,2 (4,7-Gs; 4-G; 3-E.j; 3-T; 2-J). “Homem que trabalha em ferro-velho e seu amigo de uma locadora de vídeo decidem recriar filmes que destruíram na loja” (Est. Minas). “Uma festa para os olhos” (O Globo). Jan/09.
.****REC (terror, Espanha/2007, direção Jaume Balaguero): 3,6 (4,2-S; 4-G; 3,9-I; 3-F.a; 3-J). Presos no interior de edifício, bombeiros e jornalistas se deparam com estranhas criaturas infetadas por um vírus (E, T). “79 minutos da mais pura aflição; não recomendado a quem
tem medo do escuro” (O Globo). Nov/08.
...***REDE DE MENTIRAS (Body of Lies, ação/drama, EUA/2008, direção Ridley Scott, com Leonardo DiCaprio e Russell Crowe): 3,3 (4-M; 4,1-Mc’; 4-S; 3,6-I; 3-G; 3,5-Gs; 3-T; 2,8-Mc; 2-F). Dois agentes americanos tentam chegar ao responsável por uma série de atentados terroristas (M). “Ao contrário da regra no gênero espionagem, não se apóia nem no lado glamuroso do herói, nem nas artimanhas e truques da profissão. O que interessa ao diretor é o drama do homem dividido entre sua missão e o confronto com as possíveis consequencias dela” (M. C. Avelar, Estado de Minas). “Convence, mas sem charme particular” (O Globo). BH, dez/08
...***REFLEXOS DA INOCÊNCIA (Flasbacks of a fool, drama, EUA/2008, direção Ballie Walsh): 2,7 (3,5-Y; 2-F). Decadente astro de Hollywood, que leva uma vida soltaria e cheia de vícios, recebe a notícia da morte de seu melhor amigo de infância, e viaja até sua antiga cidade, onde tem de enfrentar seu passado (E). Nov/08.
.....**O REINO PROIBIDO (The Forbidden Kingdom, aventura, EUA/2008, direção Rob Minkof): 2,5 (3-E; 3-F.a; 2-G; 1-B; 1-J). Jovem americano obcecado por artes marciais tenta descobrir na China o mistério envolvendo um objeto que chegou a suas mãos (M). Para os amantes de Kung-Fu e fãs de Jet Li pode ser legal (G). Set/08
....**REIS DA RUA, OS (Street kings, EUA/2008, direção David Ayer, com Keanu Reeves e Forest Whitaker): 2,0 (3-E, 3-G; 2,25-S; 2-T; 1-F, 1-J). Policial tenta desvendar a morte de parceiro, contra todos da corporação (M). Medíocre, filme-pipoca do ano... certamente não é medíocre. Amarra bem os conflitos e encena os tiroteios e cenas de briga de forma a deixar o público incomodado... espera é que o espectador abra os olhos como seu anti-herói (E.14,abr/08). Até o roteiro acaba desperdiçado (G). Fiapo de roteiro, mas consegue perder qualquer lógica em seqüências de mortes e corrupção... o final chega a ser risível (S).
.****Reis e rainhas (França/2004): E
.......Resgate abaixo de zero: M,65.5/06
.****Robôs (animaçao, EUA/2005): E
...***ROCKNROLLA – A Grande Roubada (Rockinrolla, ação/ comédia policial, Inglaterra/2008, direção Guy Ritchie): 3,2 (4-E; 4-M; 4-S; 3,6-I; 3-F; 2-G; 2-J). Teia de corrupção vai se espalhando por Londres quando um empreiteiro russo se envolve com o crime na cidade, para conseguir autorização para um empreendimento (M). Dez/08.
....**Rocky Balboa (EUA/06): E.2/07
...***ROMANCE (Brasil/2007, direção Guel Arraes, com Letícia Sabatella e Wagner Moura): 3,0 (4,7-Gs; 4-G; 3-F.a; 2-E.t; 3-J; 3-T; 2-M; 2-Vr). Casal de intérpretes se apaixona quando ensaia versão da trágica história de Tristão e Isolda (M). Dez/08

S (54)
...***Sabor da melancia (Taiwan): M.95 “… metáfora da sexualidade
e da solidão…”
...***Sambando nas brasas, morô? 2,3 (3-M.185-5/07; 2-F, 2-V)
(anos 50, músico mineiro vai tentar sorte no Rio- E. Edwald)
....**Samurai do entardecer: 2-M.97
(… desglamuriza o universo mítico do samurai romântico)
.****Saneamento básico (Jorge Furtado/07): 4,0
(4-M.176-7/07, 4-E; 3-E)
.****Sangue negro (EUA/07): 3,6 (4-M.163-165; 4-E; 3-F.68-2/08)
.****Santiago (documentário, direção João Moreira Sales/06):
4,3 (5-G.11/07; 4-E, 4-F)
....**Santos e demônios (EUA/06): F (dez07)
....**Se eu fosse você (Daniel Filho, Br): 2-M.42-1/06
... cheia de clichês... só Tony Ramos se salva...
...***Scoop – O grande furo (woody Allen/06): 2,7
(4-M.130; 3-F; 2-E.3/07, 2-V)
...***SE EU FOSSE VOCÊ 2 (comédia, Brasil/2008, direção Daniel Filho, com Glória Pires, Tony Ramos e Adriane Galisteu): 2,6
(4-G; 3-E; 3-E.j; 3-F.a; 3-M; 2,5-Gs; 2-F; 2-T; 2-J; 2-Vs). O casal do primeiro filme resolve se separar, descobre que a filha vai se casar e eles serão avós, e em meio a esta crise, trocam novamente de corpos.
“O sucesso do primeiro episódio propiciou uma continuação. Ainda no comando, Daniel Filho apara alguns excessos da fita original e entrega à plateia "mais do mesmo". Não tinha como dar errado. E não deu - ao menos nas bilheterias, que já registram quase 5 milhões de espectadores, superando o primeiro episódio e prestes a atingir a marca imbatível de 2 Filhos de Francisco. Glória Pires e Tony Ramos voltam afiadíssimos nos papéis de Helena e Claudio, que, casados há quase vinte anos, têm uma briga homérica capaz de pôr um ponto final na união. Depois de discutirem as pendengas do divórcio, eles são acometidos do mesmo "mal" anterior: Claudio entra no corpo de Helena - e vice-versa. É a deixa para os atores deitarem e rolarem em situações bastante divertidas , sobretudo quando Ramos faz aflorar sua "porção mulher” (M. Barbieri Jr., Veja.SP)
“Para quem não se incomoda com o mais-do-mesmo, a produção, na média, é correta. Consegue se salvar pelos protagonistas” (Estado de Minas). “É a prova de que há inteligência no humor nacional” (O Globo). Mar/09
...***O Segredo de Beethoven (EUA-Ale/06): 3,5 (4-M.118; 3-E.1/07)
...***O Segredo de Brokeback Mountain (EUA/06)
...***O SEGREDO DO GRÃO (La Graine et lê Mulet, drama, França/2007, direção Abel Kechiche): 2,8 (4-F; 4-E; 3-J; 3-T; 2-A; 2-V). O sessentão Slimane (Habib Boufares) separou-se da mulher e namora a dona da pensão onde vive. Embora tenha filhos e filhas do primeiro casamento, ele passa mais tempo com a enteada Rym (Hafsia Hersi, também premiada em Veneza como revelação). Depois de perder o emprego no estaleiro, seus esforços se voltam para o projeto de reformar um velho barco e transformá-lo em um restaurante. Assim proporcionaria uma vida mais tranqüila para suas duas famílias. Falta poder de síntese ao pesado drama, prêmio especial do júri e da crítica no Festival de Veneza. Se não prolongasse à exaustão cada cena – são duas horas e meia de fita –, valorizaria a espontaneidade dos atores e o fascinante retrato dos imigrantes árabes de Marselha, na França (V). BH, set/08
...***UM SEGREDO ENTRE NÓS (drama, EUA/2008, direção Dennis Lee): 2,9-I. Depois da morte da mãe, escritor descobre segredos sobre sua família (M). nov/08.
.....**Seis signos da luz, Os (EUA/07): 2-F-58
.....**Selvagem (animação, EUA): M.59
.....**Sem controle (Brasil/07): F-48
...***O Senhor dos ladrões (Ale/98): M.62.4/06
(...aventura delicada e cheia de fantasias...)
.****Senhores do crime (David Cronemberg, EUA-Fra-Ing/07):
4,3 (5-F.69; 4-F, 4-E.3/08)
.****Sem notícias de Deus (Esp): M.3-10/04
...***Separados pelo casamento (comédia): M.78,6/06
......*Seus problemas acabaram (Casseta & Planeta): M.92
...***SEX AND THE CITY (comédia romântica, EUA/2008, direção Michael Patrick King, com Sarah Jéssica Parker): 2,6 (4-G; 3,5-Y; 3-F, 3-F.a, 3-S; 2,5-S; 2-J, 2-T, 2-V; 1-E). Baseado na série de TV, grupo de mulheres busca a felicidade em meio à loucura da vida contemporânea (E). Mais que tudo, o filme é sobre o amor (G). Tinha tudo para dar certo, mas muita coisa saiu errada no longa-metragem que dá continuidade à série de TV homônima. Talvez para atrair um público bem mais jovem, o roteiro contempla humor vulgar e conflitos íntimos muito rasos. Nem de longe a fita recupera o glamour fashion da série e abre espaço para merchandisings agressivos. E, pior – tudo é mal fotografado. Seria um completo desastre não fosse pela graça e tarimba das atrizes e por algumas passagens inspiradas. A história se passa cinco anos depois do fim da sexta (e última) temporada. Amigas de longa data, Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte (vividas por Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Cynthia Nixon e Kristin Davis) encontram, finalmente, a cara-metade. Charlotte se deu bem com Harry (Evan Handler) e tem uma filha adotiva. Miranda amarga um matrimônio morno enquanto a insaciável Samantha, que saiu de Nova York para se juntar a um ator de Los Angeles, está de olho no vizinho sarado. Já a protagonista, Carrie, vive às voltas com os preparativos de seu casamento com Mr. Big (Chris Noth). Revelação do musical Dreamgirls, Jennifer Hudson faz uma participação como a assistente de Carrie (V. SP). BH, ago/08.
.......*Sexo com amor (Wolf Maya/08): 1-F.62(jan)
...***SEXTA-FEIRA 13 (Friday the 13th, terror, EUA/2009, direção Marcus Nispel, com Jared Padalecki): 3,1-I. Jovens vão para acampamento famoso por assassinatos, onde vão se deparar com o criminoso (M, T).
O filme homônimo de 1980 “renovou a linguagem do cinema de terror. Os filmes seguintes... foram esquecendo os arquétipos e banalizando os sustos”. Este “chega ao cúmulo de eliminar algumas das estruturas que deram singularidade ao célebre antecessor. Suas imagens são limpas, pasteurizadas, mais ao gosto do glamour de Hollywood que à tradição dos filmes de sustos. Tudo é previsível...” (M. C. Avellar, Est. Minas). Fev/09
....**Shine a light (direção Martin Scorcese, com os Rolling Stones): 3,0
(4-M; 2-F)...é apenas um show filmado, como se vê aos montes (F)
…***SHORTBUS (EUA/2006, direção John Cameron Mitchell): 3,4 (3,9-Mc’; 3,4-I; 3,4-I; 3,2-Mc; 3-M; 2-T). Terapeuta de casais nunca conseguiu chegar a um orgasmo com o marido; dois clientes homossexuais descobrem o segredo e a convidam para uma noitada (T). BH, dez/08
.****Sicko - SOS saúde (Michael Moore): 3,7
(5-M.166.3/08; 3-F, 3-E)
.....**Sideways - entre umas e outras (aventura, EUA/04): E-4/05
...***O SIGNO DA CIDADE (Brasil/2007, direção Carlos Alberto Riccelli, com Bruna Lombardi e Juca de Oliveira): 3,3 (4-G; 3-E.fev/08, 3-F).
O destino enreda uma série de pessoas que não se conhecem, e seus
problemas (M). O roteiro de Bruna Lombardi é arrebatador (G).
....***O SILÊNCIO DE LORNA (drama, Bélgica-Inglaterra/2008, direção Jean-Pierre e Luc Dardenne): 3,4 (4-E; 4-Fg; 3,6-I; 3,5-Gs; 3,2-S; 3-F.a; 3-M). Para conseguir a cidadania, imigrante albanesa na Bélgica se casa com um viciado, envolvendo-se com o submundo.
“... não pode ser perdido por aqueles que tentam refletir sobre a condição humana na contemporanidade e suas contradições. É obra que olha de frente para a maneira com que, em nossos dias, acentua-se o muro entre pessoas de primeira e de segunda classe. Numa situação em que as pessoas são vistas apenas como instrumentos, o filme nos fala da descoberta, por alguns, do que há de humano nelas – e do desprezo, por outros, desta humanidade. Numa ordem jurídica que opta pela exclusão (como os sistemas legais que inibem a migração) o apelo à clandestinidade é quase irresisível – e em seu caminho estão a fraude e o crime” (M. C. Avelar, Estado de Minas). BH, nov/08.
...***Os Simpsons (EUA/07): 3,5 (4-F; 3-E.set/07)
...***SIM SENHOR (Yes, Man, EUA/2008, direção Peyton Reed, com Jim Carrey): 2,5 (4-G; 3-F.a; 3-J; 3-S; 2-F). “Influenciado por programa de auto-ajuda, homem decide dizer ‘sim’ a todas as coisas” (Est. Minas). Fev/09
........O SINAL (El Senãl, drama, Espanha-Argentina/2007, direção Ricardo Darin e Martin Hodara): 3-S.abril/08.
.****SOB A MESMA LUA (La Misma Luna, drama, EUA-México/2008, direção Patricia Riggen): 3,7 (4,7-Mc’; 3,7-I; 3-Mc). Acompanha as histórias paralelas de mexicana trabalhando ilegalmente nos EUA, enquanto seu filho vive com a avó, no México (T). BH, nov/08.
...***Sob o céu do Líbano: M.30-8/05. Olhar social e político incomum nas
histórias de amor...
...***O SONHO DE CASSANDRA (Cassandra´s dream, drama, EUA/Inglaterra, 2007, direção Woody Allen): 2,7 (4-G; 3,2-p; 3-E, 3-F, 3-T; 2,75-S; 2-J). Dois irmãos com problemas financeiros reagem de maneiras diferentes diante da promessa de uma solução imoral para seus problemas (M). Decepciona ao tratar seriamente sobre ambição e o mal (S, abr/08).
...***A Sogra: M.27-8/05
...***Sol – caminhando contra o vento (doc. Tetê Morais): M.87-8/06
...***Soldado anônimo (EUA/05): E.1/06
.....**O Som do coração (EUA/07): F.fev/08
.****SOMBRAS DE GOYA (Goya´s ghosts, drama, EUA-Espanha/2006, direção Milos Forman, com Javier Barden): 4-E.fev/08, 4-G
....**O Sobrevivente (Werner Herzog-EUA/06): F (dez07)
.****Sonhos com Xangai (China/05): 4-k.mar/07
.****Sou feia mas tô na moda (Denise Garcia): M.64.abr/06
(baile antropofágico ... trajetória do funk)
.****Soy Cuba, o mamute siberiano (documentário, Brasil, direçao Vicente Ferraz). Recupera a atmosfera do filme russo original... belo
exemplar da força da criatividade do documentário nacional...
....**SPACE CHIMPS: MICOS NO ESPAÇO (Space chimps, infantil/animação, EUA/2008, direção Kirk de Micco): 1,9 (2,5-S, 2,5-Y, 2,35-R; 2-T; 1-G; 1-J). Descendente do primeiro chimpanzé-astronauta é enviado ao espaço e se mete em aventuras. Animação barata, especialmente em um mundo pós-Wall-E (R). Falta originalidade, apesar de alguns (poucos) momentos divertidos
(G) Set/08
…***SPEED RACER (EUA/2008, direção Andy e Larry Wachowski): 3,1 (5-M; 4-E; 3,5-S; 3-T; 2-F, 2-G). Rapaz tenta se tornar o melhor piloto de corridas do mundo (M). Quem, nos anos 60-70 ficava com os olhos vidrados na TV assistindo as aventuras do rapazinho, não vai se decepcionar com a versão cinematográfica do antigo seriado (M). Extensa paleta de cores e movimentação intensa... criam universo de ação quase alucinógeno, como se os personagens adquirissem vida não em coordenadas como as nossas, mas em uma ambientação de videogame (F, 9/5/08). Uma das mais bem-sucedidas alianças entre cinema e tecnologia...a combinação de ritmo, impacto visual e ação... e a maneira como elas parecem formar um conjunto em que quase nada é gratuito... ficção não apenas nas ações... mas na construção ficcional de cada elemento narrativo... como se num universo paralelo, onde formas, cores e reações possuíssem regras próprias (M). Quase todo o elenco atua no piloto automático (G).
.****Sra. Henderson apresenta (Stephen Frears): M.57-4/06
(...quem gosta de boa interpretação não pode perder...)
.****Stardust, o mistério da estrela: 3,5 (4-G.nov/07; 3-E)
…***STAR WARS – THE CLONE WARS (animaçao, EUA/2008, direçao Dave Filoni): 3,2 (5-F.a; 4-G; 3-J; 2-F; 2-M). Entre batalhas espaciais e tramas poíticas, dois guerreiros tentam deter conspiração (M). O amarrado roteiro faz avançar, e muito, questões que nem a série da TV nem os filmes trabalharam (G). BH, set/08
.****Superbad – é hoje: 4,0 (5-G-11/07; 3-F)
....**SUPER-HERÓI - o filme (Superheromovie, EUA/2008): 1,7 (2-G; 2-J, 1-T). Jovem adquire superpoderes e decide usá-los contra o mal (T). Paródia aos filmes com aventuras de super-heróis. Alguns momentos engraçados, mas no geral, decepciona (G).
......*SUPER-HERÓIS E A LIGA DA INJUSTIÇA (Disaster Movie, comédia, EUA/2008, direção Jason Friedberg): 1,1 (2-F.a; 1,5-Y; 1-G; 0,7-Mc; 0,6-I). Paródia aos filmes de super-heróis (M). “O filme de paródia `fast-food’ chega ao fundo do poço com esta peça inominável” (O Globo). Nov/08
.****Sun City - a cidade do pecado: M,25.7/05
...***O Suspeito (EUA-Afr.S/07): E.fev08
.****Sweeney Todd – o barbeiro demoníaco da Rua Fleet
(Tim Burton, EUA-Ing/07) – 4-F.66/fev; 4-G, 4-M.168

T (26)
...***Ta dando onda (animação): 3-E.nov/07, 3-M.147, 3-F.46
...***Tapete vermelho (L. Alb. Pereira, Br/06): 3,5 (4-M.58-4/06; 3-E)
...***O Tango de Rashevski (Fra-Bel/03): E, G (jul/07)
...***Tempero da vida: 3,0 (4-M.63.4/06; 2-E)
(...filosofa sobre os alimentos de corpo e alma...)
...***O TEMPO E O LUGAR (documentário, Brasil/2008, direção Eduardo Escorel): 2,7 (3-E, 3-J; 2-T). Depois de militar no MST, Pastoral da Terra e
PT, agricultor passa a atuar de forma independente.
.****O Tempo que resta (François Ozon, França): M.116
(...vida, morte e passagem do tempo...)
...***Tentações do irmão Sebastião (Brasil/2006): E.7/07
.****Terra em transe (Glauber Rocha, Br): M.14-5/05
.****O Tigre e a neve (direção Roberto Benigni, Itália): M.145
...***TITÃS – A Vida Até Parece Uma Festa (documentário, Brasil/2008, direção Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves): 2,8 (4-G; 4-S; 3-F; 3-J; 3-V; 2-T; 1-Et). Cenas inéditas da trajetória da banda.
“Um dos vocalistas dos Titãs, Branco Mello uniu-se ao diretor de videoclipes Oscar Rodrigues Alves na arriscada tarefa de transformar a trajetória da banda paulistana em documentário. Acredite: a fita saiu melhor do que a encomenda. A dupla não usa sequer uma entrevista recente para rememorar o passado. Nem precisa. A ótima garimpagem nos arquivos das TVs traz à tona o grupo em seus primórdios, tocando nos programas de Chacrinha, Bolinha, Barros de Alencar... Também estão lá imagens do antológico show Cabeça Dinossauro (1986), a saída de Arnaldo Antunes e a de Nando Reis, além da morte de Marcelo Fromer, em 2001. Tudo bem costurado com cenas inéditas registradas numa câmera VHS de Branco Mello e, claro, embalado pelos hits Sonífera Ilha, Televisão, Miséria, Comida, Flores, Epitáfio” (M. Barbieri Jr., Veja.SP).
“Ótima montagem de imagens de arquivo” (O Globo).
“Altíssima qualidade de som, que envolve a sala de cinema com a história do rock nacional” (Set).
“Em grande parte, assemelha-se a apenas uma coleção de imagens saborosas e nostálgicas... ganharia muito se fosse apoiado por uma narrativa consistente, por uma contextualização dos episódios vividos pela banda” (T. Nery, Folha SP). Fev/09
...***Torres gêmeas: M.98 (... a tragédia na visão de dois policiais...)
.....**Traídos pelo destino (Reservation road, EUA, 2007). 2,5 (3-G;
2-F.mar/08). Após morte do filho em atropelamento, professor fica obcecado
em encontrar o responsável, e deixa de lado a própria família (F)
...***Transformers: M.176.jul/07
...***Transilvania (Fr/06): 3-E.jun/07), 3-F.fev/08 (Dvd); 3-M.171
.****Transamérica: M.94
.......*TREINANDO O PAPAI (The game plan, EUA/2007, direção Andy Fickman): 1,5 (2-T; 2-J;1-G. 1-V). Desportista de sucesso precisa viver com a filha que nem
sabia ter (M.abr/08). Festival de clichês (G).
.****Três enterros (EUA-França/05): E.6/06
...***TRÊS VEZES AMOR (Definitely maybe, comédia, EUA/Inglaterra/França, 2008, direção Adam Brooks): 2,8 (3,64-Y; 3-S; 2-E). Homem tem que explicar à filha por que se separou da mãe da garota, e relembra três amores sugerindo à filha adivinhar com quem se casou (E).
...***Treze homens e um novo segredo (EUA/07): 2,7
(3-M.180.jun/07, 3-E; 2-E)
...***300 (EUA/06): 2,7 (4-V; 3-M.133; 1-F.fev/07)
.****A TROCA (Chalengeling, drama/suspense, EUA/2008, direção Clint Eastwood, com Angelina Jolie e John Malkovitch): 3,6 (4,6-Gs; 4-F; 4-G; 4-I; 4,1-Mc’; 4-S; 4-T; 3,5-S; 3,1-Mc; 3-F.a; 3-J; 3-Vs; 2-E. Mãe em busca do filho seqüestrado consegue supostamente acha-lo com a ajuda do governo, mas desconfia que não é seu verdadeiro filho; a situação gera um conflito com as autoridades, que a consideram louca (M).
“Na Los Angeles de 1928, a telefonista Christine (Angelina Jolie) vai trabalhar e deixa Walter, seu filho de 9 anos, sozinho. Volta para casa e não encontra mais o menino. Meses depois, a polícia, que anda na mira de um pastor (John Malkovich) e da imprensa por corrupção, diz ter encontrado Walter. Acontece que não se trata do mesmo garoto. Os tiras obrigam Christine a levá-lo para casa, mas não demora muito para ela virar o jogo e querer elucidar o caso. Passará, assim, por um calvário de humilhações. Premiado diretor de Menina de Ouro e inspirado em fatos reais, Eastwood ampara-se em requintada produção de época e entrega aos espectadores um melodrama à moda antiga - com os defeitos e as virtudes que os clichês podem causar. Indicado ao Oscar de melhor atriz, Angelina Jolie usa olhares de piedade para conquistar a emoção da plateia. Mas quem viu sua atuação em O Preço da Coragem sabe que a estrela é melhor quando mais econômica. A fita ainda disputa os prêmios de melhor fotografia e melhor direção de arte” (M. Barbieri Jr., Veja.SP).
“Eastwood busca o íntimo da dor” (O Globo).
“... explora a adesão do público à imagem da estrela para construir em torno dela uma ácida representação da corrupção, na qual a polícia, a política e a medicina ganham o peso de monstros de filme de terror... o quase ocotogenário diretor demonstra que quanto mais vive mais desenvolve a habilidade de nos nocautear com uma sucessão de porradas” (C. S. Carlos, Est. SP).
“Uma leitura possível... é um filme sobre controle. Se o aspecto mais evidente disso está na relação entre polícia e sociedade, a questão é apresentada, de maneira mais sutil, nas relações entre pessoas... fala de poder, e das vantagens que ele produz para quem o detém, e sobre a falta de poder, e sobre a maneira como os que não o detêm só podem alcançar seus objetivos se recusarem o jogo proposto pelos poderosos” (M. C. Avellar, Est. Minas). Fev/09.
.****Tropa de elite (José Padilha, Br/07):4,3 (5-G.nov/07; 4-E, 4-F)
.****TROVÃO TROPICAL (Tropical Thunder, comédia, EUA/2008, direção Ben Stiller): 4,0 (5-B; 5-G; 5-J; 4,5-S; 3,5-Mc; 3,5-S; 3,4-Mc´; 2-Fa). Grupo de atores de um filme de guerra se vê obrigado a comportar-se como os soldados que interpretam (E.t). Comédia memorável (G). Out/08.
.****Turma da Mônica – uma aventura no tempo: 3,7
(4-E; 4-M.128; 3-k.fev/07)
......*Turistas (EUA/06): E (fev/07)

U (9)
...***A ÚLTIMA AMANTE (Une Vieille Maîtresse, França/2009, direção Catherine Breillat): 3,5-Y. No século 19, dois noivos que se amam têm sua vida perturbada pelo caso do rapaz com outra moça (M). BH, set/08
.....**A Última hora (doc. EUA/07): 2,0 (E.nov; 1-F.54)
...***ÚLTIMA PARADA: 174 (Brasil/2008, direção Bruno Barreto): 2,6
(4-G; 3,7-Gs; 3-F; 3-F.a; 2,5-S; 3-E; 2-E; 2-F; 2-J; 1-F). A trajetória de um jovem da periferia carioca, inspirada na vida do homem que seqüestrou o ônibus, terminando em tragédia (M). “Não se espere grandes transgressões de linguagem ou ponto de vista ousado. É correto, com algumas boas seqüências. Cresce quando no interior do ônibus, e termina forte e lacônico” (L. Z. Oricchio, E). Desde “Dona Flor...” o diretor não faz algo da qualidade deste filme (G). O maior ponto falho é fazer parte de um sistema cômodo que utiliza a estética de obras anteriores (o marcante documentário Ônibus 174, de José Padilha) para recriar a história (S). BH, dez/08
.****Uma última dança (Singapura): M.90
*****A última noite (EUA, Robert Altman): M.113,12/06
...***O ultimato Bourne (EUA/07): 3,5 (4-M.172; 3-E.set/07)
...***O último rei da Escócia (Inglaterra/06): E.2/07
...***Um amor jovem (EUA/06): F.12/07
.****Uma mulher sob influência (John Cassavetes - EUA/06): E.2/07
...problemas psíquicos de uma mulher levam o marido
a hospitalizá-la

V (26)
...***VÁ E VEJA (guerra, Rússia/1985, direção Elen Kumov): 3-S. Expõe os horrores da Segunda Guerra Mundial na visão de um adolescente. Lutas terríveis, não faz concessão ao heroísmo. Insistência em planos-sequëncia e demorados closes alongam o filme e reduzem o impacto(S).
...***Vem dançar?: M,82.7/06 “...dá uma lição ao nosso mundo...”:
.****Ventos da liberdade (Ken Loach/06): 3,5 E (6/07); 3-F
...***Uma verdade inconveniente (EUA/06): 3,5 (4-M.104; 3-E.1/07)
.....*.O VERDADEIRO AMOR (Sweet Land, EUA/2005, direção Ali Selim): 1.5 (2-A; 1-G). Casal de imigrantes em zona rural dos EUA é alvo da desconfiança da comunidade, e impedido de casar; sua vida muda quando fazem de tudo para impedir um banco de tomar a fazenda de um amigo (A). Onde deveria haver substância, resta só a pretensão e a superficialidade do vazio (G). BH, ago/08
...***Vermelho como o céu (Itália/04): E.6/07
...***VERONICA (ação, Brasil/2008, direção Mauricio Farias, com Andréa Beltrão): 3-E; 3-F.a; 3-G; 3-J; 3-M; 3-Vs. “Professora precisa salvar garoto cujos pais foram assassinados pelo tráfico” (Est. Minas).
“A combinação de suspense e ação atinge bons momentos no terceiro longa-metragem comandado por Maurício Farias - o segundo com sua mulher, a atriz Andréa Beltrão. Trata-se de um registro de técnica competente, embora com pequenos desacertos no roteiro. Faz falta, por exemplo, um desfecho à altura da eletrizante tensão que percorre praticamente toda a fita. A compensação vem da enérgica presença da protagonista. Marcada pela Marilda do seriado e do filme A Grande Família, dirigidos por Farias, Andréa extrai leveza e dá credibilidade a um papel dramático, artigo raro numa carreira escorada na comédia. Professora quarentona e descasada, a carioca Verônica (Andréa) dá aulas para crianças numa escola da rede pública. Certa noite, ela se vê obrigada a levar um menino em casa ao final do expediente. Mal sabe, porém, que os pais de Leandro (Matheus de Sá) foram assassinados por traficantes. Verônica e o garoto, agora jurado de morte, embarcam, então, numa trama de imprevistos por um Rio de Janeiro tomado de desconfiança por todos os lados.” (M. Barbieri Jr., Veja.SP.
“Uma plataforma para a reflexão” (O Globo).
“... Verônica e Glória (de John Cassavetes), dois filmes que se aproximam... um tour de force da atriz. O filme constrói-se inteiro em cima dela. Sem ser brilhante, o filme sai-se bem, criando no espectador o impacto da situação e mantendo a empatia no personagem.” (U. Brasil, Est. SP). Fev/09.
.****Vestido de noiva (Jofre Rodrigues, Brasil/2006): 3,0
(4-M.102; 2-l.11/06)
...***Via láctea(Brasil/2007): 3,5 (4-M.11/07; 3-F)
.****Viagem a Darjeeling (EUA/07): E.11/07, M,152, F,50
...***VIAGEM AO CENTRO DA TERRA (Journey to the centre of the earth, EUA/2008, direçao Eric Brevig): 2,7 (4,25-S; 3,7-S; 3,5-S; 3-F, 3-J, 3-S, 3-V; 2-E, 2-F.a; 2-G, 2-T). Cientista encontra maravilhas e perigos numa viagem ao interior da terra. Sustos e correrias em 3D (E). Aventura que moderniza o clássico de Júlio Verne repete velhas fórmulas, mas se garante nos revolucionários efeitos especiais em 3D (S). Não se trata de uma nova versão do romance de Júlio Verne, mas de uma aventura juvenil passada nos dias de hoje e inspirada no livro. O geólogo Trevor Anderson (Brendan Fraser) descobre mensagens secretas na obra do escritor indicando como chegar ao centro do planeta. Acompanhado do sobrinho (Josh Hutcherson), ele vai descobrir um mundo subterrâneo povoado de criaturas pré-históricas. Um enredo como esse não chamaria tanta atenção, não fosse o investimento na tecnologia 3D. Produzido especialmente para ser visto com óculos especiais, com projeção em terceira dimensão, o filme aposta em ação no ritmo de um parque de diversões. Disponível também para exibição convencional (V. SP). As filas nas bilheterias dos cinemas que exibem a versão em terceira dimensão comprovam o sucesso junto ao público. Mais do que ver um filme, crianças e adultos estão em busca de um atrativo extra, como se entrassem num parque de diversão. E, justiça seja feita, a fita cumpre o que promete – uma deliciosa aventura retrô com efeitos especiais que saltam aos olhos, ao menos nas salas 3D. Não se trata de uma nova versão do romance de Júlio Verne, e sim de uma trama ambientada nos dias de hoje e inspirada no livro. O geólogo americano Trevor Anderson (Brendan Fraser) descobre mensagens secretas de seu irmão, desaparecido numa expedição e, acompanhado do sobrinho (o sempre querido Josh Hutcherson), se manda para a Islândia. Lá, com a ajuda de uma aventureira (Anita Briem), eles se embrenham numa caverna e vão parar no que seria o centro da Terra, um mundo subterrâneo habitado por dinossauros famintos e piranhas voadoras. Na maioria das salas está disponível a versão convencional, que não tem o mesmo atrativo visual (V.SP). BH, ago/08
.****VICKY CRISTINA BARCELONA (EUA-Esp/2008, direção Woody Allen, com Scarlet Johansson, Penelope Cruz, Javier Barden): 4,0 (5-G; 4,2-Gs; 4,2-S; 4-M; 4-V.s; 4-Y; 3,9-I; 3,7-Mc; 3,5-Mc; 3-E; 3-F; 3-J; 3-T;
3-Vs). Duas jovens norte-americanas viajam a Barcelona, onde se envolvem com um pintor local que mantém estranha relação com sua ex-mulher (E).
Um dos mais ativos e não menos brilhantes diretores americanos, Woody Allen demonstra fôlego redobrado prestes a completar 73 anos. Seu 38º longa-metragem como diretor é uma tradução mais do que bem-vinda dos sentimentos ligados ao amor e à paixão. Numa espécie de manual sentimental, ele tece uma delicadíssima história sobre as aventuras e desventuras amorosas das amigas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson). Numa estada de dois meses em Barcelona, elas têm objetivos distintos na cidade espanhola. Vicky, prestes a se casar, quer aprofundar os estudos na cultura catalã. Já a livre, leve e solta Cristina está quase cedendo às cantadas de Juan Antonio (Javier Bardem) e iniciando um tumultuado relacionamento com esse artista plástico galanteador. Para apimentar, atrapalhar ou mesmo incrementar a relação deles, eis que ressurge Maria Elena (Penélope Cruz), a colérica ex-mulher de Juan Antonio. Com Patricia Clarkson (Veja.SP).
“Depura uma questão central na obra de Allen – o impedimento moral – para além do intimismo” (R. F., O Globo).
”Allen disse que impregnou o filme do frescor que descobriu no cinema francês dos anos 60, em François Truffaut, por exemplo (talvez pudesse ter citado Eric Rohmer)... filtrado por Almodóvar (o das antigas). Divertido, inteligente, o diretor exaspera e subverte velhos clichês - como o da sensualidade européia ser liberadora em relação aos repressores EUA. Formam-se sucessivos triângulos, como num filme de Truffaut, e há, embutida, uma discussão sobre a arte. Não é um grande Woody Allen - como seus melhores filmes com Mia -, mas talvez seja a melhor prova de que ele compreendeu que corria o risco de se acomodar e está disposto a recomeçar, sem medo de arriscar (e até errar)” (L. C. Merten, O Estado SP).
“Com Woody Allen, às vezes, é preciso paciência. Como em diversos de seus filmes, as desigualdades abundam, os momentos interessantes convivem com outros que fazem bocejar, os lances inventivos com convencionais. Acima desses altos e baixos, no entanto, é preciso dar ouvidos a Woody, que se mostra ainda uma vez um inconformista, alguém que não aceita os destinos traçados, definitivos” (I. Araújo, Folha SP).
“Depois de apostar em dramas e tragédias, Allen volta à sua melhor forma no gênero em que é mestre: a comédia... uma história picante, cheia de segundas intenções e absolutamente saborosa” (Set).
“Um pequeno tratado do amor-paixão: os espectadores terão o prazer (ou desprazer) de se reconhecer em algum lugar do leque de experiências amorosas que o filme apresenta – é um leque pequeno, mas do qual escapamos poucos”
(psicanalista C. Calligaris, Folha SP). Fev/09
.****V de vingança: M,56.4/06. ... história tão forte que se mantém apesar
da “traição” à HQ...
........A vida começa aos 40 (Heartbreak hotel, Suécia/2006, direção Colin Nutley). Duas mulheres em crise decidem dar novo sentido a suas vidas:
M,4/08.
*****A VIDA DOS OUTROS (Das leben der anderer, drama, Alemanha/ 2006, direção Florian Hankel): 4,6 (5-F, 5-G, 5-J; 4-F, 4-E, 4-T). Dramaturgo é considerado modelo de cidadão até ser investigado pelo governo. “Excelente painel da condição e das contradições humanas” (G).
...***Uma Vida nova (EUA/05): E.6/07
...***A Vida secreta das palavras (Esp/05): E.7/07
.....**VINGANÇA (drama, Brasil/2008, direção Paulo Pons) 2-T. Abuso sexual de uma jovem é ponto de partida para unir personagens que parecem seguir para um mesmo destino (M, T). Dez/08
...***Vinicius (documentário, Miguel Faria Jr, Brasil/2005): E
........VIOLÊNCIA EM FAMÍLIA (Suburban Mayhem, drama, direção Paul Goldman). Quando o pai de uma criança ameaça tomá-la, a mãe dá início a um plano monstruoso (J). RJ, ago.08.
.....**VIOLÊNCIA GRATUITA (direção Michael Haneke, EUA/2007): 2,3 (3,2-I; 2-F.a; 2-G; 2-J). Refilmagem, cena por cena, do filme de mesmo nome de 1997. Família de férias em casa junto a um lago sofre nas mãos de dois “serial killers” da vizinhança (F.a). Tudo se resume a um jogo sádico de voyeurismo com pretensões artísticas (G). BH, nov/08.
...***O Violino (Méx/05): 3,5 (4-E; 3-E.2/07)
... além de músicos, são guerrilheiros...
.****Volver (Pedro Almodóvar, Espanha): E.11/06; M,110
.****Vôo 93 (de 11set, que caiu na Pensilvânia...): M.92
.****WALL-E (animação, EUA/2008, direção Andrew Stanton): 4,0
(5-F.a, 5-L; 4,5-S, 4,5-Y, 4-V, 4-T; 3-E, 3-G, 3-J). Num futuro em que a terra foi abandonada após colapso ambiental, pequeno robô deixado para trás tenta descobrir seu destino (M). Mais um infantil que adulto adora... o robô é cativante, sua amiga barata é divertida e o som, sofisticado (E). Inaugura um novo gênero, a animaçao para adultos (G). Responsável por desenhos animados criativos como Toy Story, Os Incríveis e Ratatouille, a produtora Pixar (divisão da Disney) surpreende ao criar uma história quase sem diálogos e abdicando de nomes famosos na dublagem. Claro que o apelo visual dessa animação de ficção científica basta para envolver crianças e adultos nas aventuras de um simpático e solitário robozinho. No futuro, a humanidade terá produzido tanto lixo que precisará abandonar o planeta e viver em uma meganave. Robôs são deixados para limpar a sujeira. Séculos depois, o único ainda em funcionamento é Wall-E, que aguarda ansiosamente que alguém apareça. A atmosfera apocalíptica e melancólica é compensada com muito bom humor na primeira parte e bastante ação na segunda (V. SP). Inteligente, emocional, e de certo modo, subversivo: o melhor filme do ano até agora? (S). Nov/08

W, X, Y, Z (9)
...***Wood & Stock – sexo, orégano e rock´n´roll (animação, Angeli,
Brasil): M.106
.****X-men, o confronto final: M,74.5/06
...***XXY (Lucia Puenzo, Arg-Fra-Esp/07): 3,5 (4-M; 3-E).
Adolescente hermafrodita faz amizade com garoto que passa por crise de identidade... (E) “Aborda o drama de pessoas condenadas por suas opções
ou pela falta delas” (M.4/08).
.****Zatoichi (comédia, Japão): “aula de cinema” (M,6.3/05)
...***007 – Cassino Royale (EUA/06): E.1/07
...***007 – QUANTUM OF SOLACE (Inglaterra-EUA/2008, direção Marc Forster, com Daniel Craig): 2,8 (3,3-Gs; 4-G; 4-S; 3,6-I; 3-E; 3-F.a; 3-J; 2,8-Mc; 2-F; 2-T; 2-V). Amargurado pelo assassinato da mulher que amava, James Bond busca vingança e descobre uma complexa organização criminosa (T). Bond mantém o tom realista, perde um pouco de complexidade, e ganha muita ação (S). Jan/09
.****Zodíaco (EUA/07): E.6/07, F, M.181
....**ZOHAN – O Agente Bom de Corte (You don’t mess with Zohan, comédia, EUA/2008, direção Dennis Dugan, com Adam Sandler): 2,5 (4-G; 3-J; 2,75-S; 2-F.a; 1-F). Agente secreto forja a própria morte para poder assumir nova identidade e a profissão de cabelereiro (M, T). Com o dom para comédia física de Sandler, o resultado é ilário (G). Set/08.
...*** ZONA DO CRIME (La zona, drama, México, 2007): 2,8 (5-G; 4-S; 3-F, 3-M; 1-J, 1-T). Jovens da periferia assaltam condomínio de luxo e são caçados por moradores e policiais (J). Mostra os problemas da desigualdade social e da violência em uma grande metrópole (S, abr/08). O que o diretor não percebe é que o papel da arte é iluminar questões tão vitais por um ângulo inusitado... do jeito que constrói seu discurso, é como se adotasse a desesperança como lema e o conformismo como única opção (T). Eletrizante
“thriller” de fortes cores sociais (G.mai/08)
.****Zuzu Angel: M,107

Nenhum comentário: